TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Inovação Inovação, tendências e futurismo

Na trilha Inovação, Tendências e Futurismo, iremos abordar desde os conceitos, até as tendências, ideias, criatividade e comportamentos, além de vários casos no Brasil e no mundo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criatividade Para Quem Não Se Acha Criativo (E Para Quem Quer Ser Ainda Mais)
Karin Keller

Para poder criar o novo, é preciso ampliar o cinto de ferramentas e exercitar novas formas de pensar. Inovação não se aprende na escola: um dos seus ingredientes principais, a criatividade, foi trancafiado dentro do armário. Mas alguns rebeldes, com muita criatividade, tem usado o pensamento divergente para encontrar novos caminhos. Com isso, profissionais de diversas áreas têm buscado desenvolver esse "músculo" que, segundo o World Economic Forum, é uma das 3 habilidades essenciais para o futuro. Nessa apresentação, vamos conversar fazendo: com exercícios práticos para expandir as possibilidades.

11:10 às 12:00 O Universo dos Hackathons
Abraão Sena da Silva

O Hackathon tem feito parte do processo de transformação de pessoas e empresas ao redor do mundo, ainda mais quando olhamos para ele como uma ferramenta que potencializa essa mudança. Seja levando aprendizado ou um novo mindset temos visto uma grande popularização desse formato de colaboração criativa. Porém, nessa palestra, apresento um novo olhar sobre a forma de viver essa experiência. Será que essa iniciativa veio pra ficar ou é só mais um modismo do momento?

Do sonho a realidade: uma jornada de inovação e empreendedorismo
Leandro Ginane

O conteúdo da palestra traz luz sobre métodos, estratégias e desafios para inovar em um ambiente complexo como o Brasil. O conteúdo tem como referência as principais bibliografias mundiais sobre inovação e a experiência prática de ter criado, desenvolvido e mantido um software SaaS no Brasil. Entre os principais assuntos estão: 1) A função do capital de risco no processo de inovação; 2) A importância da cultura para que a inovação se torne um processo contínuo na empresa; 3) O erro como parte do processo de inovação; 4) A inspiração no processo criativo; 5) Como inovar em situações comuns do dia a dia;

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 C3R - Convertendo um carro a gasolina para elétrico - 1 ano depois
Julio Boehl

Ano passado apresentamos no TDCPOA como foi o projeto de converter um veículo a gasolina para eletricidade. E será que deu certo? Veja agora como o carro se comportou e evolui em engenharia, sustentabilidade e inteligência. Além das funcionalidades de IoT, Arduinos e interação apresentadas o ano passado, uma nova convidada irá falar sobre o carro. A Alexa.

Construindo um time de Data: do zero aos modelos em produção
Daniel Cassiano

Como construir um time de Data quando não existe a cultura, as pessoas, os sistemas necessários, as ferramentas e os dados? Nessa talk vamos falar dos desafios de construir um time de Data no Luizalabs e contar como escalamos de 7 para 40 pessoas em 4 meses, construindo um ecossistema, criando uma cultura que extrai o máximo dos Data Scientists e Engenheiros, e como saímos praticamente do zero até a produção.

14:10 às 15:00 Criatividade com PNL - O método Walt Disney
Alisson Lima

O sucesso de muitas pessoas e empresas está diretamente ligado a sua capacidade de se adaptarem e desenvolverem produtos e soluções inovadoras. Como requisito para que a inovação aconteça, é necessário que ambientes corporativos e profissionais tenham em sua biblioteca de recursos uma ferramenta muito importante: a Criatividade. Nessa apresentação você aprenderá uma das metodologias de criatividade mapeada pela Programação Neurolinguística de mais sucesso de todos os tempos, o Método Walt Disney.

O mundo em 2030: visão de tendências da Singularity University
Rafael Bortolini

O conteúdo da apresentação foi elaborado a partir dos aprendizados que tive como aluno da Singularity University ("SU"). A SU é uma ?universidade? diferente. Foi fundada pelo futurista Ray Kurzweil e pelo empreendedor Peter Diamandis, e funciona dentro do NASA Ames Research Center, no Vale do Silício, Califórnia, EUA. A SU estuda tecnologias com crescimento exponencial, ou seja, que tenham o potencial de crescimento e impacto que pode transformar economias, empresas e o nosso próprio estilo de vida. Nessa apresentação vamos ver como a Singularity vê o mundo em 2030 e além.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 ABRINDO A CAIXA PRETA: OS BASTIDORES DA UNIÃO DAS MARCAS GAÚCHA E ZERO HORA NO DIGITAL
Mauricio Castro

Quer saber tudo que rolou nos bastidores da união do jornal Zero Hora com a Rádio Gaúcha no digital?

Como nasceu o GaúchaZH? Como fazemos para mensurar mais de 13 milhões de usuários que acessam o site por mês? Que ferramentas utilizamos? Estratégias que utilizamos baseada em dados e no comportamento do usuário.

Nessa palestra, a caixa preta será aberta. Além de mostrar tudo o que foi feito, irei mostrar COMO foi feito.

O aprimoramento do sistema eleitoral utilizando a tecnologia Blockchain
Flávio Henrique Moura Stakoviak / Adriano Ribeiro

A Blockchain é uma tecnologia bastante discutida nos últimos anos e ainda que conceitualmente nova, o conjunto das tecnologias que formam a Blockchain é maduro e utilizado em projetos de segurança (criptografia), comunicação (redes peer-to-peer), bancos de dados (estruturas de dado. O sistema eleitoral brasileiro é pioneiro no voto eletrônico e desde o início da sua implantação, atualizações importantes tornaram a urna eletrônica mais segura.s) etc. Apesar de todas as melhorias feitas ao longo dos anos, o sistema de votação brasileiro ainda é passível de questionamentos e frequentemente criticado por uma transparência não satisfatória.

Inventário Florestal Digital: um premiado case de inovação.
Carlos Baldissera

Como inovar de verdade em um mundo que está em constante evolução? MVPs, startups, negócios exponenciais, tecnologias disruptivas: esses são os nossos desafios! Venha conhecer um case inovador premiado nacionalmente na área florestal: o que fizemos, como fizemos e os resultados obtidos com o projeto Inventário Florestal Digital.

16:40 às 17:30 Cultura da Inovação na CESAR School
Daniel de Sant'anna Martins

Com a proposta de formar profissionais inovadores capazes de fomentar e executar projetos que trazem mudanças relevantes para a sociedade, a CESAR School é, antes de tudo, uma escola de Inovação. A formação é focada nos interesses do mercado, tanto no que se refere ao ponto de vista técnico, quanto a habilidades como protagonismo, liderança, teamwork e autoempreendedorismo. Na palestra, veremos como o método de ensino PBL ? Problem-Based Learning - aplicado tanto na graduação quando no mestrado profissional - impulsiona, a partir de problemas reais do mercado, o aprendizado de conceitos, práticas e habilidades fundamentais para promoção de uma cultura de inovação.

Como destruir idéias comum pouco de Psicologia (muito pouco mesmo)
Ivan Pauletti

Steve Blank criou uma das grandes máximas do design: "Nenhum plano de negócio sobrevive ao primeiro contato com o usuário".

Através de muitas sessões de design thinking, consegui entender um pouco de como as pessoas funcionam em processo de inovação. A idéia desta talk é entender as idéias das pessoas e destruí-las até o osso utilizando alguns artefatos da Psicologia, como viéses e falácias.

Se livrar de viés (bias) e identificar falácias é vital para cortar custos, sermos assertivos e inovarmos não importando o quão tecnicamente hábeis sejamos.

Entenda os desenvolvedores e tenha um setor mais inovador
Jakeliny Gracielly Moura Pereira

Ambiente de trabalho colorido, com tobogã, mesa de pingue pong, isso deixa qualquer colaborador mais feliz em levantar de manhã na segunda, mas o que realmente importa não é o lanchinho e a cerveja de graça, seus desenvolvedores não vão vestir a camisa e participar mais ativamente no processo de criação de algo inovador apenas com isso, você sabe dizer o que realmente é necessário?

17:40 às 18:30 Futuro do Trabalho - Estou preparado?
Pablo Garateguy

Na última pesquisa do Foro Econômico Mundial (2018), foi estimado que em somente 4 anos a proporção entre trabalho realizado por seres humanos e por máquinas e algoritmos (que é hoje de 71% para 29%) mudará para 58% para 42%. Nessa palestra iremos discutir o impacto das novas tecnologias no mercado do trabalho e como devemos nos reinventar para manter-nos relevantes

Como ambientes de trabalho podem despertar a criatividade e a inovação.
Leonardo Monteiro de Miranda

Um fator que afeta o desempenho de equipes de trabalho e que ainda não é bem explorado nas empresas é o ambiente físico, o espaço onde são realizadas as tarefas do dia-a-dia.

Um ambiente adequado e criativo pode impactar positivamente, não só aumentando a produtividade e a colaboração entre as pessoas, mas também gerando mais qualidade e baixo custo nas entregas.

Diversas empresas já se adequaram a esse novo modelo e adaptaram seus locais de trabalho para despertar a criatividade e a inovação. É preciso sempre evoluir para acomodar uma nova classe de trabalhadores que busca equilíbrio entre o trabalho e o lazer.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empreendedores, executivos, gestores, desenvolvedores e curiosos


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alisson Lima
Alisson Lima
NS Tecnologia
Carlos Baldissera
Carlos Baldissera
Lean Institute Brasil
Daniel de Sant'anna Martins
Daniel de Sant'anna Martins
École 42Rio / VTURE - D+1 Design & Games
Flávio Henrique Moura Stakoviak
Flávio Henrique Moura Stakoviak
Instituto de Pesquisas Eldorado
Ivan Pauletti
Ivan Pauletti
Mercado Bitcoin
Leonardo Monteiro de Miranda
Leonardo Monteiro de Miranda
Webera Technology Services
Pablo Garateguy
Pablo Garateguy
Magnetis Investimentos

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial