TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Data Science Dados estão transformando negócios em toda parte.

Se há dados, há oportunidades de transformação.

Esta trilha busca contar histórias a partir de dados, abrangendo aplicações práticas que fazem uso de machine learning, mineração de dados e/ou matemática/estatística.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Agile Data Science
Henrique de Souza Santana

Conheça metodologias como CRISP-DM e TDSP (Microsoft) para estabelecer um processo rastreável e comunicável de projetos de Ciência de Dados para auxiliar na construção de uma cultura orientada a dados na sua organização.

Apache Zeppelin - Interatividade ideal para os Cientista de Dados!
Marcio Junior Vieira

Nesta palestra será demonstrado as funcionalidades do Apache Zeppelin para analise de dados utilizando de diversos interpretadores como Apache Cassandra, Apache Spark, Shell Script, Apache Hive, Apache Flink entre outros. Serão explorados os recursos básicos de analise de dados até os gráficos e visualização e todas seus conceituais. Exemplos serão apresentados.

11:10 às 12:00 A ciência de dados em redes sociais: uma análise sobre o Facebook
Leonardo Sapiras

A palestra tem como objetivo geral abordar os tipos de dados que podem ser obtidos por meio de APIs em Redes Sociais, o que pode ser feito com eles, e os cuidados com aspectos de privacidade. Será apresentado um estudo de caso que analisou publicações do Facebook, por meio de sua Graph API, demonstrando o processo de coleta, pré-processamento e mineração de diversos tipos de dados, sejam eles estruturados ou não (tais como documentos textuais). Será explicado como mesclar diferentes ferramentas para facilitar o trabalho do cientista de dados, que busca em redes sociais informações úteis para modelos de negócio inovadores.

12:10 às 13:00 Da Física ao Data Science
Natalia Raythz

Uma boa parte da população odeia física, mas ok... Como que eu e vários outros físicos entramos no mercado de Data Science? Do que vivemos? Como conseguimos? É mágia? Não, não é, eu conto para vocês :D

A palestra vai abordar carreira e os desafios e incertesas sobre uma área tão desejada.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 O poder dos nascidos no mar, Visualização de Dados com Seaborn.
Manoel Victor Florencio de Souza

São diversos os modos de se apresentar as descobertas a partir de análises de dados, nessa apresentação exploraremos uma delas, a Seaborn, que é uma biblioteca que faz parte do PyData Stack da linguagem Python. A usaremos para gerar gráficos elegantes e informativos.

Usando Kepler.gl para visualizar grandes massas de dados
Matheus Clark dos Santos Monte

Demonstrar como se utilizar a ferramenta open source da Uber para a visualizaçãod e grandes massas de dados geo localizados com marcação em mapas interativos, tudo isso utilizando a ferramenta ou integrando a mesma em sua aplicação JavaScript

15:10 às 16:00 Ciência de Dados na Saúde: Resolvendo problemas reais de saúde pública
Henrique Dias

As técnicas de aprendizado de máquina aplicadas à área da saúde tem trazido diversos resultados práticos na melhoria dos diagnósticos e definição do tratamento. Nessa palestra iremos mostrar as melhorias no atendimento aos pacientes do Hospital Conceição utilizando Ciência de Dados nos prontuários eletrônicos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Data Stream Mining: trabalhando com dados massivos
ANDRE NUNES

Trabalhar com data stream (em português chamado de fluxo de dados contínuo) apresenta diversos desafios. Onde o volume de dados é grande (sem tamanho fixo), o tempo de resposta precisa ser curto, e o tempo para pré-processamento é mínimo.

Nesse contexto essa palestra apresentará as diferenças entre Data Stream Mining e Data Mining (tradicional). Demonstrando como processar bases massivas com restrição de memória e tempo utilizando o framework MOA (Massive Online Analysis), explicando como ele atua na etapa de pré-processamento de forma dinâmica, considerando ainda um cenário com mudanças de conceitos (concept drift) dentro de um dataset.

17:40 às 18:30 Construindo um time de Data: do zero aos modelos em produção
Daniel Cassiano

Como construir um time de Data quando não existe a cultura, as pessoas, os sistemas necessários, as ferramentas e os dados? Nessa talk vamos falar dos desafios de construir um time de Data no Luizalabs e contar como escalamos de 7 para 40 pessoas em 4 meses, construindo um ecossistema, criando uma cultura que extrai o máximo dos Data Scientists e Engenheiros, e como saímos praticamente do zero até a produção.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais de ciência de dados, tecnologia, negócios, marketing, curiosos.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Marcio Junior Vieira
Marcio Junior Vieira
Ambiente Livre
Natalia Raythz
Natalia Raythz
Quality Engineer

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial