TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Blockchain Uma Revolução muito além do Bitcoin

A grande inovação tecnológica que está por detrás do Bitcoin e das demais criptomoedas. Suas aplicações podem ser inúmeras e nesta trilha vamos mostrar algumas iniciativas que já estão sendo realizadas, bem como algumas promessas para breve.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 STO588: Como nasceu o padrão brasileiro de Security Token
Fausto Vanin / Fabio Junges
Nesse bate-papo, iremos compartilhar a experiência de construção de um padrão de Security Token dentro da regulamentação 588 da CVM e como ele está sendo usado para crowdfunding de startups. Vamos falar um pouco dos padrões Ethereum e como foi pensada a compatibilidade com o ERC-20 e o ERC-884 (Securitu Token Delaware). Também vamos explorar as possibilidades de mercado utilizando Security Tokens, especialmente no Brasil, em diversos segmentos.
PEM4BLOCKEHR: Um Modelo de Avaliação de Desempenho do Blockchain aplicado a Prontuários Eletrônicos
Leticia Pillar Lisboa

O objetivo do modelo é proporcionar um ambiente de execução funcional de uma plataforma Blockchain aplicada a transferência de registros eletrônicos de saúde, de forma que através da aplicação de cargas de trabalho o modelo possa coletar dados para a realização de uma análise de desempenho. Através da execução de etapas que descrevem as principais funcionalidades do modelo, considerando algumas premissas que a plataforma de Blockchain deve possuir para que o contexto do trabalho seja mantido. A implementação utilizou a plataforma de Blockchain Ethereum com o objetivo de descrever o desempenho desta plataforma aplicada a transferência de registros de saúde.

11:10 às 12:00 Ethereum para desenvolvedores
Pedro Mázala
Já ouviu falar muito sobre BC mas nunca viu um handson de como começar? Vem comigo que nessa palestra apresentarei um set inicial com configuração docker e criação de um token de um formato bem focado em desenvolvedores.
12:10 às 13:00 Blockchain For Real
Carlos L L Rischioto

Veja a evolução do Blockchain e conheça aplicações reais de blockchain funcionando. Food Safety, Global Trade, Resolução de Disputas e muito mais

Você conhece o Corda?
Marcelo Creimer

Introdução ao blockchain R3 Corda. Conheça o histórico do Corda, seu funcionamento básico, particularidades e casos de uso.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Blockchain as a Service com Azure Blockchain
Rogério Rodrigues

Blockchain é um sistema transparente e passível de forte auditoria que mudará o modo como as pessoas trabalham com transações de valores e de ativos, principalmente no que diz respeito a contratos inteligentes, alta segurança e compartilhamento de dados sem intermediários. Iremos conhecer como a Microsoft está utilizando a abordagem BaaS - Blockchain as a Service para entregar de forma inovadora essa nova tecnologia de banco de dados distribuída e como desenvolver , consumir e aproveitar o melhor dos SmartContracts com HyperLedger, Corda e Ethereum no Azure com alto poder computacional.

15:10 às 16:00 Blockchain e o impacto na cadeia de valor das organizações
Fernando Galdino
Esta apresentação irá analisar a cadeia de valor, conforme os conceitos de Michael Porter, e procura posicionar o Blockchain como uma tecnologia viabilizadora do modelo de negócios de várias organizações de uma mesma indústria.
Privacidade em Blockchain: O estado da arte
Edgar Hirama
Vamos fazer uma introdução a um tópico não muito trivial que são as tecnologias e técnicas relacionadas à privacidade em Blockchain, e como tais técnicas são implementadas em conjunto para tentar garantir a privacidade na transação em uma rede de Blockchain. Dentre elas: Zero-knowledge proof, multiparty computation, trusted executed environment.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Como automatizar o deploy da minha blockchain (em Hyperledger Fabric) com Ansible
Evandro Franco / Thiago Azevedo.

Esta palestra será uma demonstração ensinando como simplificar a criação da infraestrutura de uma blockchain em Hyperledger Fabric utilizando Ansible.

Será explanado de forma breve o que é Ansible, o que é o Hyperledger Fabric e depois exibiremos uma demo incluíndo:

  • Construção da Infraestrutura em Cloud
  • Instalação dos principais produtos
  • Exibição e execução dos scripts Ansible
  • Execução de testes na Blockchain criada
Utilizando Hyperledger para auditar a maior cooperativa de café do país
Cristiano Roberto Franco
O Brasil responde por mais de 36% da produção mundial de café e aproximadamente 38% deste café é produzido por cooperativas, onde pequenos produtores podem se reunir e competir por preço e condições semelhantes a de grandes produtores. Estas cooperativas funcionam como uma conta corrente, onde os cooperados "depositam" sua produção e podem fazer "saques" quando for conveniente, aproveitando a cotação do grão. Nesta palestra, detalharemos a arquitetura e os desafios no processo de desenvolvimento de uma ferramenta de auditoria baseada no hyperledger, onde as transações de compra e venda de cafés são gravadas diretamente no blockchain, garantindo a confiabilidade do processo.
17:40 às 18:30 Oportunidades de empreender com Blockchain
Wladimir Crippa

Blockchain é a tecnologia da moda. Mas é merecido esse destaque. A tecnologia, que é a base das criptomoedas, pode ser utilizada em diversas áreas. Mas por onde começar? O que fazer? É possível resolver problemas reais e atuais e ao mesmo tempo ter um retorno financeiro com essa tecnologia?

Nesta palestra apresento algumas iniciativas e ações já em andamento, inspiradoras para quem quer começar a atuar nesta área, mas não tem ideia de por onde começar.

Waves: Tokenize tudo com o blockchain
Irlan Pierre

O blockchain vem apresentando suas vantagens sobre diversas tecnologias e a tokenização de ativos é apenas uma delas. A Plataforma Waves está focada na WEB3 e apresenta suas soluções de smart contracts para emissão de tokens seguros e eficientes.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores, investidores, interessados em fintechs, criptomoedas e visionários em geral


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Fabio Junges
Fabio Junges
OnePercent
Fausto Vanin
Fausto Vanin
OnePercent
Marcelo Creimer
Marcelo Creimer
eZly Tecnologia
Pedro Mázala
Pedro Mázala
DB1 Global Software
Wladimir Crippa
Wladimir Crippa
42 Soluções Digitais

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet