TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices Os desafios da arquitetura de Microservices posto em prática.

"Microservices vem se consolidando e é atualmente um dos tópicos mais comentados quando se fala de conteinerização a métricas, APIs a serviços. Mas não é algo mais tão atual e nada melhor do que com as experiências aprendermos o que deu certo, o que é preciso melhorar e o que é veemente aconselhável não fazer. Vamos mergulhar nesse mundo aprendendo com experiências passadas e tendências que estão por vir."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Observability: você sabe exatamente o que seus Microservices andam aprontando?
Sinval Neto

O objetivo desta apresentação é compartilhar abordagens, técnicas e ferramentas que a OLX utiliza para promover Observability em uma arquitetura de Microservices. Compartilharemos vários detalhes dos estágios de maturidade que atingimos no time de pagamentos da OLX. Observability é um termo que concentra 3 grandes tópicos: Logging, Monitoring e Traceability.

Como metrificar e monitorar recursos? Quais métricas são importantes e quais não são? Quais ferramentas posso utilizar e suas vantagens e desvantagens? Quais são as dicas e boas práticas para iniciantes e intermediários? Como centralizar e usar os logs para auxiliar na monitoria e extração de informações realmente importantes?

11:10 às 12:00 Resiliência em microservices na busca pelo Hexa
Vinicius Souza

Nesta palestra vou falar sobre os desafios e aprendizados na transmissão da Copa do Mundo FIFA 2018 pela Globo.com. Também irei explorar as técnicas e as abordagens para prover resiliência na comunicação entre serviços, retries, circuit breakers, tolerância a falha de hardwares, e o impacto positivo destas implementações na experiência dos usuários.

Consistência de dados entre microservices: é possível?
Elder Moraes

Eba! Temos microservices! Agora tudo está resolvido: podemos escalar, distribuir e orquestrar nossos serviços sem qualquer preocupação!

Será? Já parou para pensar nos dados de cada serviço? E nos dados compartilhados entre eles? E pior: já pensou nas transações entre serviços?

Transações ACID não servem mais. Transações distribuídas menos ainda. Como fazer então?

Para isso existe o padrão de Sagas! Com ele é possível resolver esse problema de uma forma inteligente, consistente e alinhado ao paradigma de microservices.

Afinal, de que adianta dezenas, centenas... milhares de microservices, se os dados não forem confiáveis?

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Aplicações resilientes com filas: Transformando bits em música.
Jonathan Latties / Thiago Dorneles de Oliveira

Como funciona um pipeline de conteúdo que consome informações de milhões de músicas das principais gravadora do Brasil e do Mundo e entrega ao usuário final.

14:10 às 15:00 Trabalhando com assincronismo em microservices
Lucas Damaceno / Kim Aragon Escobar

Nesta apresentação, iremos demonstrar percepções sobre nossa experiência desenvolvendo uma aplicação utilizando assincronismo em nossa arquitetura de microservices. Iremos falar sobre os benefícios encontrados, os pitfalls, maneiras que achamos de melhorar e refinar nossas implementações, como tratamos e encontramos os erros e como analisamos os dados de nossa aplicação.

Kiali: Microserviços como você nunca viu antes
Guilherme Baufaker Rêgo

A arquitetura de microsserviços distribuídos transforma aplicações monolíticas em pedaços menores que podem ser compostos conjuntamente.

No ambiente de microsserviços, há questões de descoberta de serviços, balanceamento de carga, tolerância a falhas, monitoramento de ponta a ponta, roteamento dinâmico que podem ser difíceis de lidar no nível do serviço.

Para isso apresentamos o Kiali (kiali.io) que conjuntamente com o Istio, Jaeger, Prometheus, possui uma solução para visualizar a topologia dos seus serviços (service mesh), taxa de requisição, latência, distribuição de carga, tracing distribuidos e entre outras funcionalidades que não requerem modificação do código da aplicação

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Arquitetura Orientada a eventos em ambientes complexos
Tatiana Scarpioni / Paula Santana

O objetivo dessa palestra é conceituar ,mostrar cases e melhores práticas de arquitetura Orientada a eventos. Ambientes legados, cloud privada e pública serão mostrados em desenhos de arquitetura para exemplificar cenarios. Mostrarei o uso do kafka para mostrar ao público como utilizar a ferramenta em eventos.

16:40 às 17:30 Da teoria a prática em Service Mesh com Istio e Openshift.
Cléber da Silveira

A apresentação tem como descrever o novo pattern e conceito de micro serviços usando service mesh na plataforma Istio em um cluster de orquestração de contâiners em Openshift com máquinas provisionadas na AWS. A palestra terá a parte conceitual do assunto e por fim será feito demos de processos de routing, canary release, circuit breaker, service graph, trace distribuído, roteamento configurável em informações da request e telemetria. Usando o deployment do bookinfo da demo do Istio e alterando e criando regras, deployments e serviços em tempo de execução e demonstranto seu comportamento.

REST vs gRPC: batalha das APIs
Luram Archanjo

Durante minha jornada em microsserviços, tornou-se aparente que o padrão REST tem sido amplamente utilizado na comunicação entre microsserviços por um longo tempo. Mas recentemente o gRPC começou invadir seu território. Acontece que existem algumas boas razões para isso. Nesta palestra irei apresentar uma introdução ao gRCP, suas principais características e as razões pelas quais empresas como Google, Netflix e Docker estão adotando este meio de comunicação tão flexível e performático.

17:40 às 18:30 Microservices Observability
Claudio Eduardo de Oliveira

Nesta palestra vamos demonstrar como e quais ferramentas podem nos auxiliar para resolver um dos problemas mais comuns na arquitetura de microservices, o monitoramento. Ser?o apresentados exemplos de utilizacao usando Spring Cloud Sleuth, como primeira geracao de microservices e o novo modelo de arquitetura proposto usando Service Mesh , utlizando ISTIO como implementação do conceito.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, DevOps, Arquitetos de Software, estudantes


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Jonathan Latties
Jonathan Latties
Superplayer & Co
Lucas Damaceno
Lucas Damaceno
CWI Software
Luram Archanjo
Luram Archanjo
Mercado Livre
Paula Santana
Paula Santana
Mastercard

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial