TDC 2019
Belo Horizonte
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Pessoas > Tecnologia

Python para todos, todas e todes: Descubra infinitas possibilidades dessa tecnologia que vem ganhando cada vez mais o coração e as telas do mundo! Python é uma das mais requisitadas e populares linguagens de multi-propósito.

Nesta trilha, além de recursos desta teremos muita interação com a melhor parte da linguagem, a sua comunidade!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criando Histórias Interativas com Ren'py
Cláudia Cruz Machado

Histórias interativas, também conhecidas como visual novels, são um estilo de jogo com bastante narrativa e opções de interatividade.

Nessa palestra, aprenda a fazer sua própria visual novel, da criação dos scripts à compilação, através do Ren'py, uma ferramenta open source feita em Python.

11:10 às 12:00 DataRefugees - Open Data
Lucas de Barros Teixeira

Aprenda o conceito de Dados Abertos, e usando uma plataforma 'open source' e on-line para acessar os dados sobre os Refugiados em noss país. Usando Pandas, biblioteca mais famosa do Python realizaremos diversas abordagens nos Dados sobre o tema! Se você busca respostas? Prepare-se! Quero proporcionar formas de você criar suas próprias perguntas, usando tecnologia e os dados abertos.

Thumbor: Performance e escalabilidade no processamento inteligente de imagens
Cristian Dean

O Thumbor é um projeto open source que nasceu e é amplamente utilizado na globo.com para processar de forma inteligente e servir mais de 1 bilhão de imagens por mês.

Além de ser altamente extensível e escalável, o Thumbor foi desenvolvido em python, possui um conjunto de bibliotecas compatíveis com diversas linguagens e uma comunidade bastante ativa.

12:10 às 13:00 High audience Python
Guilherme Vierno

Nesta talk irei explorar algumas técnicas e ferramentas que podemos empregar para atingir o famigerado throughput de milhares de requisições por segundo usando Python para a web. Mostrarei alguns dos padrões usados na globo.com para atingir grandes números, como os principais frameworks que existem em Python são usados e quais o principais pitfalls que podemos cair.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Paralelismo, Concorrência & Memes
Matheus Hernandes

AQUI TEM INFORMAÇÃO ROGERINHO. Tá na hora de aprender memes ~ paralelismo e concorrência vem de brinde! Quem entende de memes entende de paralelismo e concorrência, é lei, se tu não sabe a ligação entre eles, bora descobrir! Mais simples que isso só o Choque de Cultura.

GraphQL no mundo real com Graphene
Lucas Costa

A GraphQL é uma tecnologia de APIs inventada no Facebook que tem sido adotada por empresas como Netflix, Github, PayPal, entre outros grandes players.

Nessa palestra vou mostrar exemplos do mundo real de utilizar um servidor GraphQL para centralizar o acesso a diferentes APIs, recursos, e serviços através de uma abordagem prática com a biblioteca Graphene. Desde como construir uma aplicação básica até alguns truques para facilitar a disponibilização de recursos para facilitar o desenvolvimento.

15:10 às 16:00 Wrapping C libraries into Python modules
Gustavo Pantuza

Entenda como bibliotecas Python como PIL, ScyPy, Numpy fazem interface com módulos em C compilados disponível no sistema operacional. Nativamente o Python te permite fazer isso. Essa palestra visa apresentar os conceitos, os recursos do compilador/interpretador Python para permitir essa tipo de interação entre as linguagens. Um módulo C / Python será apresentado como exemplo.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Criando robôs para compra e venda de criptomoedas
Rodrigo Brito

Aprenda a criar robôs para automatizar a compra e venda de criptomoedas (Bitcoin, Ethereum, Ripple, etc). Utilizando as linguagens Python e JavaScript é possível criar poderosas ferramentas de automatização direcionadas ao mercado financeiro. Por meio das plataformas BackTrader e Gekko, é possível operar exchanges, aplicar testes de performance (backtesting), além de plotar gráficos para análise técnica.

Python Clean Code: me ajuda aí sô!
Daniel Nascimento / Mauricio Moreira

Vamos tratar de conceitos relacionados ao código limpo, começando com o que é e o que significa. Entender que código limpo não é apenas uma coisa legal para se ter um luxo em projetos de software, é uma necessidade. Sem código de qualidade, o projeto enfrentará os perigos do fracasso devido a dívidas técnicas acumuladas. Como fazer isso em Python? É disso que vamos falar!!!

17:40 às 18:30 Construindo serviços real-time com aiohttp
Jefferson Andrade

Creio que a crítica mais comum ao Python é em relação à sua performance. Nessa apresentação iremos construir e entender o funcionamento de um serviço em tempo real utilizando o framework aiohttp para construir uma aplicação fantástica em tempo real.

Do código à produção em projetos Python usando GitLab.
Isaac Felisberto de Souza

Python tem se destacado por ser uma linguagem simples e de fácil aprendizado, nada mais justo que acompanhando essa facilidade tenhamos ferramentas que tornem possível ir da implementação do código até deploy em produção de maneira simples aplicando no processo questões como: integração contínua, testes automatizados, qualidade de código, documentação, deploy automatizado, dentre outros. Venha ver nesta apresentação como fazer isso com o uso do GitLab que facilita e centraliza o uso de outras ferramentas conhecidas no mundo python como: pytest, flake8, pycodestyle além de Docker e Heroku.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Não temos restrições de público. Todos são muito bem vindos.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Cristian Dean
Cristian Dean
Globo.com
Daniel Nascimento
Daniel Nascimento
ThoughtWorks
Isaac Felisberto de Souza
Isaac Felisberto de Souza
Resultados Digitais
Lucas Costa
Lucas Costa
Suga Ads
Matheus Hernandes
Matheus Hernandes
BackEndBrasil
Mauricio Moreira
Mauricio Moreira
ThoughtWorks
Rodrigo Brito
Rodrigo Brito
Studio Sol