TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Tools O DevOps é definido atualmente pela sigla CALMS.

Essa trilha tem o foco nas letras A (automação) e M (métricas). O objetivo é discutir o ferramental que suporta o DevOps em todas as fases de sua adoção.

Da automação dos processos de integração e deploy até a monitoria de métricas de software, infraestrutura e negócio.

Uma trilha aberta para cases técnicos, escrita de ferramentas, resolução de compliances, dentre outras.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Entrega contínua com Kubernetes e Jenkins
Rafael Lacerda Cirolini

Ainda é um desafio criar um fluxo de Entrega e Integração Continua completo de uma aplicação do ambiente de desenvolvimento até produção passando por todos os estágios. Essa apresentação vai mostrar como criamos o ciclo de vida de uma aplicação do desenvolvimento até produção e aplicamos esse modelo a diversas aplicações que atendem milhões de requisições por dia.

DevOps na prática (IAC) - [terraform + AWS]
Fernando Pereira

Demonstração prática dos benefícios de utilizar Infraestrutura como código, com exibição hands-on do conteúdo, construindo e destruindo sua arquitetura em poucos minutos.

11:10 às 12:00 Aplicando DevOps em um ambiente restrito e industrial, um case no Parque tecnológico de Itaipu;
Marcos Vinicius Alves Balsamo / Oscar Medina Gomes Da Costa
Houve um tempo que a construção de aplicações e deploys voltados para a área de automação industrial eram complicadas. Com o surgimento da conteinerização, no caso Docker, isso nos possibilitou construir ambientes de testes e principalmente deploys sobre demanda (on-demand) atendendo um dos requisitos básicos da automação, que é desempenho e aplicações mínimas que consigam trabalhar com recursos mínimos. Nesta palestra você irá verificar e aprender com um case de automação industria e entender da sua criticidade e ao mesmo tempo, entender práticas da cultura DevOPS e deploy customizados;
Como Infraestrutura como Código está evoluindo a infra da Stone
Carlos Martins / Diego Morales

DevOps e Infra as Code já deixaram de ser um sonho e hoje deveriam ser realidade na sua empresa. Na Stone Pagamentos estamos adotando um modelo IaC de gerência da nossa infraestrutura privada tradicional, automatizando a criação de recursos utilizando Ansible, AWX e Puppet. Obtendo assim uma documentação executável dos recursos de infra necessários para as nossas aplicações, e controlando as mudanças através da revisão e aprovação de Pull Requests no GitHub.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Sailing Delivery
Gabriel Tiossi

Solucionar entregas em ambientes Multicloud/Kubernetes de grande escala utilizando "Spinnaker", uma ferramenta open source desenvolvida pelo Netflix.

Monitoramento de aplicações, serviços, hosts e containers usando a stack ELK
Flávio Knob / Luis HGO

Nesta palestra apresentaremos a implementação de uma stack de monitoramento utilizando apenas componentes baseados em software livre, em especial a stack ELK (Elasticsearch, Kibana e Logstash). Também são utilizados para compor a stack o Rocketchat, o Grafana e a Família Beats da Elastic. Abordaremos como monitoramos aplicações, serviços, hosts e containers utilizando esta stack.

14:10 às 15:00 Elasticsearch na OLX: projeto, operação e manutenção de clusters de alta performance
César Lawall / Sinval Neto

Nesta apresentação falaremos de como alguns times da OLX estão projetando, operando e mantendo clusters de Elasticsearch. A OLX possui dezenas de clusters, cada um com perfil de uso e objetivos diferentes. A ideia desta palestra é transmitir aprendizados, boas práticas, problemas identificados e soluções para cenários de uso do Elasticsearch.

Durante a palestra dissecaremos os conceitos e estruturas e exemplificaremos cenários de falhas e deterioração de desempenho mais comuns, sempre fazendo um paralelo e apresentando as soluções e alternativas para cada caso.

Tudo o que você verá é baseado na nossa experiência no mundo real, atendendo mais de 7 milhões de usuários únicos por dia.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 DevSecOps: seu pipeline completo, com segurança!
Jaqueline Ramos

Tenho DevOps dentro da minha empresa? Sim! Tenho Pipelines automatizados? Sim! Tenho Testes de segurança? ... Se você respondeu sim as duas primeira questões, esta palestra é para você! Mas se respondeu não para todas, também é para você! Vivemos em dias em que os ataques a empresas ocorrem. E com mais frequencia se a mesma não possuir um processo de segurança ativo. Mas como testar minha segurança? E de forma automatizada? Neste bate-papo vamos falar sobre conceitos, ferramentas de apoio e como testar sua segurança dentro de um pipeline de Build ou Release.

Automatizando a análise de vulnerabilidades de software em Continuous Delivery Pipeline
Richardson Lima

Atualmente muitas equipes de desenvolvimento de software tem como foco principal certificar-se de que o software atende às necessidades da empresa, mas como podemos garantir que vulnerabilidades no software estejam sendo capturandas o mais cedo e mais frequentemente possível?

Objetivos: - Overview sobre segurança contínua, cujo foco é segurança no pipeline de entrega contínua de software; - Desmistificar o termo AppSec Pipeline.

16:40 às 17:30 Pipelines e DevOps : Conectando a tecnologia em prol de uma entrega de qualidade
Gabriela Dias
O principal objetivo de uma pipeline é automatizar o processo de entrega de software em produção de forma rápida, ao mesmo tempo garantindo sua estabilidade, qualidade e resiliência. Nessa palestra discutiremos a evolução de uma pipeline focada no ciclo de desenvolvimento para o que chamamos de Pipeline DevOps.
17:40 às 18:30 Superpoderes de observabilidade em sistemas Linux
Matheus Marchini

Extrair métricas com alta granularidade e baixo overhead em sistemas Linux costumava ser uma tarefa difícil. A maioria das ferramentas que existiam rodavam no espaço do usuário, trazendo um alto overhead de troca de contexto e insegurança de execução. Felizmente, nos últimos anos o Linux ganhou um novo superpoder que permite a criação de ferramentas seguras e performáticas para a extração de métricas de sistema, algumas das quais não conseguiriamos extrair anteriormente. Esse superpoder se chama eBPF.

Nessa palestra vamos aprender o que é eBPF e vamos conhecer algumas ferramentas que utilizam essa tecnologia para disponibilizar diversas métricas com baixo custo de captura.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins, Gestores, Arquitetos de solução, Analistas de Infraestrutura, Analista de Suporte e outras áreas afins


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carlos Martins
Carlos Martins
Stone Pagamentos
Diego Morales
Diego Morales
Stone Pagamentos
Fernando Pereira
Fernando Pereira
QueroEducação
Luis HGO
Luis HGO
TCE-RS
Marcos Vinicius Alves Balsamo
Marcos Vinicius Alves Balsamo
Parque tecnológico Itaipu
Richardson Lima
Richardson Lima
Rivendel Mandic

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial