TDC 2019
Belo Horizonte
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Venham construir com a gente os novos caminhos da área de qualidade para os próximos anos!

A trilha de testes é formada por um público diversificado de profissionais focados em qualidade de software.

QAs, desenvolvedores, Product Owners e todos os demais interessados em agregar qualidade em seus produtos são bem vindos.

Compartilhem cases, experiências, façam networking e venham construir com a gente os novos caminhos da área de qualidade para os próximos anos!


Contaremos com intérpretes de libras, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Documentação e automação em larga escala utilizando BDD, case Unimed-BH.
Juliano Santos / Andre Silva

Tínhamos o desafio de manter a documentação de mais de 10 mil regras de negócios e de evoluir na automação dos testes na Unimed-BH.

Adotamos uma documentação única para as áreas de negócio, time de desenvolvimento e de testes usando BDD. Com isso tivemos um ganho expressivo na gestão do conhecimento, simplificando e unificando todas as informações de regras de negócio, alem de propiciar maior agilidade na automação dos testes.

Em paralelo forram criados os testes de UI automatizados a partir dos BDD para a validações dos principais sistemas web.

Neste case são apresentados as dificuldades encontradas e as soluções adotadas para a atingir os objetivos.

Teste de mutação garantindo a qualidade dos seus testes
Daiane Freira Santos / Daniel Nascimento

Garantir a entrega de um produto de software com maior qualidade é uma busca contínua na Engenharia de Software. No processo de desenvolvimento, na fase de escrita dos testes, nem todos os casos podem ser cobertos. Assim, é essencial construir testes de maneira eficiente a fim de evitar este problema. Mas quais são os mecanismos que podem garantir a qualidade dos testes? Nesta palestra, vamos conversar um pouco sobre um destes importantes mecanismos, que é o teste de mutação, e como ele nos ajuda nessa função. Este recurso tem se mostrado uma boa prática que ajuda a entregar software com mais qualidade e aumentar a confiabilidade dos mesmos, através da melhoria da qualidade dos testes.

11:10 às 12:00 Criando ambientes de teste dinâmicos com Helm e Kubernetes
Lucas Santos

Todo desenvolvedor sonha com um ambiente completo onde possa testar seu código sem atrapalhar o desenvolvimento de seus colegas, o problema com este sonho é que esta infraestrutura é complexa demais para ser criada e destruída manualmente. É ai que podemos usar o poder do Kubernetes e do Helm para criarmos ambientes de testes individuais totalmente dinâmicos para cada um dos seus commits!

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Implementando uma Device Farm Android - Como criar uma farm pessoal com pelo menos 1 device android
Thialison Souza / Rafael Amaral de Santana

O que é uma Device Farm, o que temos hoje no mercado, como você pode implementar sua própria Device Farm (step-by-step) e Hands-On... Executando sua Device Farm localmente.

14:10 às 15:00 Testes em Data Quality Assurance - Como garantir que sua plataforma Big Data consegue sobreviver consistente
Danilo Costa Marim Segura

Essa palestra busca fazer uma provocação de como a qualidade de software e suas boas práticas podem enriquecer a garantia de consistência e organização de grandes quantidades de dados. Apresentarei um case com muitos aprendizados de como estruturar testes automatizados de forma a garantir que todo o fluxo da informação, os produtos e os projetos que dependem disso não sejam afetados por eventos adversos. Esses eventos ocorrem naturalmente em ambientes tecnológicos, e podem ser desde integrações com bugs, bancos de dados indisponíveis e até mudanças de payloads de APIs core da sua empresa.

Interpretação de resultados de teste de performance
Douglas Cardoso

Irei abordar testes reais de performance e estabilidade e correlacionar os resultados para chegar a algumas conclusões e sugestões de melhorias para a aplicação testada.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Identificando vulnerabilidades através do Teste de Invasão
Samantha Morais Nunes

Com o crescimento e evolução tecnológica, cada vez mais precisamos nos preocupar com Segurança da Informação. Ataques, sejam externos ou internos, podem causar indisponibilidade de serviço, vazamento de dados e entre outros danos que podem ser irreparáveis, impactando desde a operação à reputação de uma organização. Para apoiar organizações na avaliação dos riscos de segurança da informação uma alternativa é o Teste de Invasão, que busca identificar vulnerabilidades e a severidade considerando o negócio de cada empresa. Nesta palestra iremos discutir sobre as fases e procedimentos para a realização de um teste de invasão, bem como as ferramentas e procedimentos que podem ser utilizados.

16:40 às 17:30 Cypress.io - Automação de Testes end-to-end
Rafael Berçam Medeiros

Cypress.io é um framework de automação de teste end-to-end com uma proposta muito interessante onde os seus idealizadores criaram uma ferramenta especializada em testes de ponta a ponta sem usar selenium, trazendo uma nova abordagem para o cenário de qualidade de software, dando mais poder para os desenvolvedores e QA`s para entregar produtos verdadeiramente testados!

Test Management Best Practices
Afsana Atar

With the maturity of Software development practices, a tester needs to understand best practices for test management to streamline testing activities. This enables agility while using automated delivery systems and ensuring quality in each delivery. Topics covered Adopting a model-driven approach to test management Utilizing the right tools & techniques for effectively managing test activities Setting up the infrastructure for improved test performance Managing resources and training needs for skill development Managing test artifacts for streamlining test efforts Effective test coverage and defect management Selective and judicious automation for improved efficiencies and scaling operations

17:40 às 18:30 Testando em Realidade Virtual
Elane Vasconcelos

Nos últimos anos temos visto um aumento de aplicações e jogos em Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Das plataformas mais básicas as mais avançadas, todas precisam passar por testes para serem lançadas. Se você tem interesse em conhecer mais dessas plataformas e as melhores práticas de como testá-las, essa sessão é pra você.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Procuramos um público diversificado de profissionais focados em qualidade de software. QAs, desenvolvedores, Product Owners e todos os demais interessados em agregar qualidade em seus produtos


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Afsana Atar
Afsana Atar
Susquehanna International Group
Andre Silva
Andre Silva
Unimed-BH
Daniel Nascimento
Daniel Nascimento
ThoughtWorks
Douglas Cardoso
Douglas Cardoso
Modular Mining