TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS Desenvolvimento para plataformas Apple

Nesta trilha abordamos as tendências no universo de desenvolvimento Apple, abordando assuntos altamente relevantes para desenvolvimento de aplicações para iOS, macOS ou qualquer outra plataforma Apple.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Clean Swift: aumentando a performance, padronizando o código e aumentando a qualidade
Douglas Taquary
Conviver com pessoas de backgrounds e senioridades diferentes nos trás uma alta volatilidade de devs, falta de experiência com testes unitários, quebra nos padrões de códigos, baixa performance entre outras questões que iremos abordar nessa palestra. Em meio há um mercado aquecido e com alta rotatividade, precisamos nos adequar as metodologias de alinhamento em equipe para tornar times cada vez mais ágeis e engajados.
11:10 às 12:00 Vapor 3: crie o backend do seu app em Swift e reutilize o model
Luciano Sclovsky / Michel Anderson Lütz Teixeira
Hoje é difícil conceber um app sem backend; seja comercial, utilitário e até mesmo um jogo necessitará de armazenamento centralizado. O backend é uma especialidade que vivia separada do mundo iOS, era necessário dominar outra linguagem. Depois que a Apple tornou o Swift open source, surgiu o Vapor, que permite a criação do backend, com implementação de ferramentas state-of-the art como Migrations e ORM (mapeamento objeto relacional). Dentro do XCode você pode criar e publicar APIs RESTful, renderizar páginas entre outras funcionalidade típicos do backend. Iremos mostrar os princípios básicos do Vapor e demonstrar um app onde as classes model são reaproveitadas no backend.
Modularizando seu app iOS com workspaces
Jackson Smith Matias
Trabalhar com software monolítico já é uma realidade cada vez mais distante de projetos pensados para a núvem. Entretando, no mundo Mobile podemos colher os benéficios e descomplicar a vida de varios desenvolvedores que trabalham com grandes projetos de software. Equipes e time grandes que por não conhecer alguns recursos não adotam a MODULARIZAÇÃO para facilitar e agilizar o desenvolvimento mobile.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Utilizando mDNS para descobrir dispositivos em rede
Alexandre Mantovani Tavares
Já pensou como fazer seu iPhone se comunicar com sua Apple TV? Ou como fazer o seu app acessar seu home server sem precisar fazer qualquer configuração? Nessa palestra vou apresentar como descobrir e se comunicar com outros dispositivos na mesma rede utilizando mDNS/Bonjour.
RxSwift: uma introdução
Laura Corssac
Venho adquirindo uma relação de amor e ódio com RxSwift, a verão Swift do framework Rx, que por sua vez tem como objetivo nos ajudar na construção de programas assíncronos e é cada vez mais utilizado no desenvolvimento de software. Primeiramente, quero explicar porque seu uso pode até desacelerar a produção de um time, falando sobre o que ela tem de diferente da programação imperativa. Depois, descrevo os principais operadores com exemplos práticos --- se o Playground não falhar, é claro.
14:10 às 15:00 Machine Learning no iOS: construindo um classificador com NaturalLanguage e CoreML
Alan Paiva
Já notou que diversos apps possuem funcionalidades implementadas com Machine Learning? Siri, Netflix, Google Maps e até mesmo o Tinder...
Apple ARKit: O Futuro da Realidade Aumentada?
Jean Paul Marinho
Em 2017 foi anunciado o ARKit, um framework que prometeu transformar o iPhone na maior plataforma de realidade aumentada da noite para o dia. Neste ano surge o ARKit 3, melhorando o que já existia das versões anteriores e adicionando recursos incríveis como oclusão de pessoas e captura de movimento corporal (uma ótima alternativa ao esquecido Kinect). Aprenda a diferença entre realidade estendida 3DoF e 6DoF, o que é SLAM, anchor points, people occlusion, mocap e crie o seu primeiro app AR usando o novíssimo RealityKit (adeus SceneKit e SpriteKit).
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Visualizing the RIBs Architecture
Felipe Figueiredo
Clean architectures can be daunting to learn due to the increased number of components involved. On this talk we are going to explore a little bit of the RIBs architecture and visualise it in action. Content: * Introduction to RIBs * Why RIBs? * Visualising RIBs
Atingindo alta testabilidade em seu código Swift.
Felipe Borges

Infelizmente, mesmo com um ambiente de desenvolvimento tão maduro, escrever testes para iOS ainda não é uma prática suficientemente difundida. Decidimos começar a escrever, mas antes disso precisamos pensar no design do código nascente que queremos testar ou como refatorar código já existente, então que decisões podemos tomar nesse processo para tornar nossa vida mais fácil num futuro próximo?

16:40 às 17:30 Avoiding Release Anxiety: Building Stress-Free iOS Apps
Bruno Rocha Silva
When deadlines are tight and the product faces considerable changes, it's common for developers to make concessions in the project's quality to make sure it gets shipped in time. This leads to release anxiety - a stressful feeling where you're unsure if you're shipping something that actually works. As a result, teams need to resort to heavy amounts of manual testing and overtime, leading to an unhappy environment. Through the use of good coding/testing practices and proven CI/team organization pipelines, it's possible to build flexible projects that can handle heavy changes - leading to higher quality code bases, teams and making sure that you can sleep at night worry-free.
17:40 às 18:30 Clean and SOLID Swift
Paulo Henrique Santos
Muitas vezes paramos para refletir como podemos escrever um código com melhor qualidade. Ainda não temos a resposta absoluta para isso, mas temos alguns padrões que podemos seguir que nos darão algumas pistas sobre isso. Nesta palestra irei contar um pouco da minha experiência em busca de escrever códigos de qualidade a apresentar um pouco sobre Clean Code, Clean Architecture e SOLID aplicados em Swift.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores iOS


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alan Paiva
Alan Paiva
ArcTouch
Jean Paul Marinho
Jean Paul Marinho
Platform Builders

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online