TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BigData "Porque dados superam emoções". - Larry Page

Vamos falar sobre processamento, tratamento e como analisar os dados pode mudar completamente a história da sua empresa.

E também sobre novas tecnologias de mercado, as ferramentas mais usadas no Brasil e no mundo, cases reais de grandes corporações, e é claro a integração de big data e machine learning.

Afinal a informação é o petróleo do século 21 e a análise é o motor de combustão.

Nós veementemente acreditamos em dados, somos apaixonados por dados, somos guiados por dados.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Construindo um Data Lake e democratizando os dados empresa a fora
Daniel Cassiano

Dados, dados e mais dados. Fontes externas, internas, data warehouse, centenas de modelos de reports e visualizações. Databases que mudam o tempo todo. O processo de evolução da captura e processamento de dados - construção do Data Lake - foi evoluindo muito rápido e com ele o desafio de distribuição desses dados dentro da empresa. Os dados são consumidos por Data Scientists, BI/Analytics, Marketing, Produto, etc. Nessa talk será abordado o processo de construção do Data Lake e seus desafios por termos uma esturtura multi-cloud, stack, arquitetura e como democratizamos os dados empresa a fora.

11:10 às 12:00 Passo a Passo para implementar DataOps em projetos de Big Data
Eduardo Hahn

Cada vez mais participamos de projetos de Big Data onde a complexidade e a diversidade de dados são cada vez maiores. Ter segurança em todas as etapas do projeto até colocar e manter em produção são grandes desafios. Assim, as práticas de DataOps, soma de boas práticas de Agile e DevOps, auxiliam a melhor gerenciar, publicar e sustentar seu Big Data. Nesta palestra vamos conhecer o passo a passo para você implementar DataOps em seus projetos.

12:10 às 13:00 BigData fácil e acessível: como minerar dados pela API do Facebook
Zalba Monteiro

Diariamente produzimos uma grande quantidade de conteúdo online sobre nós, nossos amigos e família. Primeiramente esse conteúdo pode parecer irrelevante, mas, se classificados da forma correta, podem ser usados para identificar padrões e perfis de comportamento de consumo. O Facebook nos permite nadar nesse mar de conteúdos gratuitamente através de aplicativos integrados com a API, portanto cabe a nós extrair valor desses dados. Maior precisão nos dados pode levar à tomada de decisões mais assertivas, que podem significar maior eficiência operacional e redução de risco e custos. Você está pronto(a) para minerar dados com JavaScript através da API do Facebook?

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Construindo um time de Data: do zero aos modelos em produção
Daniel Cassiano
Como construir um time de Data quando não existe a cultura, as pessoas, os sistemas necessários, as ferramentas e os dados? Nessa talk vamos falar dos desafios de construir um time de Data no Luizalabs e contar como escalamos de 7 para 40 pessoas em 4 meses, construindo um ecossistema, criando uma cultura que extrai o máximo dos Data Scientists e Engenheiros, e como saímos praticamente do zero até a produção.
15:10 às 16:00 Big Data for Physics
Natalia Raythz
Big Data é uma palavra usada por empresas que empregam métodos analíticos para obter novos insights através da mineração de grandes e variados conjuntos de dados. No entanto, vários campos da física também acumulam conjuntos de dados volumosos que precisam ser filtrados, gerenciados e analisados. Para um número cada vez maior de pesquisadores, um desafio crescente é como abordar esses dados. Nesta sessão de estilo seminário, durante um breve lanche, ouviremos diferentes perspectivas dos principais pesquisadores sobre o manuseio e a exploração de grandes quantidades de dados e as oportunidades que o Big Data tem a oferecer para o futuro da física.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Data Lake Impulsionando o Analytics para a Transformação Digital do Sicredi
Marlon Rodrigues Martin

Como uma empresa com mais de 100 anos no mercado financeiro pode se reinventar no cenário onde tudo passou a ser tratado de forma digital? Através de um Analytics forte, baseado em um Data Lake totalmente em Cloud, composto por dados estruturados e não estruturados é possível entregar insigths para a empresa e fazer com que as decisões tomadas sejam baseadas em dados. Isto é ser Data Driven!

Uma Arquitetura de Stream Processing e ETL Serverless na AWS
Maycon Viana Bordin

Esta palestra aborda a trajetória percorrida na implementação de uma arquitetura de stream processing e ETL serverless na AWS para ingestão, processamento e armazenamento de dados em tempo real e em micro-batch utilizando Kinesis, Lambda e S3.

Ela irá mostrar os caminhos que levaram até a arquitetura atual, bem como os próximos passos na evolução de uma arquitetura serverless, trade-offs feitos na construção dela, e como essa infraestrutura se encaixa dentro do Data Lake como um todo (batch vs real-time).

17:40 às 18:30 Data Processing e Data Streaming com Logstash, Beats, Ingest Node (ElasticStack)
Thiago Barradas

Quando usar o Logstash como ETL ou o Beats como data shipper e atribuir a responsabilidade do processamento e transformação dos dados ao Elasticsearch? Vamos entender como processar, modelar e transmitir dados com os principais recursos da stack do Elasticsearch feitos para isso.

Quero trabalhar com Big Data? E agora? Quais caminhos eu posso seguir? Por onde eu começo?
Thiago Marques da Silva / Jennifer Cristina Evangelista da Silva

Essa palestra tem o objetivo de introduzir o público que deseja iniciar uma carreira em Big Data, quais são os perfis existentes o que faz cada um, o que você precisa saber e como você pode buscar formação.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Engenheiros de dados, Cientistas de dados, Analista de BI, CDO, CTO, Analista de dados, DBA?s, pessoas que se interessam por dados desde iniciantes e profissionais experientes.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Eduardo Hahn
Eduardo Hahn
DataLakers Tecnologia
Marlon Rodrigues Martin
Marlon Rodrigues Martin
Confederação Sicredi
Natalia Raythz
Natalia Raythz
Quality Engineer
Thiago Marques da Silva
Thiago Marques da Silva
Compasso Tecnologia

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial