TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Venha participar e fazer desse dia, um momento único, para compartilharmos o conhecimento e experiências.

Somos entusiastas no assunto de Agilidade e queremos nesta trilha debater sobre os valores, princípios, frameworks e principalmente o que é/não é ágil. Todos serão bem vindos nesta discussão, seja você um especialista ou novato no assunto.

E aí vai uma reflexão, o que é ser Ágil no seu ponto de vista?


Tópicos:

Assuntos relacionados a Ágil dentro e fora de TI.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Mas o que é melhoria continua?
Antonio Gaspar Gerent Júnior / Samuel Moro Bergamo Cavalcante
Queremos desafiar o status quo sobre o assunto. Já pensou o que vem primeiro, comportamento ou mindset? Como é esse ciclo de melhoria contínua? E por que queremos isso? Queremos falar de uma conversa de bar realizada durante o Agile Brazil 2019, onde ficamos mais de 2 horas divergindo e convergindo sobre o assunto.
11:10 às 12:00 Fire in the Hole: Planejamento Ágil goHorse!
Fabio Jascone
Quando metodologias ágeis são adotadas pelas organizações na busca por melhorar a eficiência operacional e manter-se competitivo, o planejamento ágil de projetos de desenvolvimento de software torna-se um dos elementos cruciais na trajetória para alcançar os benefícios prometidos. Elaborar um planejamento "ágil", conduzi-lo de forma "ágil" e sustentar a metodologia é um desafio que exige, principalmente, conhecimento e disciplina. Trago nessa palestra um pouco da minha experiência como gerente de desenvolvimento em multinacional focada em soluções para a área da saúde.
Dual track na prática? Nós temos!
IRIS FERREIRA / Natália Franciele de Oliveira
Uma P.O. e uma Designer querem te mostrar que o Dual Track é possível e contar a história de como estamos conseguindo entregar um produto aderente, moderno e valoroso orquestrando o ambiente colaborativo, o envolvimento do time e stakeholders na concepção do produto e na cocriação dos requisitos e ainda, de quebra, manter desenvolvedores e Q.A.s engajados na causa!
12:10 às 13:00 Resgatando o desenvolvimento de software para o repertório do Agile Coach
Emerson Hernandez
Enquanto Agile Coach e similares nos preocupamos com o ciclo de vida do software entregue pelo time? Como podemos ter uma atuação além de assuntos de gestão de processo? Como podemos instigar o uso de práticas de engenharia para trabalharmos contra a entropia de software? A premissa da nossa palestra é o conceito de Entropia de Software e seu impacto no desenvolvimento de produtos. Acredito que manutenções corretivas e evolutivas como parte do trabalho diário estão sendo ignoradas por Agile Coaches no geral. Quero apresentar esse e outros conceitos e alternativas de resolução, para as pessoas começarem a se preocupar mais com isso do que com post-its e facilitações.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Agilidade na área de pessoas
Roberta Koche
Há três anos assumi o desafio de ser responsável pela área de pessoas da Trinca, empresa de tecnologia focada na experiência do usuário, onde pude acompanhar na prática os benefícios que mindset ágil trazem para os times de desenvolvimento. Desde então, tenho aprofundado conhecimento teórico e prático, atuando ativamente junto às comunidades ligadas ao tema, visando aperfeiçoar formas de adequar e aplicar a agilidade na minha área de atuação, melhorar o fluxo de trabalho e me aproximar da realidade dos times. Nesta talk vou falar sobre os princípios da agilidade na área de pessoas e também apresentar o case da Trinca onde trago exemplos práticos de como vivenciamos cada um destes princípios
Team Building: Passo a Passo
Luiz Fernando Duarte Junior
Os métodos ágeis trabalham forte o conceito de times, mas poucos profissionais e empresas investem tempo nessa construção. Seja por desconhecimento ou por descrença, nesta palestra apresentarei um framework pessoal para tais dinâmicas além de passar muitas referências para te inspirar.
15:10 às 16:00 ROAM RISK BOARD - Uma abordagem de gerenciamento ágil de riscos
Allan Rett
Os métodos Ágeis magicamente apagaram a necessidade de identificar e mitigar os riscos de projetos de software? A resposta é NÃO! Mesmo que os riscos fossem reduzidos através das entregas contínuas e com entregas de menor esforço, ainda é necessário gerenciar e classificar os riscos dos projetos. Adicionar riscos ao projeto e gerenciá-los, diminuirá as chances de variabilidade e surpresas nos projetos. Conheça o RISK BOARD, uma ferramenta criada para gerenciar os riscos e as respostas necessárias ao risco de forma ágil.
Value Stream Mapping e Event Storming
Ademir / GIUSEPPE MATHEUS BAIRROS PEREIRA

Como a combinação de VSM e Event Storming ajudar a alinhar pessoas de negócio e Desenvolvedores para esclarecer ou definir contexto técnicos e extrair pontos de dores de negocio alinhados a questões técnicas, possibilitando ter esboços do que serão futuros testes de aceitação, interfaces de serviços, atores envolvidos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 NeuroAgile: A neurociência pode revolucionar o nosso olhar sobre a agilidade?
Gisele Morilha Gonçalves

É possível estruturar equipes de desenvolvimento mais produtivas e colaborativas entendendo o funcionamento do cérebro? As recentes descobertas sobre memória, emoções, produção hormonal, cronotipos e aprendizagem podem fundamentar e potencializar os resultados das práticas ágeis nos ambientes de desenvolvimento. O desdobramento da neurociência em diferentes áreas do conhecimento, como a NeuroEconomia e a Neurogestão possibilitou o entendimento e aplicação de tecnologias antes restritas ás especialidades médicas ao meio ágil. O surgimento do primeiro experimento NeuroAgile e os seus insights sobre a formação de equipes, pair work, colaboração, comunicação e produtividade.

A agilidade, a melhoria continua e ritmo sustentável me ajudaram a ser um pai melhor!
Jorge Leite

Calma ai galera, não é nada disso que vocês estão pensando, aliás muitas vezes nunca é, trabalhamos muito com metáforas de ?software?, metáforas de team building, metáforas de estratégia, ai fui juntando essas peças e pensei, porquê estou usando isso tudo só no meu trabalho? Levei então as melhores ferramentas da agilidade para minha vida e não foi surpresa quando de repente eu me vi um pai melhor, um marido melhor e uma pessoa melhor, me dê a oportunidade de mostrar a você que é sobre pessoas, liderança e sobre projetos em todas as instâncias.

17:40 às 18:30 Saindo do Scrum e introduzindo conceito de sistema puxado
Ralf Lopes Simas
Em uma empresa com viés cooperativista que está passando por uma transformação digital com seus mais de 100 anos de história, a complexidade de comunicação somado a fatores externos tornam coisas que na teoria são simples em grandes desafios, nessa talk pretendo compartilhar os desafios, dores e aprendizados desse início de jornada na empresa ao implementar um sistema puxado dentro do contexto de sustentação do seu Internet Banking.
A gestão visual que empoderou uma sustentação
Tiago Vinicios De Quadros Weber
Essa apresentação é baseada nas experiências da equipe de sustentação do Hospital de Clinicas de Porto Alegre na utilização de um board físico para sustentação de um software para gestão hospitalar com mais de 11 mil usuários e  throughput semanal crescente em mais de 100 atendimentos. Serão ressaltados os desafios da eliminação de gargalos de processos em empresa pública e pensamento adaptativo com integração de times, gestão visual via kanban, planejamento e alinhamento em ciclos de feedback regulares, bem como o incremento do potencial decisório do time.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em explorar formas melhores de trabalhar, se relacionar e de gerar e receber valor.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Agile

IRIS FERREIRA
IRIS FERREIRA
SoftDesign
Jorge Leite
Jorge Leite
SecurityScorecard

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online