TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Blockchain Uma Revolução muito além de tecnologia, a grande possível de uma revolução social!

Esta é a grande inovação que está por detrás do Bitcoin e dos demais criptoativos.

Suas aplicações transcendem o que conseguimos enxergar e nesta trilha vamos mostrar algumas iniciativas que já estão sendo realizadas, bem como algumas promessas para breve!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Entenda na prática como o Bitcoin funciona desenvolvendo uma Paper Wallet do zero
Juliano Pontes

Paper Wallet basicamente é uma Chave Privada e um Endereço de Bitcoin anotados em um pedaço de papel sendo que para gera-la é preciso seguir uma especificação. Nessa apresentação será demonstrada a MINTER, uma impressora de Paper Wallet e toda sua programação para gerar uma Chave Privada, Chave Pública e Endereço, além de demonstrar também como transferir Bitcoins para carteira recém criada assim como resgata-los. Também serão abordados outros termos como assinatura, multi-assinatura, gasto duplo, transação, nós e etc.

11:10 às 12:00 Desmistificando a Blockchain Permissionada
Victor Shinya

Nessa palestra você irá conhecer sobre as redes de Blockchain Permissionadas e como essa tecnologia está trazendo novas soluções corporativas, em um novo cenário que vai além das Criptomoedas. Entenda os 4 principais componentes de uma rede de Blockchain Permissionada e como utilizar em aplicações onde as informações são compartilhadas em um modelo de consórcio entre empresas (parceiras ou não). Através de casos de sucesso, você irá conhecer quais são as principais industrias que estão investindo nessa tecnologia e Por Que.

Lightning Network - O futuro dos Pagamentos
Ricardo Grobel

Apresentação de como a solução offchain Lightning Network, resolve parte da escalabilidade e pagamentos instantâneos para criptomoedas e como isso pode representar uma verdadeira transformação aos métodos de pagamentos tradicionais.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 BlockChain em Javascript
Lucas Inocente

Aprenda os conceitos básicos de uma blockchain como algoritmo de proof of work, bloco, hash e etc. Utilizando javascript!

Os desafios de se desenvolver uma criptowallet com React Native
Juliano Farias

O hype do blockchain é real e está aí mais forte do que nunca. Quais são os desafios de se desenvolver uma aplicação usando blockchain? Como fazer isso? Quais erros devemos evitar? Foram esses desafios que enfrentamos ao desenvolver a TronWallet, a primeira wallet mobile decentralizada e open source da criptomoeda TRON.

14:10 às 15:00 Projeto Hyperledger
Carlos L L Rischioto

Venha conhecer a iniciativa Hyperledger e seus projetos, descubra todo o potêncial da uma grande iniciativa open source para o desenvolvimento de plataformas de Blockchain.

Deployando Hyperledger blockchain com Kubernetes
Cláudio Ramos

Dockerization é uma parte essencial dos samples disponíveis para a comunidade que deseja iniciar no desenvolvimento de redes de blockchain usando Hyperledger Fabric. Todavia, os conceitos de conteinerização e gerenciamento dos contêiners não são relativamente compreendidos, dado o nível de sua importância para as instalações iniciais de exemplos fornecidos pelo Hyperledger Fabric.

Portanto, essa palestra denota tais conceitos e demonstra como fazer deploy de uma rede blockchain de Hyperledger Fabric usando Kubernetes como orquestrador de contêineres.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Criando minha Primeira Blockchain Privada (DLT) com Hyperledger Fabric
Evandro Franco / Thiago Azevedo.

Nesta palestra, serão apresentados os principais frameworks da Hyperledger e para que servem cada um. Além disto, será criada ao vivo, uma blockchain de exemplo usando o Hyperledger Fabric.

16:40 às 17:30 Tudo sobre Tokens na blockhcain Ethereum
Douglas Pereira Bernardes / Vinícius Branco

O que são Tokens? Qual é o conceito que está por trás deles? O que pode ser feito com Tokens na Ethereum? ERC20, ERC223, ERC721, qual usar? Se você tem interesse em descobrir a resposta para estas perguntas e muito mais sobre Tokens da Ethereum, então você deve comparecer a esta palestrar, pois iremos responder a estas perguntas e também demonstraremos como criar o TDCToken ao vivo.

17:40 às 18:30 Blockchain Ask the Expert
Carlos L L Rischioto

Traga suas dúvidas e inquietudes para discutirmos juntos

Blockchain which color?
Bruno Lippert / Henry Nunes

Bitcoin, Ethereum, Hyperledger, IOTA, Ripple, SpeedyChain, Corda, Monero, "FancyWord"Coin qual devo comprar, como vou ficar milionário com essas coisas? Se você quer saber a resposta para essa pergunta, não deveria vir a essa palestra, pois aqui iremos abordar a diferença entre blockchains a nível técnico. Algoritmos de consensos? PoW ou PBFT? Qual a diferença de um smart contract na Ethereum e na Hyperledger Fabric? Blockchain-as-a-Service? E muito mais.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

empreendedores, profissionais de tecnologia, advogados, administradores e demais entusiastas do tema.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Ricardo Grobel
Ricardo Grobel
Harlio Bots

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial