TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Devops Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a colaboração, comunicação e integração entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável.

Venha conhecer nesta trilha diversas ferramentas, casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua carreira e empresa.


Esta trilha foi duplicada devido à grade procura. Veja a data e a grade de palestras da outra sala

Coordenação


Patrocínio Trilha


sumup

Apoio Trilha


DBServer

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Quando tudo dá errado: O case do outage na transmissão da Copa na Globo.com
RAFAEL PEREIRA
Na vida real, nem sempre as coisas funcionam como o esperado. Por mais que você construa aplicações com pensamento em escalabilidade e alta disponibilidade, as vezes tudo dá errado! Nesta sessão iremos compartilhar o case de um dos outages mais relevantes que tivemos na Globo.com: O que aconteceu quando ficamos 1 hora fora do ar durante a transmissão da Copa do Mundo de 2018? Vamos compartilhar um pouco sobre como funciona a arquitetura de streaming da Globo.com, o que gerou um dos nossos maiores outages, e lições aprendidas que podem ajudar a deixar suas aplicações mais escaláveis e tolerantes a falhas!
A iniciativa elite - As dores e os caminhos para o sucesso de um DevOps LATAM
Gabriel Policante / Mariana Albano

Uma desenvolvedora e um sysadmin falarão do case de implementar a cultura DevOps em uma empresa como o Mercado livre e tambem iremos mostrar a implementação de uma pipeline DevOps usando Jenkins, SonarQube e k8s, com seus prós e contras, o que deu de errado e como foi para chegar ao modelo ideal.

11:10 às 12:00 Se DevOps é cultura, porque todo mundo só fala de ferramentas?
Fernando Ike
Há um consenso de que DevOps é uma cultura e não ferramentas A, B e/ou C. Se é uma cultura, por que dizemos e não explicamos quais sãos as formas de aplicá-la nas organizações? Esta apresentação é uma tentativa de entender as relações das diversas ferramentas, metodologias e funções sobre DevOps aplicado nas organizações e tentar definir nos dias atuais como é a Cultura DevOps e as dificuldades de aplicá-las em toda a organização.
As aventuras de um Dev em uma squad de Ops
Janderson Silva
Nesta palesta será apresentada um pouco da experiência de um desenvolvedor no cotidiano de um time de operações. A troca de conhecimentos, desafios e como a cultura DevOps proporcionou que dois universos completamente distintos e que até pouco tempo atrás, andavam separados, conseguiram se unir em prol de um propósito maior: agregar valor ao negócio das empresas.
12:10 às 13:00 DevOps: An Architect point of view
Alexandre Daccas
Uma visão de arquiteto sobre o conceito de DevOps, explicando a necessidade de entrega rápida aliada ao desenvolvimento rápido. Na apresentação serão abordados os seguintes temas: - DevOps as part of new ALM - Value Stream - ALM framework for DevOps - The three ways - First way: flow - Second way: feedback - Third way: Experimentation - Architect considerations: The ´ilities´
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Habilitando o Continuous Deployment em empresas regidas por compliance
Leonardo Matsumota

O objetivo do trabalho é demonstrar as práticas DevOps em empresas com capital aberto na bolsa de valores. Neste cenário, o processo de Change Management aumenta a complexidade das implementações contínuas, pois há a necessidade de formalizar aprovações e rastreamento da mudança para liberar qualquer nova release em produção.

Será apresentado o cenário de um projeto com times distribuídos (Brasil e exterior), trabalhando com ágil em larga escala (SAFe), consolidando a integração contínua (gestão dos fontes, build, release, teste unitário e qualidade do código) e publicação das releases com aprovações realizadas no pipeline de implementação.

Como aplicar práticas de DevOps em um sistema monolítico de mais de 15 anos
Anderson A Silveira / Gustavo Brandão
Esta querendo aplicar conceitos de DevOps no seu sistema e acha que isso é coisa para arquiteturas modernas? Saiba como conseguimos implementar automation pipeline stages em um monólito de mais de 15 anos de existência e como reduzimos o custo de transação em umas das fases da entregas em mais de 90%. Como fizemos isso? Engenharia no fluxo de trabalho. Foi possível e vamos te contar como. Além disso, vamos contextualizar e definir sobre os todos os conceitos e técnicas envolvidos nesse trabalho.
15:10 às 16:00 Construindo uma cultura de observabilidade e resposta a incidentes que escala
Alexandre Cisneiros / Eric Shigueo Yoshimura

Para atender milhões de clientes e evoluir nossos produtos precisamos manter a estabilidade dos nossos sistemas. No Nubank, tratamos isso como problema de software e de cultura: Software para evitar incidentes , entendê-los e resolvê-los; e Cultura para transformar problemas em crescimento, num ambiente que proprociona liberdade para tomar riscos e respaldo para lidar com problemas que acontecerão ao longo desta jornada.

Vamos mostrar o que usamos para detectar incidentes e agir, como fizemos todos usarem essas ferramentas sem precisar ser especialistas em monitoramento e como criamos oportunidades fascinantes de aprender e garantir que todos se sintam confortáveis para evoluir o Nubank.

Kubernetes em produção: a vida como ela é
Gregório Melo / Gustavo Freitas
Nesta palestra Gregório e Gustavo falarão sobre os aprendizados do seu time de plataformas rodando software no Kubernetes. São experiências sobre zero-downtime deployments, observabilidade, disponibilização gradual de funcionalidades, manutenção do Kubernetes, migração do cluster de produção para serviço da AWS e mais. Veremos as soluções adotadas para que nossa cliente passasse pelo seu período de pico sem que houvessem interrupções nos serviços oferecidos. Também, claro, veremos o que o time aprendeu com os erros encontrados.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 DevOps Mobile VS DevOps Web
Thiago Oliveira
Hoje a maioria das empresas de desenvolvimento web estão construindo e aplicando a cultura DevOps por meio de toolchains completamente automatizadas, de forma a realizar entregas ágeis com apenas um push do código no repositório. Isso é possível devido ao grande conjunto de ferramentas de automação web e principalmente ao nosso poder de controle e de customização nos ambientes web. Mas para o desenvolvimento mobile, funciona da mesma forma? Infelizmente não... Nesta palestra será discutida as diferenças e dificuldades encontradas na aplicação de DevOps para mobile, e algumas dicas de como devemos trabalhar para também aplicar com sucesso a cultura DevOps nesse cenário.
DevSecOps, sua seguranca tão ágil quanto sua empresa
Eduardo Neves

Tivemos a nossa primeira "revolução" do mundo moderno da tecnologia com o manifesto ágil. Dessa forma o desenvolvimento passou a entregar valor ao negócio, ajudando a remar no mesmo rumo. Depois tivemos uma "segunda revolução" com a área de infra precisando se adaptar e também começando a ser ágil e entregar valor ao negócio. E aí, como sempre - em quase tudo, a segurança ficou por último, mas não é menos importante! Hoje temos que pensar em segurança alinhada ao negócio e tão ágil quanto todo o resto, e por isso o conceito de DevSecOps vem para nos explicar como a segurança pode entregar valor para o negócio e ser parte de toda essa "revolução ágil".

17:40 às 18:30 DevOps, SRE, o que estamos fazendo aqui e por que?
Rodolpho Eckhardt

DevOps, SRE, o que estamos fazendo aqui e por que? Nessa palestra eu apresento as motivações para adotar as práticas de DevOps e SRE, tanto para organizações, como para os profissionais. Será que DevOps é uma modinha? Será que SRE serve somente para o Google? Qual o objetivo dessas disciplinas? Vou responder essas perguntas e incentivar mais profissionais a não ficarem para trás, focar no futuro, no desenvolvimento de sistemas não para a demanda de hoje, mas de amanhã.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins, Gestores, Arquitetos de solução, Analistas de Infraestrutura, Analista de Suporte e outras áreas afins


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Eduardo Neves
Eduardo Neves
Papo De Sysadmin
Gabriel Policante
Gabriel Policante
Mercado Livre
Gregório Melo
Gregório Melo
ThoughtWorks
Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
ThoughtWorks
Mariana Albano
Mariana Albano
Mercado Livre

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online