TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Caminhando nas nuvens sem turbulências!

O desenvolvimento utilizando serviços em nuvem cresce a cada dia e cada vez menos usamos servidores para publicar as aplicações.

Vamos falar nesta trilha sobre diversos serviços em nuvem que aceleram o desenvolvimento de softwares focando em elasticidade, disponibilidade, performance e custo compatível.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Estratégia para adoção de Cloud Computing
Viviam Ribeiro

As organizações de TI devem priorizar o avanço das estratégias de nuvem e amadurecer o uso de serviços de nuvem em toda a organização. Nesta palestra vamos falar sobre: - As principais tendências e considerações para adoção de Cloud Computing - Entender porque as organizações de TI precisam de uma estratégia de Cloud e como fazer o link com os objetivos de negócio - Como desenvolver uma estratégia para Cloud - Seus principais componentes - Desafios para sua execução

Porque você deve ir para a Nuvem Privada
Ana Kniphoff

Uma das grandes buzzwords do momento é definitivamente Cloud. Mas quando falamos de uma estratégia na nuvem, não estamos falando necessariamente sobre nuvem Pública. Grandes organizações, que já possuem uma estrutura on-premise, ou um Data Center na sua estrutura, optam por uma estratégia de Nuvem Privada. Nesta palestra irei abordar as principais diferenças entre Nuvem Pública e Nuvem Privada, e sobre os principais motivos que levariam uma organização a adotar uma Nuvem Privada. Para sustentar a discussão, trago como tecnologia base, o OpenStack Cloud, suas características e seu enorme potencial.

11:10 às 12:00 Case Cíngulo: arquitetura com AWS e Django para 1M+ usuários e crescendo
Ricardo Serro

O Cíngulo é um app com 1.000.000+ de usuários e nota 4.9 de 5 nas lojas da Apple e Google. Já estivemos nos Top 3 mais baixados da App Store brasileira, ficando por determinado tempo a frente de nomes como Facebook, Uber e YouTube, resultando em picos de até 1.500 requests por segundo na API.

Nessa palestra vou apresentar como estruturamos a API com AWS e Django para atendermos ao crescente volume de usuários juntamente com a necessidade de internacionalização. Mostrarei a organização da infra na AWS, stack de tecnologias utilizadas e como elas se interligam, o que praticamos em DevOps e mais algumas curiosidades e aprendizados.

Como não começar o seu projeto em cloud
Helio Silva / Evandro Franco

A rapidez de utilizar Cloud computing é sem dúvida nenhuma, um dos grandes benefícios de se lançar novos projetos em nuvem, porém devido a sua grande rapidez e facilidade de contratação em alguns cenários isso acaba trazendo diversos tipos de problema.

Nesta palestra, vou compartilhar alguns cases de clientes que começaram a utilizar cloud de maneira não tão bem pensada, que depois se tornaram grandes problemas, desde de problemas políticos e até mesmo problemas de segurança.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Hackeando a AWS: Como fazer o elefante voar sem gastar muito
Sebastian Webber

Nessa palestra eu pretendo descrever os desafios e algumas técnicas para otimizar os discos e o desempenho em bases relativamente grandes de PostgreSQL usando instancias EC2 e multiplos volumes EBS na cloud da AWS.

Otimizando a utilização de recursos, diminuindo custos
Thiago Dorneles de Oliveira / Gabriel Ladeira

Seu produto cresceu rápido, a demanda por infraestrutura também, e junto disso a conta com seu provedor de cloud. Eita, peraí. De jeito nenhum! Nesta conversa pretendemos compartilhar estratégias simples que adotamos para otimizar a utilização de recursos em nossa infraestrutura e que nos ajudaram a reduzir nossos custos com cloud em 50%

14:10 às 15:00 Multicloud ? Benefícios, Desafios e Riscos
Thiago Rodrigues

Computação multicloud representa uma nova fronteira para profissionais de TI. multicloud pode ser considerada uma estratégia de uso concomitante de dois ou mais serviços de nuvem para minimizar o risco de perda de dados, tempo de inatividade, otimização de custos e principalmente adequação da nuvem certa para cada aplicação. Essa estratégia também pode melhorar o desempenho global da empresa, evitando ?vendor lock-in? e usando diferentes infraestruturas para atender a diversos desafios. Lembre-se, não existe uma nuvem que atenda todas as necessidades das aplicações e não são todas aplicações que se adaptam a qualquer nuvem.C

A Glance Over the Serverless Framework
Rafael Zotto

The Serverless Framework is an open-source CLI for building and deploying serverless applications. With over 6 million deployments handled, the Serverless Framework can be your next tool to build cloud applications.

On this short talk, I will share some of the main characteristics and features of the framework. After showing how to install and configure it, I will also share the steps to a) create a REST API; b) deploy it to AWS and c) move the stack from one provider to another (AWS to Azure, for example).

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 É hora de pensar em soluções portáveis na cloud!
Isaac Felisberto de Souza

A Cloud é uma realidade e diante de tantas opções agora é necessário pensar em soluções portáveis entre elas. Assim como no passado foi necessário pensar em modelos Multi Plataformas para SO?s, browsers e celulares, agora é a vez da Cloud. Questões como: build, packaging, deploy, health checks, agendamento de processos, uso de banco de dados, mensageria, cache, dentre outros, precisam ser tratados com atenção. Venha ver como tratar essas questões fazendo uso de metodologias como o Twelve-Factor App e estratégias como uso de containers para construir soluções compatíveis com as diversas Clouds existentes.

Estratégia de migração de aplicações para a Nuvem
Patricia Ghiraldelli / Thaiane Ferreira Braga

A migração de serviços para a Cloud pode ser assustadora, porém os benefícios são muitos. Após a experiência de migração de um ecossistema composto por microsserviços de diferentes tecnologias, consumidos por um front e diversas aplicações legadas, vamos compartilhar um pouco da estratégia de migração, desafios técnicos e resultados encontrados nessa jornada.

16:40 às 17:30 Hiperconvergência para todos
Marcos Sungaila

Hiperconvergência é algo desejado por todos e há vários cuidados a tomar para evitar armadilhas na sua implementação. Como começar? Qual caminho seguir? Veja como implementar uma estrutura de hiperconvergência e quais recursos escolher para não ser pego de surpresa em um situação crítica.

Prepare-se para a Lei Geral de Proteção de Dados
Rodolpho Ugolini Neto
Depois da GDPR (General Data Protection Regulation), que começou a valer no dia 25 de Maio de 2018 na União Europeia, chegou a vez das empresas brasileiras se adaptarem a uma regulamentação que determine como os dados dos cidadãos podem ser coletados e tratados, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Assim como a regulamentação europeia, a LGPD vai mudar a forma com que as organizações operam ao estabelecer regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, elevando o nível de proteção e promovendo penalidades significativas para o não cumprimento da norma. Sancionada em agosto de 2018 , a lei começará a valer em fevereiro de 2020 e nessa palestra exploraremos os impactos e como sua empresa pode adaptar seus processos e a sua infraestrutura de sistemas para se adequar a essa nova exigência.
17:40 às 18:30 Como aumentar a resiliência do seu site contra ataques DDoS
Eduardo Jorge Feres Neves

Ataques DDoS são na maioria das vezes implacaveis, eles testam os limites do seu servidor web e recursos da sua aplicação a partir do envio de picos de tráfego falso para o seu site. Nessa palestra aborto técnicas para conseguir fazer com que seu site seja muito mais resiliente a esse tipo de ataque.

Reduzindo a superficie de ataques - AWS IAM Roles
Erick Ferreira

A adoção de computação em nuvem está se tornando cada vez mais frequente e com isso o número de usuários, clientes, aplicações entre outros dobram exponencialmente. Frequentemente os administradores de ambientes Cloud esquecem de gerenciar as permissões acessos aplicações de forma granular, criando brechas de segurança de possibilitam a exploração de recursos e elevação de privilégios que podem comprometer sua infraestrutura.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

As palestras desta trilha vão nortear a jornada de profissionais de desenvolvimento, qualidade, banco de dados, operações que se unem nessa caminhada pelas nuvens.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Eduardo Jorge Feres Neves
Eduardo Jorge Feres Neves
Guard / Papo de Sysadmin
Erick Ferreira
Erick Ferreira
Cyberark Inc.
Gabriel Ladeira
Gabriel Ladeira
Superplayer
Marcos Sungaila
Marcos Sungaila
Oracle Brasil
Thiago Rodrigues
Thiago Rodrigues
Open DataCenter

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial