TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Go Performático ao extremo!

Venha conhecer pessoas, histórias e casos sobre essa que não só é uma das mais amadas, mas também é uma das linguagens de mais crescente demanda no mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Go e o framework Serverless, configurando e executando o deploy através do gitlab-ci.
Fernando Cagale

Go e o framework serverless - Como funciona o processo de configuração do serverless através do serverless.yaml e adicionando variáveis de ambiente de acordo com os estágios de deploy "dev", "staging" e "prod".

Criando o processo de deploy no gitlab, iremos aplicar o deploy com base nos estágios do serverless e migração do banco de dados através do gitlab-ci.yaml.

E por final, uma demo do deploy.

11:10 às 12:00 Engenharia reversa de uma transação via geth
Júlio César da Serra Campos Filho

A principal implantação da Ethereum utiliza Golang. Muitas pessoas já compilaram o código do geth em suas máquinas, mas não pararam para analisar o que acontecia ao usarem um comando de CLI. Nesta apresentação será analisado o código para assinar uma transação e o porquê de terem optado em utilizar a linguagem do Google para isso.

Criando um sistema de auditoria com Go, ElasticSearch e Kibana
Gabriel de Lima Feitosa

Como a ideia de um app bem simples com Go, junto com o ElasticSearch e Kibana, ajudou na economia de tempo e recurso na construção de um mecanismo de auditoria de eventos trafegados em um message broker.

O app tinha como função realizar a leitura de mensagens em uma fila e enviá-las ao ElasticSearch. O Kibana foi usado ler os dados do ElasticSearch e criar métricas de forma dinâmica.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Traefik: do PoC a Prod
Marco Ollivier

Algumas soluções de reverse proxy e de load balancer existentes se mostram complexas para dar manutenção, além da necessidade de uma quantidade grande de recursos de hardware. O Traefik é um reverse proxy/load balancer simples, rápido, dinâmico, leve e bem poderoso, além de ser um projeto Open Source escrito em Go. O intuito é apresentarmos algumas das principais funcionalidades do Traefik, mostrar como é fácil utiliza-lo e, por fim, fazer uma comparação com algumas outras soluções similares que existem no mercado. Vamos mostrar também alguns cases de sucesso que mostram como realmente pode ser vantajoso usar o Traefik no ambiente produtivo de qualquer projeto.

14:10 às 15:00 Da exposição de uma Rest API à persistência de dados com Go
Ricardo da Silva Longa

Nesta talk iremos implementar (ao vivo) uma Rest API em Go, para a persistência e a consulta de objetos JSON em um instância Docker de um MongoDB. Por fim, cobriremos o código com testes automatizados.

Não veremos: - a história da linguagem. - preparação do ambiente de desenvolvimento.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Fishbowl
The Developer´s Conference Porto Alegre 2018
16:40 às 17:30 Golang, Go Big - Golang em um grande produto
Diego Bernardes Gaulke

Esta apresentação visa demonstrar como o Go ajudou a construir e sustentar grandes produtos, trazendo performance e produtividade. Conheça os desafios e problemas encontrados na construção do produto, e também como isto foi solucionado em um cenário real.

Como o Go ajudou o squad competitividade
Guilherme Esteves

Sempre há grandes desafios no Magazine Luiza e o squad Competitividade tem a responsabilidade de disponibilizar os preços de produtos para todas as lojas físicas. Há um número muito alto de throughput que nossa API precisa aguentar, já estivemos em grandes apuros com nossa aplicação a cada grande evento era uma "luta", precisavamos ficar monitorando pessoalmente como a aplicação se comportava, por que se caísse, tínhamos que rapidamente identicar o problema, até que veio o Go para nos ajudar!

17:40 às 18:30 As três variedades de variáveis em Go
Luciano Ramalho

Go tem três variedades de variáveis: valores, referências, e ponteiros. O problema é que Go não oferece nenhuma pista visual para você distinguir valores de referências. As referências sem parecem com com valores, mas se comportam como ponteiros! Nessa palestra vamos desmistificar essa pegadinha para o uso correto de Go.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, SysAdmins e entuasiastas da linguagem


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Guilherme Esteves
Guilherme Esteves
magazine Luiza
Júlio César da Serra Campos Filho
Júlio César da Serra Campos Filho
Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Luciano Ramalho
Luciano Ramalho
ThoughtWorks
Ricardo da Silva Longa
Ricardo da Silva Longa
Neoway Business Solutions

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial