TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Front-End Se você é entusiasta ou gosta de desenvolvimento web e front-end esta trilha é para você.

Venha participar e acompanhar palestras que tratam de temas diversos ligados a essas áreas.

Conheça as tecnologias, novidades e ferramentas que podem ajudar na produtividade, aprimorando seus conhecimentos e facilitando a vida do desenvolvedor.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O framework que escolhi é o melhor?
Fernando Fabricio dos Santos

A partir dos parâmetros de comparação: Conceitos principais, Tamanho, Pré processador, Modularização, Popularidade, Licença, Browser support, Compatibilidade de releases e Média de tempo de releases, estudamos os frameworks de frontend: Bootstrap, Foundation, Materialize, Pure e UIKit. Como sabemos que não existe "silver bullet" comparamos de acordo vários cenários estes dados, passando assim uma ideia inicial do que olhar quando você vai iniciar seu projeto.

Cenários analisados: Necessidade de ser compatível com o maior número de browsers específicos, Mobile first, Menor número de dependências para build, Compatibilidade entre versões e LTS

11:10 às 12:00 Além dos milissegundos: a Psicologia da Performance
João Cunha

A noção de tempo pode ser dividida em duas formas: objetiva e subjetiva. Enquanto a objetiva é facilmente mensurável, a subjetiva envolve a percepção psicológica de como o tempo transcorre.

Estas noções também se aplicam à Web; compressão de imagens, caching e redução de requests são exemplos de técnicas que impactam a performance de forma mensurável.

Mas os números objetivos não contam a história completa - a performance está ligada à maneira como nossos cérebros percebem o carregamento.

Nessa palestra vou explicar como o cérebro entende o tempo e falar de conceitos para aumentar a percepção de performance com técnicas que apliquei em produtos que somam bilhões de page views mensais.

Tá pegando fogo, bixo! Utilizando DevTools para depuração de código
Maria Carvalho

O que fazer quando um bug só acontece em produção e você não tem nenhuma pista sobre o que pode estar acontecendo? Ou pior, quando o bug acontece às quatro horas da manhã na véspera do lançamento de uma feature. A investigação de um bug é um processo que requer uma análise minuciosa e muita paciência. Portanto, quanto mais ajuda tivermos, mais eficiente será nosso trabalho. Por este motivo, os navegadores têm apresentado uma coletânea de ferramentas que podem nos ajudar a resolver tais problemas. O objetivo desta talk é mostrar como podemos utilizar de forma eficiente as ferramentas que os navegadores nos oferecem para depurar o código e tornar o nosso trabalho muito mais eficaz.

12:10 às 13:00 MicroFrontends e componentização para microsserviços
Guilherme Vierno da Silveira

Uma tendência muito forte no mundo do desenvolvimento frontend hoje é fazer aplicações ricas (aka Single Page Applications) que se comunicam com backends componentizados em microsserviços. Irei mostrar como podemos utilizar componentização e carregamento dinâmico de componentes de front-end para trazermos os microsserviços para o front-end, evitando ter uma camada monolítica de apresentação e como essa arquitetura é utilizada nos portais da globo.com.

As diversas formas do CSS moderno
Uriell Viana
Desde bundling a transpilação, o ecossistema de front-end que temos em mãos hoje em dia é repleto de novas funcionalidades, tooling e sintaxes variadas. Uma parte fundamental do desenvolvimento web, o CSS, já passou por diversas formas e aqui vamos abordar a evolução, também como os múltiplos caminhos disponíveis a seguir na hora de configurar a aplicação do CSS no desenvolvimento web.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Entendendo React Hooks e seu impacto no ecossistema
Luiz Baldi

Vamos falar sobre React Hooks, a última feature bombástica lançada pelo core team do React, entendendo os conceitos por trás e qual será seu impacto no nosso querido ecossistema.

15:10 às 16:00 Acessibilidade na prática
Mariane Ferroni / Nayara Souza Ribeiro
As páginas web são o contato que muitos usuários têm com o conhecimento. Mas e se este contato não for prazeroso? E se o usuário não conseguir acessar a informação que ele busca devido a página estar confusa, sem padrões de acessibilidade? O objetivo desta palestra é conversar sobre boas práticas de acessibilidade. Quando o site se adequa abre espaço para um novo público. Palestrantes: Mariane Ferroni e Nayara Souza
Componentização no front-end
Demys Cota
Redução de código repetido. Isolamento de comportamento. Isolamento de estilização. Legibilidade. Manutenção. Padronização do sistema. Aumento da produtividade.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 The Web Animation Club: Life at 60fps
Rafael Caferati

A talk busca difundir conhecimentos gerais e apresentar técnicas avançadas para criar animações web de forma fluída, performática e extensível.

17:40 às 18:30 The state of the state: React state management in 2019
Matheus Brasil
There's always been a large variety of ways to manage state in React. Redux has always been a popular choice, but with React 16, and recently released libraries, there are now even more options. What are these options, and why would you use any of these over any others? Let's go through some popular choices for managing state in React and check their pros and cons and how opting in for each of these may help (or not) to scale your data flow.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019

10 às 19h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Demys Cota
Demys Cota
Conta Simples
Luiz Baldi
Luiz Baldi
Software Engineer
Mariane Ferroni
Mariane Ferroni
Thoughtworks
Matheus Brasil
Matheus Brasil
Beakyn Company
Nayara Souza Ribeiro
Nayara Souza Ribeiro
Developer Consultant
Rafael Caferati
Rafael Caferati
Caferati Digital Consultancy

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira