TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Já vivemos num mundo conectado à Internet, agora esse mundo passa a ser integrado as nossas coisas do dia-a-dia. Se algo poderá ser conectado à Internet, será!

Até 2020, teremos mais de 20 bilhões de dispositivos conectados à Internet movimentando mais de 1.7 trilhões de dólares.

Toda essa revolução já está em andamento, e empresas como Google e Amazon investindo bilhões na criação de dispositivos, que vão de termostatos inteligentes, assistentes por voz, automação residencial até carros autônomos, tudo conectado à Internet.

Nesta trilha serão apresentadas desde tecnologias, projetos, computação embarcada, segurança e a tendência e futuro da tecnologia. Um espaço para a troca de informações, networking e atualização de mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Intel OpenVINO - Video Inference on the Edge
Jomar Silva

OpenVINO ? é um software gratuito que ajuda desenvolvedores e cientistas de dados a acelerar workloads de visão computacional, agilizar implementação de soluções de inferência de redes neurais, permitindo a execução simplificada e em hardware heterogêneo em plataformas Intel®, abrangendo dispositivos da ponta até a nuvem.

Uma mesma base de código pode ser utilizada em CPU, GPU, FPGA e VPU, flexibilizando e simplificando a distribuição de aplicações avançadas de vídeo.

11:10 às 12:00 Introdução ao Alexa Skills Kit (ASK)
Daniel Olsson

A evolução das interfaces de usuário começou com texto, passando pelas GUIs, dispositivos móveis e agora está nos assistentes pessoais acionados por voz. Entre os disponíveis atualmente, o Amazon Alexa se apresenta como uma solução bastante poderosa, além de ser muito fácil construir aplicações, graças ao Alexa Skills Kit (ASK). Mas para desenvolver interfaces conversacionais é preciso saber como se estrutura uma aplicação por voz, o fluxo de diálogo e como o ASK pode ajudar nessas tarefas. Essa palestra traz uma visão geral do desenvolvimento de um Skill para o Alexa.

Pentaho IoT Analytics Open Source
Marcio Junior Vieira

Iremos demonstrar como podemos integrar e analisar dados da IoT com facilidade usando o Pentaho data Integration. Serão abortados temas como : IoT Data Pipeline, sensores, telemetria, analise em tempo real , machine learning , alertas, visualização e Workflow Integration

12:10 às 13:00 Firebase, um Hub para a IoT
Marlon Bueno Bochi

O Firebase é um conjunto de serviços disponibilizado pelo Google aos desenvolvedor que, vem ganhando diversos adeptos pela sua funcionalidade, poder e aceleração do processo de desenvolvimento. Porém, seu uso vai muito além do desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nesta palestra o objetivo é mostrar o Firebase e diversos de seus serviços em cases que exemplificam seu uso na IoT e na Machine Learning.

Projeto Zeus - API pública para configuração de equipamentos Wifi
Mário Sérgio Queiroz

Pretendo apresentar ao público a API pública que a Intelbras anunciou para gerenciar seus dispositivos.

A ideia é mostrar o potencial tecnológico da plataforma para empreendedores e makers, além de abrir a documentação para trazer exemplos de como consumir a API.

Das especificidades técnicas, mapearei os seguintes temas: - Arquitetura do projeto; - Tecnologias utilizadas; - Como acessar a API; - Segurança dos dispositivos.

Usarei um Access Point como exemplo.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Healthcare 2.0: Cloud computing, Inteligência artifical e Internet das Coisas
Vinicius Senger

Nesta palestra vamos apresentar como inteligência artificial, chatbots, assistentes pessoais, dispositivos conectados e computação em nuvem está mudando o caminho da medicina atual. Apresentaremos diversos projetos de IoT e I.A. para alzheimer, uso de Alexa para enfermagem e também como trabalhar com sensores e equipamentos hospitalares conectados.

15:10 às 16:00 Conectando NodeMCU ao google analytics
Odair Borges

Um caso simples de uso do google analytics para rastrear eventos gerados a partir de um dispositivo NodeMCU.

Lora: uma plataforma, várias possibilidades
Vinícius Silveira Magnus

A plataforma Lora foi criada para ser uma tecnologia sem fio de longo alcance e baixa consumo de energia, hoje é uma das que mais crescem no mundo para as aplicações de IoT, acompanhado do protocolo LoraWan a tecnologia vem ganhando espaço e conquistando comunidades ao redor do mundo com as mais diversas aplicações. No Brasil a tecnologia vem mostrando seu poder em alguns projetos principalmente na área de agronegócios. Desejamos demonstrar as potencialidades do uso dessa tecnologia para o cenário de IoT em aplicações diversas, demostrando também alguns projetos já desenvolvidos a nível nacional e internacional.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Construindo aplicações IoT seguras com blocos criptográficos de alto nível
Sean Wykes

Vamos descobrir como construir aplicações IoT mais seguras através de blocos criptográficos de alto nível. Iremos explorar uma arquitetura moderna e heterogênea baseada em uma solução IoT prática. Aplicando bom-senso, boas práticas e o mindset de desenvolvimento seguro, vamos modelar os principais processos e fluxos de informação, e identificar o que é preciso fazer para assegurar os nossos dados, dispositivos e usuários. No processo, iremos aprender a evitar muitos dos erros mais comuns, e conheceremos a biblioteca libSodium, que fornece um conjunto de blocos seguros já testados e prontos para inclusão nas nossas aplicações IoT.

17:40 às 18:30 Caninos Loucos: The dogs are barking
Jon Maddog Hall

Eight years in the making, the Caninos Loucos project of creating low-cost "single-board" computers is finally here. Recognized as being the hardware platform of Brazil's National Internet of Things program. the platform currently consists of the "Pulga", a small sensor computer, the "Labrador" a "Raspberry Pi makeover" and the Subutai(tm) Blockchain Router, which is a broadband router on steroids that also mines cryptocurrencies. This talk will describe the features of the three machines and discuss projects which are already using them.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Esta trilha destina-se a todos aqueles que querem fazer parte desta revolução. Desde os curiosos, entusiastas, makers, engenheiros, designes, empreendedores e programadores, todos serão bem vindos!


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Daniel Olsson
Daniel Olsson
SoftDesign
Marcio Junior Vieira
Marcio Junior Vieira
Ambiente Livre
Mário Sérgio Queiroz
Mário Sérgio Queiroz
Associação Python Brasli
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial