TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Impressão 3D Aqui imprimimos futuro

Nesta trilha os participantes serão apresentados às últimas novidades relacionadas ao desenvolvimento, aplicações e soluções em impressão 3D, de forma prática e objetiva.

Teremos muitas atividades práticas além do fantástico networking com profissionais renomados do segmento.


Atenção!
No TDC São Paulo você tem uma vantagem extra ao se inscrever na Trilha Arduino e Makers ou na Trilha Impressão 3D. Você ganha acesso gratuito para a segunda Trilha (limitado ao espaço disponível para o acesso), ou seja, você pode se inscrever em Arduino e Makers e levar Impressão 3D ou se inscrever em Impressão 3D e levar Arduino e Makers. Aproveite esta vantagem de acessar uma segunda trilha pagando apenas uma.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Impressoras 3D Replicantes e o Projeto Minibot
Paulo Ricardo Fonseca Blank

O movimento RepRap ganhou força nos últimos 10 anos em sua missão de popularizar o uso das impressoras 3D FDM para todos os tipos de aplicação. O intenso envolvimento da comunidade 'Open Source' trouxe grandes avanços em projeto de hardware, software e firmware, aliado a queda da patente da tecnologia FDM em 2009 e da ascensão da China como grande fabricante de componentes de baixo custo, promoveram os pilares para a disseminação dessa tecnologia de fabricação digital e sua massificação. Dentro deste cenário nasceu a Minibot 3D Printers, que fornece aos usuários brasileiros uma impressora 3D portátil, de fácil operação e alta qualidade de fabricação.

O que existe de hardware hoje que pode ser incorporado a tecnologia 3D
Luckas Farias

Com o avanço da tacnologia, os equipamentos disponiveis se tornaram otimizados em vários aspectos. Assim sendo, esta palestra tem por prinicipio apresentar os novos equipamentos e como eles estão ajudando a melhorar a tecnologia embarcada em uma impressora 3D. Falaremos de controladores, scaners, sistemas de verificação, sistemas de controle, etc. Pretende-se ao final apresentar o projeto da impressora do futuro e assim permitir que os presentes apresentem e apliquem essas ideias.

11:10 às 12:00 Mesa redonda O futuro da Impressão 3d
Guilherme Razgriz / Cláudio Sampaio

Nesta mesa os coordenadores da trilha listarão as novidades do mercado para 2017 e discutirão o futuro da fabricação aditiva junto aos participantes da trilha

12:10 às 13:00 Impressão 3D para máquinas
The Developer's Conference São Paulo 2017
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Emprendedorismo em impressao 3d
The Developer's Conference São Paulo 2017
Caneta 3D: desenhando no ar com sua imaginação
Sami Souza

A 3Doodler é a caneta de impressão 3D que literalmente permite desenhar no ar com plástico. A criatividade e a imaginação são os limites para as esculturas que podem ser feitas com a caneta. A ferramenta utiliza um mecanismo de derreter filamentos de plástico colorido que endurecem instantaneamente ao sair da caneta. Ainda pouco difundida no Brasil, os resultados obtidos com o uso da caneta impressionam e fascinam a comunidade mundial.

15:10 às 16:00 Impressão 3D e Software Livre: O Que Há de Novo
Cláudio Sampaio

Fruto do estudo, colaboração e acompanhamento de vários softwares livres ligados à impressão 3D, a palestra consiste em um informação e atualização sobre: - quais os fatiadores e print hosts de Impressão 3D open-source do mercado, quais os novos recursos que acabaram de chegar neles e quais os que estão prestes a sair para o grande público; - Quais os 3 grandes modeladores open-source, e como escolher entre eles para criar ou modificar um design; - Como resolver quando houver um design com erro de malha e que softwares usar; - Quais os principais firmwares open-source e quais as vantagens e desvantagens; - Como conseguir colaborar com projetos livres de 3D.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 A Importância do Cubo na Impressão 3D
Ayrton Cavalieri de Almeida

O cubo, com seu formato regular e geometria simples, pode exibir muitos efeitos causados por anomalias de movimentos na sua impressora. Nessa palestra as anomalias serão apresentadas, e um pequeno banco de dados de resolução será divulgado para endereçar os problemas mais comuns.

17:40 às 18:30 Diferencial Computacional Geometry with Python & SVG
Ole Peter Smith
The Developer's Conference São Paulo 2017
Qual o impacto da Impressão 3D nas grandes corporações de TI ?
José Maria Cesário Junior
Há décadas muitas grandes empresas da área de manufatura utilizam várias técnicas e processos de impressão aditivas e recentemente a impressão 3D, popularizada pelo movimento RepRap, trouxe o assunto e tecnologia até start ups e ao consumidor final de tecnologia, causando grande impacto na área. Com isso, as grandes corporações de TI se viram em um cenário onde a popularização da impressão 3D gerou a necessidade de entender, suportar e aplicar essas tecnologias para ajudar seus clientes e a comunidade e ecosistemas que estão ávidas pela disrupção gerada pelas técnicas 3D. Será apresentado um caso onde foram utilizados sistemas cognitivos, IoT e impressão 3D para produzir um mini-ônibus autonômo.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 22 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de software para dispositivos embarcados, Designers, Engenheiros, Arquitetos, Designers de Jóias, Makers, Diretores de compras, entusiastas, pesquisadores e outros.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores