TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha NoSQL NoSQL, no Limits, lots of Fun!

Volumes de dados e capacidade de processamento como nunca vimos antes: essa é a nossa nova realidade e para tirarmos proveito disso, precisamos também de novas formas de armazenamento de dados.

O movimento NoSQL surgiu em 2009 para trazer novas opções de ferramentas e modelos de dados capazes de atender as necessidades de uma nova geração de aplicações.

Nesta trilha, iremos discutir diversas ferramentas NoSQL, tendências, as últimas novidades da área e como VOCÊ pode usar essa tecnologia para criar aplicações incríveis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Azure Cosmos DB - Simples, fácil e globalmente distribuído
Alexandre Brandão Lustosa

O Azure Cosmos DB trás poderosas e versateis APIs com suporte a engines como SQL, MongoDB, Cassandra, Graph e Table. Globalmente distribuído em mais de 30 regiões é uma otima opção na nuvem, fácil de escalar com alta disponilidade, alto throughput e baixíssima latencia.

Técnicas avançadas utilizadas por redes sociais que vão turbinar o seu projeto hoje
Elder Moraes / Otávio Santana

Sejamos honestos: a coleta de dados atualmente cresce a um ritmo assustador. Obter resultados a partir de volumes de dados tão grandes é um desafio cada vez maior.

Não há dúvidas que há um tipo de aplicação que faz isso com maestria: redes sociais. Muitas delas possuem bilhões de usuários gerando e consumindo dados a uma velocidade incrível.

Daí vem a pergunta: é possível fazer isso com a sua aplicação?

Nessa palestra você aprenderá técnicas avançadas utilizadas por algumas das maiores empresas do mundo para armazenar, analisar e obter resultados de massas de dados imensas.

Não importa o tamanho do seu projeto, você pode levá-lo a outro nível e deixá-lo pronto para a próxima onda! Hoje!

11:10 às 12:00 Data warehouse com NoSQL: Como migrar o modelo estrela para repositórios schemaless
Amelia Pessoa

Com a evolução do NoSQL surgiram novas perspectivas de melhorias em termos de armazenamento. O volume de dados cresce exponencialmente e isto se torna um gargalo nos sistemas de business intelligence/business analytics. Essa palestra discute um caso prático onde o volume de dados impossibilitou o uso de um banco relacional. Visando a melhoria de performance que um banco de dados NoSQL oferece, estudos foram feitos sobre qual a melhor categoria de banco NoSQL para este fim; Passada esta fase, vieram as dúvidas sobre como modelar um DW num banco de dados schemaless. A palestra ilustra algumas opções de modelagem cogitadas assim como os prós e contras de cada uma delas.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 LiteDB - Um banco de dados que fala português
Mauricio David

O LiteDB é um banco de dados NoSQL simples, leve e sem configuração ideal para aplicações desktop, mobile ou web em plataforma .NET. Escrito totalmente em C#, o LiteDB é uma engine rápida e de simples implementação, pois possui API semelhante ao MongoDB. Venha conhecer as vantagens, funcionalidades e recursos que este banco oferece.

Modelagem de dados para Bancos NoSQL
Danielle Monteiro

Você já decidiu utilizar em seu projeto um banco de dados NoSQL, mas como fazer a modelagem e garantir o sucesso da sua aplicação?

14:10 às 15:00 Adotar Relacional ou NoSQL para IoT? Que tal adotar o melhor dos dois mundos para os dados de série temporal com TimescaleDB
Erivelton Vichroski

As aplicações IoT geram uma imensidão de dados. O banco de dados relacional é poderoso, porém não é especializado para escalar. Com o TimescaleDB, podemos escalar o PostgreSQL em 20x e aproveitar sua energia para IoT. O TimescaleDB é um banco de dados de séries temporais de código aberto otimizado para consultas rápidas e complexas. Ele fala 'SQL completo' e, de forma correspondente, é fácil de usar como um banco de dados relacional tradicional, mas escala em formas anteriormente reservadas para bancos de dados NoSQL.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Escalando suas consultas com Elasticsearch
Christiano Martins Milfont de Almeida

Case utilizando o Elasticsearch além do seu Mindset de busca como um verdadeiro NoSql servindo uma camada de backend aliado com GraphQL para otimizar aplicações de vendas de experiência em viagens na CVC. Sistemas legados que precisam evoluir sem Budget ou tempo adequado podem se beneficiar de otimizações da DSL que o ES já propõe em cima de sua arquitetura.

16:40 às 17:30 VoltDB: as vantagens e os desafios dos banco de dados NewSQL
Luiz Henrique Zambom Santana

O termo NewSQL inclui bancos de dados que prometem a escalabilidade dos NoSQL e transações ACID e linguagem SQL dos bancos de dados tradicionais. O VoltDB, desenvolvido pela equipe de Michael Stonebraker, é o principal exemplo dessa vertente. Essa palestra apresenta a experiência de uso do VoltDB, descreve benefícios de desafios do seu uso, e compara essa solução com outras ferramentas como o Apache Ignite.

17:40 às 18:30 Métodos práticos para modelagem de documentos
Elemar Rodrigues Severo Júnior

Nesta palestra, compartilho técnicas e práticas para modelar documentos para persistência em bancos de dados NoSQL de documentos, como RavenDB.

As técnicas apresentadas são resultado de anos de desenvolvimento usando RavenDB e outros bancos baseados em documentos. Além disso, como membro do core team do RavenDB, apresento insights importantes para melhor performance.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquiteto de dados, desenvolvedores e interessados em NOSQL.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.