TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Modern Web Confira o que há de novo no mundo Web

Sabemos que a Web muda com uma frequência alta, e com tantas novidades acontecendo fica difícil se atualizar. A trilha Modern Web vai te oferecer uma visão de presente e futuro da Web!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como o GraphQL mudou o nosso relacionamento Cliente-Servidor
Otacilio Maia / Daniel Cândido
Conheça os motivos que levaram o nosso time a migrar a nossa API de um produto inteiro de REST para GraphQL, quais os desafios que enfrentamos durante essa jornada e após mais de um ano com a API em produção, como isso mudou a nossa relação cliente-servidor. Nesta apresentação falaremos sobre os pontos mais comuns de falha em uma API RESTFul, como o under-fetching, over-fetching e multi api call. O contexto que o nosso time estava passando e como esses problemas acabavam sendo dolorosos na época. E como o GraphQL veio para solucionar os problemas existentes, e criar alguns novos.
Já é hora de falar em WebAssembly?
Arthur Reis Puthin

Desde que foi anunciado em 2015, WebAssembly tem estado no imaginário dos desenvolvedores, para alguns como "a tecnologia que vai revolucionar a web", para outros como "nada demais, não deve substituir JavaScript". Ela pode ser as duas coisas, e inclusive algumas outras mais. Vamos entender o por quê, quando e onde do WebAssembly, como utilizar ele hoje e o que ele nos reserva para amanhã.

11:10 às 12:00 Criando API com NodeJS e Typescript(NestJS)
Jhones da Silva Gonçalves

Demonstrarei a criação de api com nodejs e typescript usando o NestJS, com services, módulos e injeção de dependência. Código simples e fácil de dar manutenção.

Estado global no Vue com Vuex
Luiz Henrique Nascimento dos Anjos
O Vue vem ganhando popularidade em relação ao Angular e ao React. Maduro o suficiente para ser usado em aplicações de grande porte, o framework sozinho deixa de atender todas as necessidades e surge a demanda de um mecanismo de controle de estado global. Nessa apresentação veremos como podemos usar o Vuex e o que significa esse uni-directional data flow.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A era dos Micro Frontends
William Grasel

O hype do microservice saiu do backend e agora veio nos dar mais uma opção para estruturar nossas aplicações no mundo do Front End! Mas como todo hype precisamos tomar cuidado para não ser arrastados sem antes entender o que realmente significa esse novo jargão, quais são as alternativas de implantação dessa nova arquitetura, aonde ele pode ser útil, e mais importante ainda: quando NÃO usar.

14:10 às 15:00 WEB to PWA, welcome to the future!
Gefferson Marcos

Nessa apresentação vamos passar pelos 5 passos necessários para transformar seu site em uma PWA e mostrar que isso é muito mais simples do que parece, manifesto e service worker descomplicado!

Front-End Ops - Do desenvolvimento até a operação
Leonardo Elias

O Front-End Ops é uma combinação de práticas e ferramentas que torna a entrega de aplicativos Web mais eficiente no modern fron-tend. Qual o motivo pelo qual os compiladores parecem ser a nova geração de estruturas de front-end. Quais são as armadilhas comuns na construção e manutenção de aplicativos da Web e qual conjunto de práticas que as equipes podem adotar para fornecer a melhor experiência ao usuário, mantendo a maior parte de sua autonomia. Todos os itens acima para chegar a uma conclusão: as equipes precisam de uma cultura Front-End Ops para ter sucesso na era dos Microfrontends.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Web workers e service workers
Lucas Santos
Depois de todo o burburinho, vamos entender o que é um web worker, o que é um service worker, quais são seus principais usos e diferenças e como podemos aplicar cada um em diferentes situações em uma palestra prática e simplificada.
Melhore a produtividade do seu time com o Angular Schematics
Alvaro Camillo Neto
Você ou sua equipe costumam escrever a mesma estrutura básica de componente angular para todo projeto? Adiciona a mesma biblioteca que possui vários passos para implementar? Criou uma biblioteca Angular e gostaria de facilitar a sua instalação? Vamos conhecer o Angular Schematic uma ferramenta que permite você criar scripts que manipulam ou adicionam arquivos no seu projeto Angular!
16:40 às 17:30 REST ou GraphQL: E agora?
Rodrigo Branas

Nesta palestra, vamos abordar as origens do protocolo HTTP entendendo seu propósito incial e a evolução até Roy Fielding propor a utilização dos seus recursos na modelagem de uma nova forma de interagir por meio do REST. Além disso, o objetivo é entender onde estão os pontos fracos do REST e como eles podem impactar a sua aplicação e por fim entender como o GraphQL amadurece este modelo por meio da formalização de uma query language.

17:40 às 18:30 React Hooks: Saindo de classes para funções
Arthur Fücher

React tem evoluído muito e disponibilizado diversos recursos, um dos mais recentes são os React Hooks. React Hooks disponibiliza diversos artifícios para ser mais fácil de escrever componentes funcionais e reutilizar lógicas de estado entre componentes. Nessa pequena apresentação irei apresentar o que são React Hooks, e mostrar as diferenças de como escrevemos o mesmo componente, utilizando classes e utilizando React Hooks para ter o mesmo componente como puramente funcional.

Azure Functions com GraphQl
Igor Luiz Halfeld
Arquitetura serverless hoje é uma mão na roda para fazer diversas coisas, muita gente tem utilizado para fazer APIs e automatização de processos. Nessa palestra quero mostrar a união dessa arquitetura com GrapqhQl, que tem se mostrado uma alternativa ao REST super interessante! Para demo quero mostrarcomo tudo isso se aplica em um cenário real.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de todos os níveis e entusiastas


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alvaro Camillo Neto
Alvaro Camillo Neto
F1rst Santander
Arthur Reis Puthin
Arthur Reis Puthin
Desenvolvedor
Igor Luiz Halfeld
Igor Luiz Halfeld
TC (tradersclub)
Jhones da Silva Gonçalves
Jhones da Silva Gonçalves
Staff Software Engineer na Stix Fidelidade
Otacilio Maia
Otacilio Maia
iFood/Fundação 1Bi

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online