TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices Encontre as melhores soluções de micro serviços para que você possa trabalhar no melhor projeto da sua vida.

Aprenda com a experiência de desenvolvedores talentosos a criar uma arquitetura de micro serviços modular, autônoma e isolada. Muitos são os desafios que você enfrentará, pois no caminho você encontrará diferentes necessidades tais como processos, tecnologia, técnicas e cultura para que o seu projeto seja o melhor da sua vida.

Estamos reunindo um time de primeira para garantir que você tenha acesso ao melhor conteúdo e que possa levar com você um vasto conhecido relacionado a implementação, distribuição e testes. Venha conhecer as últimas tendências e práticas utilizadas para suportar esta importante arquitetura.


Esta trilha foi duplicada devido à grade procura. Veja a grade de palestras da outra sala

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Microservices RESTLess e Event-Driven Architecture
Edson Yanaga

Já aprendemos como criar nossos endpoints REST com sucesso. Entretanto, mesmo que REST sobre HTTP seja importante neste novo mundo de APIs, grande parte das integrações entre serviços corporativos ainda deve utilizar uma Arquitetura Orientada a Eventos sobre uma plataforma baseada em mensagens.

A maioria dos desenvolvedores tem um mindset de requisição/resposta na cabeça, e há aqueles que acreditem que serviços de comunicação baseados em mensagem seja "difíceis". Quer pensar diferente? Então junte-se a nós nesta palestra para entender como tecnologias como ActiveMQ, Kafka e Camel podem criar arquiteturas de Microservices distribuídas, resilientes, e performáticas.

11:10 às 12:00 O que aprendi montando uma arquitetura de microsserviços
Giovanni Bassi

Ao longo dos anos entreguei algumas aplicações baseadas em microsserviços. Nesta palestra vou repassar com vocês os requisitos e motivações que tenho encontrado nos clientes, e o que foi feito para atendê-los. Veremos as motivações para utilizar microsserviços, como as arquitetura são montadas, que tecnologias utilizamos, e como tudo é amarrado com práticas ágeis como testes, e integração e entrega contínuas. Vamos ver um pouco sobre FaaS e contêineres também, que são as bases atuais desse tipo de arquitetura.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A Saga da consistência de dados entre Microservices
Andreia Camila da Silva
O crescente uso de Microservices na composição de aplicações modernas nos levou a tratar nossos dados de forma diferente, que apesar de distribuídos, são frequentemente relacionados. Esse fato traz a tona um grande desafio: como manter consistência em operações que envolvem mais de um serviço. Discorreremos sobre Event Sourcing, Sagas (orquestradas e coreografadas) e como a aplicação dessas estratégias podem tornar-se soluções satisfatórias com o uso de ferramentas disponíveis no mercado. Em contrapartida, serão abordadas algumas más práticas, não esquecendo conceitos importantes como Consistência Forte e Eventual.
Como manter a disponibilidade dos seus serviços através do monitoramento de métricas
Elder Moraes
Não é segredo que os microservices elevam muitas coisas no seu projeto: entre elas, a complexidade de gerenciamento. Imagine que cena linda: vários serviços parando em efeito dominó, e você sem saber onde começou, o que aconteceu, e quem será o próximo a cair. Pesadelo! Para isso existem as métricas e os processos de monitoramento. Com eles, você não precisa mais ser “reativo” (#trocadilhoalert). Ao contrário, pode se preparar para o que der e vier. Junte-se a nós para entender como usar métricas para manter seus microservices disponíveis e como isso pode ser feito utilizando Helidon.
14:10 às 15:00 Cloud Native Banking: como o Nubank usa imutabilidade na nuvem para atender milhões de clientes
Alexandre Cisneiros / Diogo Vecchiati Beato

Nascido na Nuvem, o Nubank atende 6 milhões de clientes alavancando microsserviços, ambientes conteinerizados, observabilidade e, na base de tudo isso, imutabilidade.

Vamos discutir por que tratamos infraestrutura como um problema de software e como imutabilidade pode ser aplicada em todos os níveis, da infra mais básica às aplicações, quais o ganhos dessas práticas em ambientes de computação em nuvem, e como isso nos permite não ter uma equipe dedicada a infraestrutura. Faremos isso contando casos reais de evolução do nosso ambiente, e mostrando como esses princípios podem tornar as equipes de desenvolvimento mais ágeis e com menos medo de tomar riscos.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Conciliando uso de camadas com microservices
Isaac Felisberto de Souza
Com a evolução de alguns padrões e arquiteturas é natural que deixemos de lado assuntos que eram relevantes antes e que agora parecem não serem mais tão importantes. Um deles é o uso de camadas ao construir microservices! Venha ver nesta apresentação o porque ainda devemos nos preocupar em fazer uso de camadas e outros conceitos de arquitetura de software e padrões de projeto como: SOLID, GoF, GRASP e até o próprio MVC, contribuindo para uma maior maturidade e qualidade no desenvolvimento de microservices que sejam fáceis de evolução e manutenção.
Desenvolvendo Chatbots com micro serviços
Matheus K / Luis Hansen
No desenvolvimento de chatbots há diversas arquiteturas e paradigmas de desenvolvimento. A maioria das implementações requer um servidor dedicado com operação 24x7 o que dificulta a manutenção, atualização e devops em geral. Utilizando uma arquitetura focada em micro serviços pode-se mitigar esses problemas, reduzir custos e implementar integrações de maneira ágil e fácil. Nesta apresentação vamos abordar exemplos dessa arquitetura, desafios encontrados no caminho e as imensas possibilidades existentes.
16:40 às 17:30 Arquitetura Evolucionária e Domain Driven Design: Os fundamentos de microservices
Felipe Rodrigues

Microservices é um assunto extremamente popular hoje em dia. Ao meu ponto de vista, é a junção de muitos conceitos diferentes aplicados no mercado que o torna tão relevante. Nesta sessão vamos debater a partir de seus aspectos fundamentais: Arquitetura Evolucionária e Domain Driven Design.

17:40 às 18:30 Do Monolito aos Microfrontends: Preparando a arquitetura para crescer
Rodrigo Branas

O que é necessário para ter desenvolvedores felizes e motivados? Basicamente é encontrar propósito e principalmente acreditar naquilo que fazem com um código de alta qualidade feito com uma tecnologia moderna e produtiva.

Mas não dá pra reescrever tudo com a tecnologia mais moderna e produtiva a cada 6 meses...

Nesta palestra, vamos discutir como estruturar uma arquitetura capaz de sobreviver ao longo do tempo permitindo que as empresas não parem no tempo e sejam capazes de se manter atualizadas com a liberdade de utilizar diferentes tipos de tecnologia, reduzir os conflitos dentro das equipes e manter a qualidade do código sempre alta.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos e Analistas que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre sistemas distribuídos usando técnicas, processos e cultura para implementar uma arquitetura de micro serviços.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Matheus K
Matheus K
Certsys

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online