TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Inteligência Artificial A inteligência artificial poderá revolucionar a humanidade como nunca se ouviu falar antes.

A descoberta do fogo, da eletricidade e o desenvolvimento das maquinas mecânicas , nada se compara com a revolução que estamos vendo acontecer atualmente, a inteligência artificial veio para ficar e dominar o mundo na revolução industrial 4.0, muito ainda está por vir, com toda a capacidade que essa tecnologia pode nos trazer e mudar o mundo como o conhecemos hoje.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Redes neurais - do zero ao código
Italo Jose de Oliveira

Veremos como funciona na teoria um neuônio artificial(perceptron) e uma rede cheia de neurônios(multlayer perceptron) e como podemos codifica-los em python e em go!

11:10 às 12:00 ML .NET - Machine Learning com .NET CORE
Thaissa Bueno Sanches

.NET CORE um importante framework do ecossistema .NET, , com a grande vantagem de ser multiplataforma e rápido, não esperávamos mas aconteceu, agora podemos também trabalhar com machine learning nele e com c#, graças a ML .NET uma nova biblioteca oficial para .NET CORE

Inteligência Artificial: soluções e problemas invisíveis
Caio Felipe Pereira Calado

Existe um debate acontecendo na nossa indústria e talvez nem todo mundo saiba: "software is eating the world, but AI is going to eat software", mas e quem não é da área e não entende muito bem de tecnologia: será que essas pessoas estão atentas softwares que podem estar automatizando as suas vidas?

Sabemos que os algoritmos e serviços "inteligentes" podem nos ajudar a enxergar muito além do entendimento humano, mas talvez seja hora de ter uma discussão mais aberta sobre o uso dessas tecnologias na nossa sociedade.

Esta talk visa discutir bons e maus exemplos do uso de tecnologia e levantar questões sobre como nós, makers, podemos construir um futuro cada vez mais ético e transparentes.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como criar um Android com cérebro de pássaro
Lucas Frota

Nesta palestra descreveremos um jeito simples e rápido de embutir modelos de inteligência artificial em dispositivos Android, através da serialização de objetos Java. Iremos gerar um modelo de conhecimento a partir de técnicas clássicas de machine learning com o auxílio da API Weka, realizando o treino desse modelo em um computador e gerando predições diretamente no celular.

Treinamento de IA com Microsoft Azure Cognitive Services: Face API
Osilmar Mendonça

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais importantes no mundo atual. Aprenda extrair metadados de imagens de rosto para identificação de pessoas, emoções, idade, sexo e muito mais.

14:10 às 15:00 NLP: O que podemos aprender com ele?
Robton Rodrigues Brangaitis / Gustavo Brito

O Natural Language Processing (NLP), ou Processamento de Linguagem Natural, é uma das soluções de IA que está ganhando muito espaço no meio empresarial. Sua utilidade para classificação de textos, extração de informações, juntamente com vários métodos de Machine Learning, entre outras utilidades, está levando as empresas a investirem "pesado" no desenvolvimento desse tipo de aplicação. Um de nossos cases nos desafiou a encontrar uma solução baseada nessa tecnologia. Nosso objetivo era construir uma aplicação que extraísse diversas informações de uma série de arquivos, reduzindo mais de 10 mil horas de serviços mensais no menor tempo possível. Como fizemos isso?

Machine Learning em Embarcados: TradeOff, nem tudo se resolve com Deep Learning.
Wilson Oliveira

Nesta apresentação, vamos falar sobre como desenvolver aplicações que empreguem machine learning em dispositivos com SO Tizen e Javascript. Um exemplo é mostrado em um SmartWatch Gear S3, onde uma aplicação será capaz de classificar offline, no próprio relógio, desenhos de números feitos a mão, utilizando uma rede neural convolucional em TensorFlow.js e outros algoritmos de machine learning, como KNN e Naive Bayes.

Experimentos mostrarão os custos de desenvolvimento, tempo e processamento dos modelos preditivos em comparação com acurácia.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Inferência de vídeo otimizada com OpenVINO
Jomar Silva

OpenVINO ? é um software gratuito que ajuda desenvolvedores e cientistas de dados a acelerar workloads de visão computacional, agilizar implementação de soluções de inferência de redes neurais, permitindo a execução simplificada e em hardware heterogêneo em plataformas Intel®, abrangendo dispositivos da ponta até a nuvem.

Uma mesma base de código pode ser utilizada em CPU, GPU, FPGA e VPU, flexibilizando e simplificando a distribuição de aplicações avançadas de vídeo.

16:40 às 17:30 Using a Serverless Architecture to Deploy (and consume) Machine Learning models
Rafael Zotto

Alright! So you have your ML model trained and showing acceptable results; you are now ready to share it with the world. But how?

This short talk will share a step-by-step guide to an approach on how to use your trained models with AWS Lambda to leverage a simplified serverless computing approach at scale. To do so, we will talk about a few AWS services (like Lambda and Simple Storage Service (S3)) and how we can put them together to take your ML to the Cloud (and scale!)

AI, Machine Learning e Processamento de Voz e Texto
Henrique Schreiner

Hoje em dia existem várias opções de assistente virtual no mercado Alexa, Google Assistant, Siri e por aí vai. O que elas têm de mais comum são algumas técnicas de análise de dados que permitem entender, processar informaçoes e chegar a conclusões com elas. Nesta palestra vamos falar sobre algumas das técnicas aplicadas neste tipo de aplicação e construir nosso próprio assistente virtual usando Python.

17:40 às 18:30 Identificando fraudes com Redes Neurais. Na teoria e na prática!
Lucas Bruscato

O que é uma rede neural e como posso aplicá-la no mercado de trabalho? Nessa apresentação explicarei de uma forma simples como funciona uma rede neural, de uma forma gráfica exibirei seu funcionamento e apresentarei uma aplicação em identificação de fraudes em transações de compra na web. Mostrarei na prática, por meio de um código em R utilizando Keras (TensorFlow), como criar uma rede neural para identificação de transações fraudulentas.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

entusiastas de tecnologia, desenvolvedores, empresários e cientistas


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Henrique Schreiner
Henrique Schreiner
Desenvolvedor Senior
Lucas Bruscato
Lucas Bruscato
PagSeguro UOL
Lucas Frota
Lucas Frota
Samsung Ocean Center
Wilson Oliveira
Wilson Oliveira
Samsung Ocean Center

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial