TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha PHP Essencial Além do essencial para desenvolvedores PHP!

Todo mundo sabe que o PHP é a linguagem de programação mais usada na Web. Sua versatilidade permite o uso em diversos panoramas desde um simples website até o sistema corporativo mais robusto.

O objetivo dessa trilha é introduzir o programador iniciante no ecossistema PHP, visando as melhores práticas, qualidade de código e utilização de paradigmas modernos de programação.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Entendo os famosos Test Doubles
Vinícius Alonso

Muito provavelmente você já precisou "mocar" algo enquanto estava escrevendo seus testes. Esse jargão é muito utilizado entre os desenvolvedores de software, porém, qual seria o conceito por trás de utilizar um mock object? Test doubles é um nome genérico para os famosos: dummies, spies, fake, stub e mock. Nessa palestra vamos entender como podemos utilizar cada um deles para tirar proveito de nossos testes.

A mágica de se criar uma API rest com LARAVEL
Julio Henrique dos Santos

Iniciando um projeto laravel pela linha de comando

-Configurando dados de conexão ao banco

-Criando model e mostrando migration

-Criando rota da api rest

-Criando controller e método de CRUD

Testando e Exibindo resultados da api rest no POSTMAN

11:10 às 12:00 Processamento avançado de vídeos com PHP e FFmpeg
Aryel Tupinamba

O ffmpeg é uma ferramenta poderosíssima para trabalhar com vídeo. Muitos apenas a conhecem como uma ferramenta para fazer encoding de vídeos em diferentes formatos, mas ela pode ser usada para criar e combinar vídeos, imagens, texto e efeitos. Nessa palestra, explicarei um pouco sobre o sistema de filtros do ffmpeg, como combiná-los para criar composições complexas, e como usar o PHP e a biblioteca php-ffmpeg para criar e aplicar filtros em aplicações reais.

12:10 às 13:00 Por Quê Ainda Escolher o PHP?
Davi Moreira

"Hoje, o PHP roda em 80% da web". Mas, o que isso quer dizer? O que faz o PHP ser uma escolha relevante em programação nos dias de hoje? Vamos trazer essa discussão para a mesa e levantar quais os desafios da tecnologia moderna e considerações de mercado de trabalho que fazem o PHP ser uma excelente escolha para se dedicar em 2018.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 O que não fazer ao atualizar para o PHP 7
Gabriel Machado / Gabriel Caruso

Em dezembro desse ano será encerrado o suporte ao PHP 5.6, então se você ainda não migrou para o PHP 7 ainda da tempo. Você vai ganhar uma melhor performance, novas funcionalidades e muita coisa bacana! Mas nem tudo são flores, e algumas coisas podem dar errado. Para quem ainda não migrou ou para quem migrou mas não notou as vantagens do PHP 7 essa palestra é para você. Venha aprender o que evitar fazer nesse tipo de migração com o case de um projeto que adotou o PHP 7 talvez um pouco cedo demais.

15:10 às 16:00 Do Caos ao SOLID: boas práticas para o seu código
Daniel Henrique Garcia / Marcela Godoy Cruz

Quando começamos a desenvolver nos deparamos com inúmeras dúvidas: Qual é a melhor maneira para desenvolver uma funcionalidade? Qual classe é responsável por uma determinada ação? Do nosso primeiro "Hello World" até o momento atual vamos aprendendo com os erros e acertos até encontrar o melhor caminho. Os princípios do SOLID surgiram para facilitar a vida dos desenvolvedores, trazendo as melhores práticas para que a gente construa nossos sistemas de maneira desacoplada, facilitando os testes de unidade e tornando a manutenção mais ágil. É hora de aplicar as boas práticas dos princípios SOLID no seu código PHP e partir para os próximos desafios do desenvolvimento.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 CI e o mundo com menos gastrite.
Luiz Felipe de Oliva Limeira

CI (Continuous Integration) pode ajudar bastante em alguns processos durante o desenvolvimento de software. Quando lidamos com a validações de novas features e bugs fixes no projeto sabemos o quanto isso pode ser trabalhoso. Durante o seu deploy, sempre dá aquela impressão que o coração vai parar, certo? Nessa talk eu vou falar como o CI pode trazer mais maturidade e confiança para o time de desenvolvimento da sua empresa e até mesmo para outras áreas.

Aprendizado em TI
Beatriz Gidzinski Cardoso Gomes

Tudo na vida é um aprendizado, e verdade seja dita, a gente nunca deixa de aprender. Na área de Tecnologia isso é mais presente do que nunca, todos os dias uma nova tecnologia, uma nova forma de olhar para o código e se desenvolver profissionalmente. Qual seria a melhor forma de continuar aprendendo? O que será e como será que eu posso ajudar outras pessoas a ingressar nessa área, transmitindo e recebendo conhecimento. Qual o valor das nossas comunidades nisso tudo?

17:40 às 18:30 Projeto PHP em 50 minutos
Rodrigo Pokemaobr

Será que é possível utilizando o composer e bibliotecas do Github criar uma solução "completa" em PHP? Você descubrirá como a força da comunidade pode ser utilizada no seu dia a dia de desenvolvimento.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Público iniciante em desenvolvimento de software utilizando PHP que deseja se aperfeiçoar em qualidade de código e boas práticas.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Gabriel Caruso
Gabriel Caruso
Leroy Merlin

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial