TDC 2019
Belo Horizonte
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Management 3.0 e Gestão Ágil Inovação, Lideração e Gestão

Em 2010, o Management 3.0 começou inicialmente como o livro mais vendido sobre a gestão ágil do guru da liderança Jurgen Appelo. Management 3.0 é um movimento de inovação, liderança e gestão, redefinindo a definição de liderança tendo a gestão como uma responsabilidade de grupo. É sobre trabalhar junto para encontrar a forma mais eficiente para que o negócio atinja os seus objetivos enquanto mantêm a felicidade dos trabalhadores como uma prioridade.

Como podemos criar equipes ágeis atuando como unidades auto-organizadas, oferecendo um valor contínuo rápido e com os indivíduos motivados corretamente? Nesta trilha haverão palestras dinâmicas com o público e ?cases? reais de times e empresas que estão usando essa abordagem nos seus projetos. Lições aprendidas, sucessos, dificuldades, técnicas, é nesta trilha que você encontrará todos estes itens.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Liderança Ágil: mantendo as pessoas ativas, criativas e motivadas através do Management 3.0.
Luiz Henrique Gomes Júnior

Como gestor, algum tempo atrás, deparei com um cenário em que os times apresentavam baixa energia e desmotivação, devido às mudanças organizacionais. Com foco na visão do Management 3.0 - Energizar pessoas, na qual as pessoas são a parte mais importante das empresas, desenvolvi uma metodologia de trabalho com meus times baseado em práticas e conceitos da Gestão Ágil. Ao longo da palestra apresentarei os desafios enfrentados, cases de falhas e sucessos e a celebração de ambos, durante o desenvolvimento e execução desta metodologia. Ao final, proponho um quadro de ferramentas e práticas a para resolução dos desafios mais comumente vivenciados.

Utilizando o Feedback Wrap no lançamento de times Scrum
Rafael Reis

Bora criar um feedback construtivo de verdade? Não é legal só dar ênfase nos pontos ruins, ou você pode acabar ouvindo um ?Falar é fácil! Porque não faz melhor? ?. Também não é legal ficar em cima do muro e dar a impressão de que tudo está às mil maravilhas. Na minha jornada como Agile Coach, já cometi erros ao não elaborar um feedback assertivo. Mas eis que um dia descobri o Feedback Wrap e pensei: Por que experimenta-lo, por que não experimenta-lo? Experimentei-o, e, não é que deu certo? Nada melhor que compartilhar então! Uma breve síntese de como a técnica foi aplicada no lançamento de alguns times Scrum, e com isto os ajudou na criação de um plano prático de melhoria contínua.

11:10 às 12:00 Gestão ágil e a arte do desapego
Mateus Matos de Sá e Sousa

Nesta apresentação, vou falar um pouco sobre a minha carreira na área de TI e experiência em cargos formais de gestão. Para isto, compartilharei conceitos, textos e experiências que me marcaram, influenciaram e me inspiraram durante esta caminhada até agora.

Entendam como fiz a transição do modelo de gestão de times tradicionais para times ágeis em um ambiente corporativo conservador e altamente hierarquizado.

Praticando o Management 3.0 sob a ótica das 5 Disfunções dos Times
Rafael Targino / Pedro Cortez

Times engajados, motivados e comprometidos são fundamentais para lidar com todo o cenário de complexidade que temos hoje em dia. Mas como podemos fomentar isso?

O modelo de times de Lencioni fala que tudo começa com a confiança e avança por 5 estágios (não necessariamente sequenciais) passando pelo conflito construtivo, pelo comprometimento, pela responsabilização mútua até chegar aos times compromissados com os resultados.

Nesta palestra iremos apresentar as 5 disfunções dos Times e mostrar quais as ferramentas do Management 3.0 podem ser utilizadas em cada cenário, baseado na experiência prática dos autores facilitando times.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Lidere por Pontos Fortes
Carla Mendes

As pessoas que utilizam seus pontos fortes todos os dias são seis vezes mais propensas ao engajamento no trabalho. Equipes que focam em seus pontos fortes são 12,5% mais produtivas. Venha aprender a como realizar uma liderança com foco em pontos fortes e talentos individuais, ao invés de realizar a famosa gestão tradicional que no PDI do seu colaborador é dado foco no gap a ser desenvolvido ao invés do talento a ser potencializado e isso faz com que as organizações tenham muitas pessoas medianas e poucas talentosas. Nessa palestra iremos te apresentar uma proposta diferente que vai te ajudar a identificar e cultivar talentos de forma individual, e construir um time alta performance.

Como a confiança pode fazer pessoas e empresas irem mais longe
Alberto Souza

Alcançar e superar os resultados esperados. Quem não está a procura disso? Parece até um conto de fadas. A pergunta que fica é: como promover uma gestão que facilite a transformação desse conto de fadas em realidade?

Aqui na Caelum temos praticado um modelo de gestão chamado de Trust Management. Estamos continuamente trabalhando para construir uma relação forte de confiança entre as pessoas e a empresa com o objetivo de despertar o sentimento do "eu quero ajudar" em cada uma delas, o famoso pensamento de dono. Na palestra vamos discutir os pilares que podem ser trabalhados para a construção dessa confiança e também vamos descobrir o que a ciência tem para falar sobre esse assunto :).

14:10 às 15:00 Delegation Board - como empoderar seus colaboradores através dessa poderosa ferramenta.
Rafaela Sampaio

Para que possamos delegar, é necessário deixar claro quem decide e o quê. O Delegation Board é uma poderosa ferramenta do management 3.0, que mostrar exatamente este nível.

Os níveis vão desde a situação em que o Líder possui total autonomia para tomar a decisão, até o último nível, em que o poder da decisão está nas mãos do colaborador, sem a interferência do gestor.

Você conhece as pessoas do seu time?
André de Souza Pedralho

"Era uma vez, um gestor de um time altamente qualificado, com uma demanda urgente e importante. Reuniões de planejamento são feitas e o projeto iniciado."

Esta história tem tudo para ter um final feliz, o projeto terminar no prazo esperado, o usuário ter o problema resolvido e a empresa faturar de acordo com a entrega. Mas também pode ser um desastre e ter o resultado oposto.

As chances de sucesso serão maiores se todos os envolvidos souberem como se motivarem a agir e comunicar de maneira eficaz. Nesta palestra, mostrarei que entender a diversidade comportamental do time é a chave para isso.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Transformação 360° - Somos todos responsáveis!
TULIO TADEU CABRAL DE OLIVEIRA

Esta apresentação é um estudo de caso real de transformação cultural e de clima organizacional em uma multinacional brasileira. Como engajamos as pessoas? Porque o Managment 3.0 faz todo sentido? "Gestão Ágil" existe mesmo?

Quando o rockstar acaba com a banda!
Flavia Dias Ladeira

Rockstars são profissionais tidos pelas empresas como os salvadores de problemas existentes, o que é verdade na maioria dos casos. Devido ao pouco conhecimento em formação de times, equipes acabam sendo formadas com um grande números de rockstars que estarão ali para resolver todo e qualquer tipo problema que ocorra! Sabemos que um cantor de rock não salva uma banda de sertanejo. Essa apresentação irá trazer uma nova forma de pensar sobre a necessidade de diferenciarmos problemas complexos de complicados, a frequência que cada tipo de problema ocorre e como lidamos para resolver cada um deles.

16:40 às 17:30 Os perigos do Management 3.0
Roberto Brasileiro / Yoris Linhares

Management 3.0 tem os seus perigos, acredite. Quem sente esses "perigos" são gestores que tem receio da autonomia, da auto-organização e do empoderamento das pessoas. Vamos entender como o Management 3.0, pode ser perigoso em ambientes onde a gestão se sente ameaçada com esses novos conceitos.

17:40 às 18:30 Comunicação Não Violenta - Criando Times Ágeis de Alta Performance
Petrus Junior Evangelista

Venha conhecer um sistema de comunicação que facilita conexões verdadeiras, que possibilita que tenhamos foco em Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas. Um bando de pessoas só se torna um time quando começam a se preocupar com as necessidades um dos outros e encontram necessidades em comum, ou seja, um propósito.

Employee Experience & Business, isso pode dar match!
Ana Cláudia Mendonca

"As organizações vivem a era da experiência, pois é necessário entregar valor aos clientes. E você gestor? Como você pensa e entrega valor ao seus funcionários e times? Como você desenha experiências para e com eles, em relação às políticas e práticas de gestão, e como isso pode impactar o negócio? O Designer de Experiências é o novo mindset de qualquer gestor.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Agilistas, Gerentes, Coordenadores, Desenvolvedores de Software, Agile Coach, Scrum Master, Product Owner, Analistas em geral, executivos e empresários.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Ana Cláudia Mendonca
Ana Cláudia Mendonca
Tribunal Superior Eleitoral
Carla Mendes
Carla Mendes
OrinNova Consultoria
Pedro Cortez
Pedro Cortez
PagSeguro
Rafael Reis
Rafael Reis
Adaptworks
Rafael Targino
Rafael Targino
GovernançaBrasil S/A
Roberto Brasileiro
Roberto Brasileiro
MétodoÁgil.com
Yoris Linhares
Yoris Linhares
Agilidade Organizacional