TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha TDC4Women Uma trilha feita por mulheres para todas as pessoas

A Trilha TDC4Women é um espaço inclusivo e que promove a diversidade em todas as suas formas. A organização e coordenação é composta por mulheres, mas assistido por todas as pessoas.

Se você está iniciando sua jornada em TI, pensando em mudar de carreira ou ainda só quer mesmo aprender sobre as mais diversas áreas da tecnologia, esta trilha é para você. Venha aprender sobre programação, testes, design, liderança, metodologias ágeis, e mais!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Quer parar de entregar código bugado? Pergunte-me como!
Mirceia Vinter Freire
Comecei a perceber que, sempre que faço um workshop sobre testes automatizados ou estou explicando algo da desta área para os devs, a primeira coisa que eles me perguntam é: "ok, mas e como é que eu sei que devo testar?" Nessa palestra vou compartilhar o quê e como realizar um teste de software mais completo, com os principais pontos que devemos ter atenção quando estamos testando uma funcionalidade. Vou mostrar como podemos entregar um software com mais qualidade e agregando mais valor ao cliente.
Automação de Testes - Como não ser um trouxa nesse mundo mágico
LUAN LINARES

Bem Vindos a Hogwarts?não, este não é mais um livro de Harry Potter. Trata-se da Automação de Testes vista como ?aquela que não deve ser nomeada? em muitas equipes e como podemos utilizar as melhores práticas e feitiços para realizar processos de testes cheios de magia!

Nessa palestra, Lu Linares compartilha suas experiências com muito humor, fazendo uma alusão a saga Harry Potter e o mundo da Automação de Testes contando todos os desafios e aventuras que o levaram de trouxa (pessoas sem conhecimento e prática de magia) para bruxão da qualidade de software.

11:10 às 12:00 Comunicação não violenta - O empoderamento através da palavra
Maria Elena Medeiros Marcos

Boa parte dos conflitos que temos com outras pessoas podem ser causados mais pela forma como expomos nossas ideias do que propriamente pelas diferenças de opinião. Baseado nesta crença, o psicólogo Marshall Rosenberg desenvolveu o conceito de Comunicação Não-Violenta (CNV), que seria capaz de estimular a compaixão, a empatia e o empoderamento das pessoas. A comunicação não violenta se baseia no pilar escuta ativa (ou empática) e também dos 4 passos para atingir sua finalidade, sendo eles a observação, o sentimento, a necessidade e o pedido. Te convido a conhecer essa técnica e se surpreender com os resultados da sua prática.

SOAP ou Rest como escolher a melhor metodologia para o seu webservice?
Carla Regina Ezaki

Em um mundo cada vez mais conectado uma aplicação deve ser capaz de se comunicar de forma eficaz e rápidas, porém como escolher um método que possa atender de forma satisfatória conforme o modelo de negócio proposto? Nesta palestra será abordado os prós e contas de duas metodologias muito utilizadas nos webservices atualmente bem como casos práticos para as duas tecnologias.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 De professora de italiano a sócia e Diretora de uma empresa de Tecnologia. Como cheguei até aqui.
Roberta Bertacco

Hoje faço parte do mundo da liderança na área de TI e o caminho até aqui não foi fácil e nem direto, mas sem ele eu não seria quem sou e nem estaria onde estou. Quero compartilhar com vocês um pouco dessa trajetória e contar como enfrentar meus medos, entender mais sobre a Síndrome do Impostor, aprender com meus erros, investir no autoconhecimento e nas conexões certas me faz evoluir na minha carreira e me aceitar cada vez mais neste papel de liderança.

Por que utilizar um framework Front-end?
Larissa Carvalho

Desenvolver layouts responsivos é uma tarefa prazerosa, mas muitas vezes um pouco difícil e trabalhosa, então por que não utilizar um framework front-end para ajudar no processo do desenvolvimento web? Muitos já possuem estruturas responsivas e se adequam a tela de diversos aparelhos. Nesta palestra irei abordar um dos frameworks mais utilizados, o Bootstrap, mostrando do que ele é capaz, com exemplos práticos para todos aqueles que estão iniciando no desenvolvimento.

14:10 às 15:00 Usando JAVA para empoderamento feminino
Maiara Goldacker
Nesta palestra vamos abordar o poder do JAVA no mercado de trabalho atual juntamente com exemplos de mulheres inspiradoras que entraram no mundo da tecnologia utilizando esta linguagem. Também vamos conhecer mulheres brasileiras que marcaram a história do JAVA, e o processo de empoderamento feminino através do aprendizado desta linguagem.
Mulher no mundo mobile
Nouara Xavier
O mercado de aplicativos movimenta bilhões de dólares todos os anos. Como nós mulheres podemos entrar neste mercado? Nesta palestra teremos 10 dicas para começar uma carreira mobile e também dicas de processo de publicação dos aplicativos.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Vamos falar de DevOps?
Karini Rodrigues Magalhães
DevOps é um termo que está na "boca do povo", mas afinal de contas o que é DevOps? E o que ele tem de tão especial que está encantando tantas pessoas? Vamos entender como podemos aplicar na nossa equipe e a forma que ele impacta no modo que desenvolvemos software nos dias atuais.
Todo mundo merece viajar mais - Case de acessibilidade da MaxMilhas
Luiza da Rocha Guerra
Cerca de 24% dos brasileiros declararam ter alguma deficiência de acordo com o Censo 2010. São 45 milhões de pessoas aproximadamente que, todos os dias, enfrentam dificuldade de acesso. A MaxMilhas acredita que TODO MUNDO merece viajar mais e, com base nesse propósito, pretende garantir a autonomia de compra de passagem aérea em sua plataforma. Conheça o case de acessibilidade e como a empresa participou de mais de 2,5 milhões de viagens.
16:40 às 17:30 Girls Go Safe - conheça as soluções tecnológicas disponíveis que ajudam a garantir um ambiente mais seguro para as mulheres
Paula Papis / Katia Lustosa Ribeiro da Rocha

Pesquisa realizada por participantes da comunidade CyberSecurityGirls sobre as soluções tecnológicas existentes no Brasil destinadas a garantir segurança para as mulheres em situações como deslocamento, ameaças, agressões etc. Com base nesse levantamento, podemos avaliar a qualidade técnica das aplicações desenvolvidas e avaliar pontos de melhoria nas soluções.

Toolkit para hackathons
Jéssica Félix
Hackathons são a sensação do momento, mas ainda causam dúvidas quanto a preparação para os novatos. O que levar? O que instalar no notebook? Como ter ideias? E se tudo começar a dar errado? Quero compartilhar o toolkit que desenvolvi ao longo dos hackathons que participei em 2018: 4 como participante (nossa equipe venceu 3 deles) 2 como mentora e 5 como parte da organização.
17:40 às 18:30 Spring Cloud Gateway: Um jeito simples e prático de rotear apis
Josiane Milanez

Microserviços tornou-se um padrão arquitetural popular. Um dos padrões de design de microservices e o API Gateway, que é uma interface que recebe as chamadas de clientes diversos e redireciona para o microservice apropriado.

Nessa palestra vamos apresentar as principais caracteristicas do projeto Spring Cloud Gateway. Uma nova api baseada em Spring 5, Spring Boot 2 e Projeto Reactor.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que estão iniciando sua jornada em TI, em transição de carreira ou que simplesmente querem aprender mais sobre as diversas áreas da tecnologia.


Investimento

presencial:R$ 145,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Larissa Carvalho
Larissa Carvalho
Uniti | Faculdade Alfa
LUAN LINARES
LUAN LINARES
Beta Learning
Maiara Goldacker
Maiara Goldacker
Senior Sistemas
Maria Elena Medeiros Marcos
Maria Elena Medeiros Marcos
Imagine Gestão de Projetos e Produtos Digitais
Nouara Xavier
Nouara Xavier
unico IDTech
Paula Papis
Paula Papis
CyberSecurityGirls

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet