TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Kanban e Lean Da filosofia do Lean ao pragmatismo do Kanban. Conhecendo e aplicando práticas Lean.

O sistema kanban surgiu em meados da década de 1940, e o David J. Anderson pontencializou o seu uso através do método Kanban, servindo a diversos propósitos dentro das empresas. E esse sucesso se deve especialmente á sua simplicidade.

Manusear post its e criar quadro Kanban nas paredes, se tornaram atividades rotineiras em uma grande quantidade de empresas. Mas como podemos ir além, evoluindo e melhorando continuamente nossa equipe e resultados? Como as práticas Lean e o método Kanban pode nos ajudar?

O que os participantes irão encontrar nessa trilha:

  • Como dar os primeiros passos com Lean e Kanban?
  • Cases de empresas reais (da adoção aos resultados)
  • Métricas e gestão de fluxo

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Crescendo o time de devs Mobile do Nubank em busca de mais autonomia
Vinicius Andrade

Essa apresentação mostrará o case do NuBank de crescimento do time de desenvolvedores mobile. Com o crescimento da empresa e lançamento de novos produtos enfrentamos dificuldades com um time de mobile centralizado. Serão discutidas as dificuldades desse modelo centralizado e as ferramentas utilizadas para evidenciar as dificuldades. Discutiremos as soluções implementadas e como nossos squads estão organizados hoje, os problemas que temos encontrado nesse novo modelo de trabalho, e as perspectivas pro futuro.

Descubra o porque o Lean funciona
Roberto Brasileiro

Porque o Lean funciona? Muitas empresas e pessoas utilizam conceitos do Lean. Porém são pouco que focam no realmente importa, para que gere os resultados esperados. Vamos decifrar o Lean?

11:10 às 12:00 Do Fabril ao ágil : 5 aprendizados do modelo fabril japonês aplicados a times ágeis
Francisco Fujimoto / Cristiano Oliveira

Trazer uma nova perspectiva sobre a gestão de times ágeis. Fazendo um paralelo entre as experiências tanto na gestão de pessoas em um ambiente fabril quanto em um ambiente com foco na era do conhecimento e economia criativa. Além de quebrar mitos e também trazer curiosidades em relação da cultura japonesa.

Aplicação do Sistema Toyota de Produção na Industria de Software
Luís Aguirre

Soluções para promover a qualidade do software vêm sendo empregadas desde o surgimento do próprio software, com a finalidade de minimizar ou eliminar perdas no processo de desenvolvimento. Neste sentido, esse estudo analisou a aplicação do Sistema Toyota de Produção em uma linha de desenvolvimento de software, com intuito de ser uma solução para esse problema. Para isso foram utilizados os pilares que o Sistema dispõe, sendo eles o Just-in-Time e o Jidoka. Como resultado, obteve-se uma lista das ferramentas que podem ser aplicadas na indústria de software agregando qualidade ao produto final.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Kanban ? O poder do fluxo contínuo
Guilherme Villanova / Fábio Trierveiler

Já está cansado dos vários frameworks da moda e os resultados do seu time permanecem os mesmos? Saiba como o Kanban vai ajudar o seu time a ter um trabalho sustentável, reduzindo o desperdício de recursos, aumentando a produtividade, disciplina e melhora significativa no ritmo de trabalho, oferecendo um produto com melhor qualidade para o cliente, e em menos tempo.

14:10 às 15:00 Como gerir quadro com 9.000 itens
Fabiano Demétrio / Gisela Souto Nogueira
Como gerir um backlog de 9.00 itens, com um time de 16 pessoas? Como lidar com projeto com mais de 2 anos sem cliente utilizando? O que nos leva a questão, estamos realmente ouvindo nosso cliente? Estamos gerindo um backlog. ou tirando pedido?
Kanban: Desafios e Exitos em uma Multinacional
Frederico Moura
Apresentação de um caso prático de implementação da modelo Kanban para uma grande solução da indústria financeira, em um cenário tradicional, com forte cultura de desenvolvimento cascata, com times heterogêneos e geograficamente distribuídos, focando nos pontos que foram críticos e dos resultados positivos dessa Jornada.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Agilizando a Gestão de Portfólio com Kanban
RICARDO POLITO / Warly Silva

A proposta dessa palestra versa sobre apresentar como um ou mais sistemas Kanban podem auxiliar na gestão de portfólio, promovendo assim a agilidade não somente no nível de times. Exemplificando como a adoção de classes de serviço podem auxiliar na gestão do portfólio de produtos e serviços de uma organização. Um dos tópicos a serem abordados é a aplicação de Upstrem como ponto vital para o refinamento das opções que devem estar presentes no portfólio de uma organização.

Kanban: Do conceito a prática
Ronaldo Costa / Gustavo Neves Alves
O Kanban é um método pouco prescritivo e portanto gera muitas dúvidas na sua utilização. Serão apresentado os conceitos, tais como, throughput, Lead time, Classe de serviço, entre outros, e como foram aplicados na prática de forma evolucionária demonstrando as evoluções alcançadas pelo times através da migração do framework Scrum para o kanban.
16:40 às 17:30 Componentes de antifragilidade nas cerimônias ágeis: Uma abordagem prática
Petrus Junior Evangelista

Existem vários elementos de antifragilidade inseridos em sistemas para mitigar suas fragilidades. Podemos encontra-los nas cerimônias e técnicas ágeis. Eles foram introduzidos para diminuir ou eliminar fragilidades encontradas nas formas de gerenciamento anteriores. Ex.: Na Toyota, o gerente da linha de produção não conseguia melhora-la por ser mal visto pelo time uma vez que apontava atrasos, erros e nunca se responsabilizava. Para mudar, inverteram a situação e colocaram um cordão (andon) que podia ser puxado por qualquer funcionário que identificava uma anomalia e um painel para contar o tempo da linha parada. Com isso, o gerente precisou mudar o foco e os problemas da linha diminuíram.

Desafios das estimativas - Utilizando métricas científicas com Kanban
Bruno Brandes

Pretendo compartilhar com vocês, alguns dos resultados positivos que obtivemos com a decisão de abandonar estimativas em ponto e como nosso processo acabou ficando mais leve, simples e rápido. Responder a pergunta "Quando fica pronto?" passou a ser algo mais natural com dados científicos.

17:40 às 18:30 Kanban em escala
Rodrigo Almeida de Oliveira
Apresentar resultados práticos de implementação de kanban em escala, com envolvimento de pessoas de negócio e t.i. bem como serviços não vinculados ao mundo da T.I. São resultados de implementação em nove unidades de negócio, com mais de 20 serviços mapeados em upstream/downstream, incluindo gestão de portfólio com visão dos flight levels aplicada. Métricas, fracassos, sucessos, estratégias e táticas para viabilizar esta implementação.
Kaizen week - Mudando o status quo em apenas 5 dias.
Gabriel Goes Pacheco

Imagine que seja possível emergir melhorias na sua organização fazendo com que sua equipe resolva problemas complexos. Imaginou? Parece bom não é? O objetivo é trazer ao público o Kaizen Week, metodologia que temos utilizado com sucesso para mudar o status quo de grandes organizações, através de Kaizens com foco na redução dos desperdícios e melhoria contínua. O método é baseado no Google Design Sprint, consiste em compreender a situação atual, divergir ideias, convergir para o processo ideal, executar, validar e acompanhar as mudanças. Apresentaremos informações reais da aplicação nos nossos clientes e dos resultados obtidos. Viu que é possível? Assista essa palestra e veja que é!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Francisco Fujimoto
Francisco Fujimoto
TQI Consultoria e Desenvolvimento Ltda
Gisela Souto Nogueira
Gisela Souto Nogueira
Alterdata Software
RICARDO POLITO
RICARDO POLITO
Penox Gestão em Tecnologia
Roberto Brasileiro
Roberto Brasileiro
MétodoÁgil.com
Ronaldo Costa
Ronaldo Costa
Stefanini

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira