TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SÁBADO Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Seu time deveria estar fazendo Pair Programming
Ravan Scafi

"Aquela técnica em que um programa e o outro fica a toa no WhatsApp?" - algum gestor sobre Pair Programming. Existe certo receio quando falamos de Pair Programming. Para alguns, é colocar duas pessoas para fazer algo que apenas uma poderia fazer, desperdiçando tempo e dinheiro. Porém, o Pair Programming vai muito além disso e pode contribuir para o sucesso de um projeto. Entenda no que consiste essa técnica, quais as motivações, os benefícios, como fazer um bom pair programming e leve essa cultura para o seu time, com os argumentos certos para convencê-los.

11:10 às 12:00 De olho nos gastos públicos com Python: como contribuir com a Serenata de Amor
Eduardo Cuducos / Felipe dos Santos de Morais

A Operação Serenata de Amor utiliza Python e data science para aumentar o controle social sobre os gastos públicos: estamos de olho em gastos da Câmara e do Senado Federal, e estamos começando a olhar para os municípios também. Nosso projeto é composto por algumas ferramentas em Python, de código fonte aberto, e essa palestra apresentará o propósito de cada um deles, os gargalos e soluções técnicas e, principalmente, como contribuir com cada um deles ? já que só utilizamos código e dados abertos.

12:10 às 13:00 Criando uma estrutura de dados e algoritmos de Data Science em Golang
Rodrigo Almeida

Data Science e Golang são três palavrinhas e duas tecnologias que estão chamando muito atenção ultimamente. Venha saber um pouco sobre como implementar seus próprios algoritmos e estruturas de Data Science em Golang. Os pontos positivos e negativos de utilizar essa linguagem para esse domínio.

Instrumentando aplicações Go com Prometheus
André Santos Teixeira de Carvalho

Em uma arquitetura distribuída (microserviços, por ex) é bastante complicado identificar gargalos e componentes defeituosos, o que torna necessária a utilização de técnicas para expor métricas sobre o funcionamento interno de cada um desses componentes.

Nesta palestra irei fazer uma breve apresentação do Prometheus, uma ferramenta de monitoração de aplicações escrito em Go. Depois disso, iremos instrumentar uma aplicação web simples a fim de facilitar a monitoração e identificação de gargalos e problemas em produção. Iremos discutir, por exemplo, que partes do meu código devo medir e como organizar meu código de instrumentação.

13:10 às 14:00
Elixir a language for Rubyists (and the future)
João Moura

If you interest on new technologies and believe we can build better software, this talk is perfect for you.

We?ll go trough basics of understanding how technology is evolving, check the languages related to this process and dive into Elixir by checking its ecosystem around web development. We?ll talk about Elixir?s greatest features and also about what is Functional Programming and how its is driven by it.

This talk will also point out the similarities between Elixir and other languages like Ruby, aiming to help developers to understand it in an easier way. If you are a web developer you will probably feel great about this talk.

14:10 às 15:00 Da Ideia ao Protótipo... Como ir ao mercado com um produto final?
Luiz Carlos Sourient Junior

Muitos Makers dispendem energia em projetos interessantes, mas não possuem a base para transformar seus protótipos em produtos finais e verdadeiramente atraente para mercado.
Esta pequena palestra é uma forma de transmitir aos Makers iniciantes o "caminho da roça", para possam planejar seu desenvolvimento, ter um produto mínimo apresentável e por a mão na massa e conhecer os próximos passos como: Fases do Projeto; Gerenciamento do Projeto; Pronto?!... Em busca de Investimentos ou de um Investidor; Plano de Negócios? Planos de Marketing e Operações... Insumos Plano Financeiro O que nos remete ao Sucesso ou Fracasso?

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Nove novidades do Java Nove
Helder da Rocha

Há 3 anos em desenvolvimento e prometida para 2016, Java 9 só deve ser lançada no segundo semestre de 2017, e traz muitas novidades. A lista de recursos mudou um pouco em relação às expectativas no ano passado e algumas JSR não serão mais incluídas. Nesta palestra selecionamos nove novidades, dentre as quase 90 features prometidos para o Java 9. Algumas são pequenas alterações na API, mas outras alterações irão mudar a forma como aplicações em Java serão desenvolvidas.

16:40 às 17:30 Realidade Virtual no Treinamento de Medicina
Sandro Nhaia

A Realidade Virtual vai revolucionar a maneira como estudantes aprendem e praticam medicina. Ambientes Realistas proporcionam maior imersão, com problemas desafiadores para os estudantes resolverem, treinamento ilimitado, redução nos custos, as possibilidades são infinitas.

17:40 às 18:30 Ficção Interativa - das cavernas ao computador
Renato Degiovani

Parente direto dos games, os modelos de ficção interativa, na moderna sociedade digital, estão evoluindo rapidamente e é preciso debater quais estruturas poderão ou não servir como entretenimento digital eficiente, para o que se pode chamar de inclusão cultural das gerações IPhone.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 22 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 240,00 /R$ 120,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.


Patrocinadores