TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Em cenários cada vez mais complexos, a análise de negócios pode ser a luz para gerar o máximo valor com o mínimo investimento.

A análise de negócios é uma área-chave para empresas de todos os portes que têm o desafio de conceber e implementar soluções baseadas em software, com foco na geração de valor, para o negócio e para os indivíduos.

Por isso, exige dos profissionais analistas uma visão cada vez mais sistêmica e atualizada . E para isso, nada melhor do que essa trilha, que a cada ano busca apresentar palestras e cases sobre temas emergentes e complexos do universo da análise negócios.

Não fique de fora! Garanta sua inscrição e venha trocar experiências conosco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Priorize com seu cliente as demandas de forma eficaz
Helal Ferrari

Deseja entender de maneira verdadeira a priorização do seu cliente utilizando a matemática? Objetivo dessa palestra vai ser apresentar uma técnica de como tornar isso realidade e de forma simples utilizando uma planilha. Quando você aprender a utilizar essa técnica você não conseguirá mais priorizar com seu cliente somente no "feeling" :-)

Como entender melhor o problema com o Lean Analysis Canvas
Marcelo Neves

Você conhece o Lean Analysis Canvas? É uma ferramenta que eu criei para a resolução de problemas e que tenho certeza que vai te ajudar a ser mais assertivo no dia a dia.

Nem toda solução é software e nem só de software se faz uma solução.

Venha conhecer o Lean Analysis Canvas e como utilizá-lo no dia a dia.

11:10 às 12:00 Projetos ágeis com clientes remotos: desafios da Análise de Negócios
Priscila Araujo / Marcely Santos

O mercado de TI está cada vez mais aquecido e projetos com clientes de outros estados e até mesmo de outros países têm se tornado uma realidade. Esta palestra visa compartilhar experiências do papel do Analista de Negócios que atua em projetos ágeis com cliente localizado em outro país. Desafios são vistos no dia a dia do projeto, tanto em relação à disparidade de fuso horário como diferenças culturais, mas existem formas de transformá-los em grandes oportunidades para unir os times e fazer do projeto um sucesso. Nesta palestra, serão compartilhados desafios vivenciados e como superá-los.

métricas para análise de negócios
Vinicius carvalho

Sempre estamos buscando métricas para buscando métricas para medir a qualidade de nosso trabalho. Na análise esse assunto é subjetivo e pouco explorado. Nesta talk irei trazer modelos de indicadores para medir o trabalho da equipe de análise e como aplicar em seu trabalho e no dia a dia de sua equipe.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A Transformação da Análise de Negócios frente às Mudanças de Metodologia - Caso Real de Uma Grande Empresa de TI
Alexandre Sacco Xavier / Fernanda Matzenbacher

Como se sabe no nosso mundo tecnológico, as mudanças são frequentes e desafiam nossos profissionais a cada dia. Não muito diferente disso, ocorre com a Análise de Negócio, onde se tem que adaptar a forma como se faz levantamento e gerenciamento de requisitos, para se adequar à metodologia de desenvolvimento de software utilizada. Na Dell enfrentamos esse desafio quando adotamos o Agile, vindos de um modelo forte de Waterfall, e mais recentemente, quando iniciamos nosso caminho no mundo Pivotal, resultando numa forte adaptação da role de Analista de Negócio ou mesmo a transformação desta role, em Product Owner ou em Product Manager em alguns casos.

O Manifesto do Product Owner
Marcelo Leite Barros

Em times ágeis, o papel do Product Owner é fundamental para o sucesso dos produtos. Infelizmente, este papel ainda é incompreendido pela maioria das empresas, gerando uma série de disfunções. Nesta talk, vamos falar sobre as principais funções que deverão ser executadas pelo Product Owner, para que seu papel seja executado de forma plena.

14:10 às 15:00 Prototipagem como alternativa para validação de modelos de negócio
Derek Willi

Os novos modelos de negócio exigem rápida resposta às falhas! Neste sentido, o paradigma de produto nos revela que errar rápido é mais produtivo do que fazer bem feito todas as fases de um projeto. Nesta palestra vou mostrar como faço a validação de hipóteses utilizando a técnica de prototipagem de produtos digitais. Através desta técnica e com o auxílio de algumas facilitações, como as jornadas de usuário, é possível validar hipóteses e deixar claro, para os usuários e o time de desenvolvimento, o valor que o produto necessita atingir.

Comunicação ? O que Tenerife tem a ver com o seu projeto?
Andre Bueno / Jennifer Sousa Freitas

A falta de empatia na comunicação e ausência de padronização da linguagem foi uma das principais causas do maior desastre aéreo ocorrido em todos os tempos. O que isso pode ter a ver com o seu projeto? Veremos como a morte de 583 pessoas contribuiu para a implementação de padrões de comunicação e melhoria da gestão de riscos aeronáuticos. Poderíamos nos beneficiar da mesma maneira na concepção de projetos? Como alinhar a comunicação de todos os envolvidos em um projeto?

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Otimização e priorização de Backlog
Guilherme Vandresen

Nesta apresentação será apresentada a importância de manter um backlog sadio e alinhado com os objetivos e a visão de um produto ou de uma organização. Serão apresentados conceitos e boas práticas para a composição de um backlog, a criação das histórias e técnicas de priorização para entrega antecipada de valor.

Estamos prontos para a Transformação Digital? Qual o papel do BA/PO em projetos de transformação digital?
Melissa trevisan

A transformação digital é o contexto para um reposicionamento das empresas como negócios digitais, neste meios de transformações constantes, qual o papel do BA no mercado de trabalho? Precismos repensar skills? Reposicionar conhecimentos? Estamos aptos a auxiliar o negócio nesta transformação?

16:40 às 17:30 Refactoring Conversation Smells - Melhorando as habilidades de comunicação com perguntas de Metamodelo da PNL
Leandro Pereira da Silva / Paulo Ricardo Maciel

Será replicado o workshop de Luis Parzianello e Gil Broza lançado na Agile 2011 Conference em Salt Lake City que foi reproduzido recentemente em eventos na Argentina e no Brasil. Os Conversation Smells são padrões de exclusão, distorção e generalização que utilizamos na comunicação cotidiana. Eles são suscetíveis a ambiguidades consideráveis e podem criar limitações, confusão ou falta de comunicação. Identificados os Conversation Smells, devemos desafiar esse padrão a fim de especificar, enriquecer ou esclarecer ambiguidades verbais e desafiar ou transformar possíveis limitações. Para fazer isso utilizamos as perguntas de metamodelo da PNL, também conhecidas como perguntas de precisão.

Elicitação de requisitos com BDD
Pedro Henrique Malvestio da Silva

Além da dificuldade em extrair as necessidades do cliente, o analista de negócios precisa entender estas necessidades, e até mesmo fazer com que o cliente entenda ou melhore a definição de um comportamento esperado do sistema. Em grande parte destas situações temos dificuldade em traduzir comportamentos do sistema, e muitas vezes o questionamento comum como "O que vocês quis dizer com isso?" ou "Como isto deve funcionar?" não resolvem. Para todos estes casos o BDD, permite uma forma unificada e também de fácil compreensão do cliente para unificar a definição de uma funcionalidade e a traduzir em requisito do sistema com teste de aceitação para a garantia de entrega da funcionalidade.

17:40 às 18:30 Design business
Rafael Orivaldo Lessa

Utilizando Business Design para acelerar os seus negócios. Nesta metodologia parte-se do pressuposto que todas as partes de um negócio são hipóteses que podem ser prototipadas e assim melhoradas a partir de testes. Desta forma a abordagem permite, de forma iterativa, o desenvolvimento dos negócios desde o conceito inicial até o lançamento do negócio.

Este método e baseado no design thinking, business model generation e customer development, o business design, quando combinado a estratégias corporativas tradicionais, se torna uma abordagem poderosa para o desenvolvimento de negócios.

Estruturação de um processo para análise de negócios, do zero a aprovação
Pedro Henrique Malvestio da Silva

A visibilidade do andamento das atividades do projeto é importante para o cliente e gestão de projetos. Porém as metodologias ágeis focam no backlog de desenvolvimento e time de desenvolvimento, e a análise que é parte integral neste processo de lado. Como podemos passar a visão do andamento destas atividades quando os itens estão em uma planilha do excel? Passamos por este problema, e atualmente saímos do cenário do excel para um processo visual e colaborativo com desenvolvimento e cliente, para que além da visibilidade das tarefas de análise, temos também a colaboração dos stakeholders da atividade, e armazenamento do histórico de alinhamentos e andamento das atividades.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócios/Sistemas, Analistas de Requisitos, Product Owners, Gerentes de Projetos e todo profissional preocupado com a melhoria organizacional


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Andre Bueno
Andre Bueno
AgileIT Coach Institute
Derek Willi
Derek Willi
Avivatec
Guilherme Vandresen
Guilherme Vandresen
Boa Compra UOL
Jennifer Sousa Freitas
Jennifer Sousa Freitas
Resource IT Solutions
Marcelo Neves
Marcelo Neves
CANAL VALOR
Paulo Ricardo Maciel
Paulo Ricardo Maciel
Lojas Renner S.A.
Priscila Araujo
Priscila Araujo
ThoughtWorks
Rafael Orivaldo Lessa
Rafael Orivaldo Lessa
Neoway e Uniusl
Vinicius carvalho
Vinicius carvalho
Thoughtworks

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet