TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arduino & Makers Um trilha dedicada aos amantes de Arduino e suas criações!

"Esta é a trilha para o pessoal que gosta de desenvolver projetos no estilo Faça-você-mesmo, integrando Arduino, eletrônica, programação, sistemas embarcados, robótica e afins. Venha aprender mais com projetos reais estilo Open Source, aproveitar o dia para networking e troca de conhecimento entre makers, estudantes, desenvolvedores e profissionais. Se você já desenvolve ou deseja fazer projetos em cada, garagem, bancada, no trabalho ou escola, esta trilha é para você! Participe conosco!"

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Mesa Redonda: A educação e o Movimento Maker - tendências e experiências em sala de aula
Karen Borges / Maria Inês Castilho / Andre Peres / Juliano Severo Bastianello / Vinícius Silveira Magnus
O movimento Maker é uma tendência cada vez mais implantadas em sala de aula com crianças e adolescentes, incentivando o faça-você-mesmo e a criatividade. Este painel contará com experiências que falarão de suas experiências, projetos e tendências para a área educacional.
11:10 às 12:00 A Cultura Maker: Inspiração dos Millenium
Henrique Alves Camargo

Como crianças da atual geração veem o mundo e se relacionam com as novas tecnologias, um relato de experiência de como a cultura maker aproxima as novas gerações de tendências e tecnologias que muitas vezes não são acessíveis, seja por questões financeiras, regionais.

Coding Bomber: Gamificação no ensino de lógica e programação com plataforma open hardware
Guilherme de Cleva Farto

O processo de ensino e aprendizagem de programação, principalmente em anos iniciais de cursos de tecnologia, tende a ser um processo dificultoso que, em algumas situações, pode resultar na formação incorreta de conhecimento e até na desistência de alunos.

Como forma de motivar e engajar alunos e professores neste processo, podemos fazer uso de gamificação para contribuir com desafios mais lúdicos e interessantes na compreensão de conceitos de programação.

Nesta apresentação, será explorado o desenvolvimento de uma plataforma open hardware para gamificação no contexto de lógica e programação computacional. Será feita uma demonstração do projeto, explicando suas características e recursos.

12:10 às 13:00 Criando uma biblioteca para Arduino
Natan Spricigo

Quando um projeto Arduino começa a ficar grande, fica dificil de identificar e ler as linhas de código, não é mesmo ? Para isso, pode ser usado vários arquivos para compor as lógicas, deixando os codigos do projeto bem distribuídos. O que ganhamos com isso ? Simples, quando for necessário fazer uma manutenção, ou até mesmo resolver um bug (sim, seu código pode ter bugs) você achará mais rápido a linha de código desejada, e consequentemente resolverá os problemas com mais agilidade. A mesma estrutura pode ser usada para criar uma biblioteca, voltada principalmente para criação de sensores ou placas, que serão vendidas para outros desenvolvedores utilizar.

Inicie na vida do arduino: descomplicando o Johnny Five
Camilla Martins

Todo mundo quer entrar no mundo mágicos dos arduinos, mas por onde começar? Realmente preciso codar em C/C++? Vamos facilitar a sua vida mostrando um hands-on de arduino com Javascript, apresentando uma biblioteca fácil de utilizar chamada Johnny Five, além de dar algumas dicas de utilização do arduino, principalmente em Mac e Linux.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Pocam, o modulo de geladeira inteligente
Eloisa Potrich

Vocês vão ver uma maneira divertida de ter um modulo inteligente na geladeira para te notificar do que se tem nela e pode até te sugerir receitas.

Brasilino: Como uma biblioteca Arduino pode gerar inclusão de novas pessoas ao mundo do Arduino.
Otacilio Maia

De acordo com um estudo realizado pela Education First, o EF EPI (EF English Proficiency Index) 6° edição, publicado em Novembro de 2016, o Brasil aparece como 40° colocado em nível de proficiência em língua inglesa. Tal deficiência em língua inglesa acentua-se ainda mais nas classes sociais menos privilegiadas.

Acreditamos que com a Brasilino conseguimos quebrar a barreira inicial da dificuldade no idioma podemos não só atrair e conquistar mais pessoas antes segregadas ao mundo do Arduino, mas também proporcionar essas pessoas uma motivação para que as mesmas possam aprender inclusive o Inglês, mostrando-as que no universo Maker, basta querer fazer!

15:10 às 16:00 Cultivo Automatizado de Plantas com Arduino.
Fabricio Cordella

Com o uso do Arduino, muitas tarefas podem ser facilmente desenvolvidas sem a necessidade de ter um forte embasamento teórico. A proposta desta palestra é mostrar as etapas de desenvolvimento de um sistema completo, desde sensores e atuadores, até uma camada de comunicação com a nuvem, para automatizar o cultivo de plantas utilizando um Arduino

Muito mais do que derreter plástico: a Química da impressão 3d.
RENATO Dutra Pereira Filho

O usuário da impressão 3d começa com o PLA, avança para o ABS e chega até o PETG ou o Nylon, dependendo das características da impressora. Mais do que essas siglas, o que diz a Química desses materiais? Quando escolher um ou outro? Como o processo de manufatura FDM é influenciado pela escolha do material ? Quais as matérias-primas? Quais as formas de acabamento? Esta palestra abordará a Química dos materiais usados na impressão 3d FDM, desde a sua produção, passando pela contaminação do ambiente de fabricação até a decomposição dos materiais - tradicionais ou não. Peças impressas com materiais diferentes, produzidas em condições controladas, serão comparadas.

Criação de tecnologias assistivas com Arduino
GEORGE VILNEI ARBOITE GOMES

Processo de desenvolvimento de um leitor Braille para correção de texto utilizando Arduino e uma aplicação mobile (iOS - Swift)

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Arduino na Prototipação de Uma plataforma Para Detecção de Quedas de Pacientes Hospitalares
Jonathan Pablo Oliveira

A demanda por sistemas para detecção de queda em ambientes hospitalares acompanha o crescimento dos requisitos de segurança dos pacientes internados. As consequências médicas de uma queda são altamente dependentes do tempo de resposta e atendimento ao acidente. Assim, um dispositivo de detecção de quedas, automático e preciso, é fundamental para notificar um acidente, mitigando os prejuízos e danos causados. Na palestra, será apresentado um projeto de pesquisa que visa atender esta necessidade e que faz o uso do Arduino na etapa de prototipação de um dispositivo vestível inteligente que compreende diferentes tipos de sensores fisiológicos, módulos de transmissão e de processamento.

Hack|Maker - modificando hardware com Arduino
Gedeane Gomes da Silva Kenshima
O Arduino é uma plataforma hardware+software utilizada por pessoas de todos os níveis, para fazer projetos com robótica, automação e muitos outros. Nesta apresentação, serão abordados: a curiosidade de entender o funcionamento de um aparelho, o uso de Arduino para modificar sistemas, como de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos e por fim, um exemplo de um projeto prático simples para entendimento.
17:40 às 18:30 Reutilizando células de baterias de notebook
Saulo Caetano

Nesta palestra mostro como manipular células de íons de lítio (18650) retiradas de baterias de notebooks, de forma segura e eficaz, além de contribuir para a proteção do nosso meio ambiente. Detalho uma metodologia para identificar as células "boas" e como saber a capacidade que ainda suportam. Dou uma sugestão de montagem simples e barata para proceder ao carregamento correto das células 18650. Finalmente mostro diversas aplicações, como na robótica, ou até para carregar o seu celular.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas da plataforma Arduino, do básico ao avançado e todos os fazedores que usam essa plataforma nos seus projetos!!


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Andre Peres
Andre Peres
IFRS/POALAB/RBAC
Camilla Martins
Camilla Martins
Cortex Intelligence
Fabricio Cordella
Fabricio Cordella
CWI Software
Juliano Severo Bastianello
Juliano Severo Bastianello
Secretaria Educação - RS
Karen Borges
Karen Borges
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Natan Spricigo
Natan Spricigo
Camtwo sistemas
Otacilio Maia
Otacilio Maia
iFood/Fundação 1Bi
RENATO Dutra Pereira Filho
RENATO Dutra Pereira Filho
Universidadade Federal do Rio Grande - FURG
Saulo Caetano
Saulo Caetano
Robô Nú

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial