TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Management 3.0 Gestão feita por pessoas para pessoas

Essa trilha é um conjunto de diferentes ideias e experiências práticas para explicar o que é e, como funciona a abordagem de Management 3.0. Essa abordagem foi criada pelo holandês Jurgen Appelo por meio de um livro com título homônimo. Management 3.0, ou Gestão 3.0, vem se tornando uma importante ferramenta para compreensão e melhoria da gestão em diferentes empresas pelo mundo inteiro.

O ponto chave do sucesso de Management 3.0 são as técnicas e ideias que podem ser usadas para ajudar um gestor a energizar as pessoas, empoderar os times, alinhar as restrições organizações, desenvolver competências, crescer a estrutura empresarial e principalmente, melhorar continuamente o design da própria organização. Haverão palestras bem dinâmicas, com bastante interação com o público e cheias de exemplos e reflexões para ajudar gestores/líderes a terem ferramentas para melhorar o dia-a-dia de suas organizações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Delegar é aprender
Agostinho Diego Bonilha Xavier

Apresentar a prática do Delegation Board ligada a visão Empower Teams do Management 3.0 com o objetivo de refletimos a mudança de comportamento que isso provoca em um time e na própria liderança e que o simples fato de delegar não significa resolver os problemas. Na verdade, isso envolve um processo de aprendizado que acaba contagiando todo o time de forma positiva.

11:10 às 12:00 As 5 técnicas infalíveis do Profissional Mediano
Fabio Jascone

Quero apresentar ao público as 5 técnicas infalíveis do profissional mediano. Trata-se de um tema ligado diretamente a carreira das pessoas, que nos faz refletir a respeito de como estamos lidando com isso, se estamos esperando ou agindo proativamente.

Kanban & Recrutamento Colaborativo: a receita da Geofusion para acertar no fit cultural
Evandro Silvestre

Um grande problema na seleção de colaboradores é fazer o fit cultural. Será que o novo integrante tem os valores da organização? Em geral, as empresas tentam suprir gaps da contratação com programas de onboarding e apadrinhamento. Tais técnicas têm muito valor, mas de nada adiantam se o novo integrante destoa da equipe. E aí vem a resistência dos antigos colaboradores em integrá-lo ao grupo. Para minimizar esse problema, a Geofusion aposta em um novo método de contratação: um processo colaborativo estruturado usando o fluxo no Kanban. O próprio time tem autonomia para escolher os novos integrantes. Nesta apresentação, você saber mais sobre essa jornada em busca de talentos com a nossa cara.

12:10 às 13:00 Delegation Board: Removendo as cercas invisíveis do seu time.
Romeu Mattos

Você já se frustrou alguma vez propondo uma inovação no produto que trabalha? Já tentou melhorar algum ponto do processo e não conseguiu? Já tentou subir uma nova versão do seu produto e não pode por alguma burocracia ou restrição? O Delegation Board pode te ajudar. Pretendo apresentar um case de utilização do Delegation Board num time de Produto de uma Startup, apresentando os aprendizados e os resultados da aplicação dessa ferramenta.

Virei gestor, e agora?
Augusto Rückert

Tragédias, comédias e lições aprendidas durante meu primeiro ano como gestor de uma equipe de desenvolvimento.

11 maneiras de compartilhar conhecimento
Mariana Graf

Hoje existem várias vertentes de estudos que mostram que o aprendizado e ensino compartilhados são altamente eficazes, não só no âmbito das empresas; e iniciativas como o Learning 3.0 e Management 3.0 são cada vez mais adotadas pelas organizações de cultura ágil. Esta talk destina-se a empresas de todos os tamanhos que querem ampliar suas práticas de compartilhamento de conhecimento dentro de e entre times ágeis. Não e necessário um super orçamento para evitar ilhas de conhecimento e por isso venho falar sobre 11 práticas simples e gratuitas para incentivar a troca e o nivelamento de experiência.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 One-on-ones: aumentando o desempenho, uma pessoa de cada vez
Leonardo Andreucci

Gestão de pessoas costuma ser um dos principais pontos a serem melhorados em qualquer empresa. Buscando vencer esse desafio, adotamos as reuniões one-on-one, que se tornaram parte fundamental da nossa cultura: resultados e ambiente melhoraram e os desenvolvedores passaram a ser ouvidos! Criamos uma relação de confiança entre equipe e gestor.

Nesta palestra vou detalhar o que são one-on-ones e porque são importantes para times de alto desempenho. Veremos também como fazer boas one-on-ones e estratégias para adoção, além de ideias para convencer seu líder a ter estas reuniões com você. Vou colocar a técnica no contexto da gestão de equipes, com exemplos práticos da minha experiência.

15:10 às 16:00 Nem só de código vive o homem
Pablo Silva

Durante todo o tempo em que estive envolvido com programação, o que eu mais percebi é como nós, programadores, não conseguimos enxergar valor com facilidade, para atividades que não envolvam codificar algo. Nesta palestra, vou abordar como venho aplicando técnicas do Management 3.0 para mostrar o porque é tão importante desenvolver habilidade que vão além do código e como isso vem mudando a organização e a excelência dos times que coordeno na Locaweb.

Transparência, reconhecimento contínuo e Feedback nutrindo a confiança
Yoris Linhares

Confiança é como dinheiro, leva-se anos para ganha-lo e pouco tempo para perde-lo. Para nutrir um ambiente de confiança não basta monitorar resultados, quebrar hierarquias, flexibilizar políticas de convivência ou mesmo delegar poder. Para gerar e manter a confiança entre as pessoas precisamos de um ambiente em que uma pessoa possa acessar qualquer informação, reconhecer continuamente o trabalho e dar feedback à outra. Embora esses passos por si só não garantam o crescimento da confiança, são uma boa aposta para iniciar um movimento nesse sentido.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Potencializando a cultura de feedbacks horizontais através de SpeedWraps
Tadeu Marinho

Mesmo conhecendo a importância da prática de feedbacks para o desenvolvimento de indivíduos e times, muitas empresas vêm encontrando dificuldades para criar alternativas para os modelos formais já adotados. Colaboradores que deveriam estar engajados e motivados estão sendo frustrados por feedbacks dados por pessoas que não fazem parte do time e não conhecem a realidade de seu dia a dia. Venha conhecer uma prática de facilitação do Management 3.0 adaptada por mim para promover feedbacks horizontais entre membros de um time com a finalidade empoderar cada integrante rumo ao crescimento profissional dentro das possibilidades propostas pelo projeto em andamento.

Merit Money na prática (mesmo!)
Daniel Alfenas

Introduziremos o Merit Money, o esquema de bonificação recomendado pelo Management 3.0, com o qual temos atingido excelentes resultados no reconhecimento dos colaboradores da 7COMm. Falaremos sobre a nossa experiência e a de outras empresas. Mais do que isso, praticaremos o Merit Money!

17:40 às 18:30 Escalabilidade sem perder Agilidade na Resultados Digitais
Ricardo Caldeira

Somos hoje uma startup com mais de 500 funcionários. Mas já fomos um time de 5, 10, 20 pessoas. Em toda essa trajetória, decisões difíceis tiveram que ser tomadas para que o time não fosse pelo caminho mais fácil de estruturar processos estanques e perder a capacidade de mudar de direção rapidamente, quando necessário.

Nessa palestra, vou demonstrar que é possível manter a agilidade com um time com rápido crescimento, e que tamanho não é desculpa para engessar sua operação de desenvolvimento de software. Com a experiência da Resultados Digitais, você vai levar insights, práticas e reflexões que podem ser aplicados em negócios de qualquer tamanho.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gestores, Coordenadores, Líderes, Coaches, Mentores, Agilistas, ScrumMasters, Agentes de Mudança


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores