TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Todos os caminhos e arquiteturas, levam você a nuvem.

Nesta trilha, traremos palestras sobre computações em nuvem, indiferente de marcas e com foco em trazer conhecimento para que você possa escalar seus projetos.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 12 passos para que sua aplicação na cloud seja um sucesso
Rafael Benevides

Você se sente desafiado em uma infraestrutura automatizada, virtualizada e altamente escalável como a Cloud? Agora temos uma série de restrições e também de possibilidades que necessitam uma mudança na forma como arquitetamos as nossas aplicações. Felizmente já existe uma série de boas práticas fornecidas pelo pioneiros da Cloud. Algumas destas boas práticas foram consolidadas como ?12 Factor Apps? (12factor.net). Agora a pergunta é: Como aplicar estas práticas em um mundo onde tudo roda em cima de containers? Mergulhe conosco na metodologia 12-factor e aprenda como cada um destes fatores podem ser aplicados utilizando tecnologias como Kubernetes independente da tecnologia que você adote.

11:10 às 12:00 Data center e nuvem híbrida? Como criar arquiteturas que funcionam em todo lugar
Rodrigo Abreu / Danielle Netto

Nuvem é uma realidade. Já não é questão se empresas vão migrar aplicações para a nuvem, mas sim, quando, como e quanto. Enquanto pode-se dizer que 100% das empresas vão ter alguma aplicação rodando na nuvem, muitas não poderão mover 100% das aplicações para uma nuvem pública ou privada e precisaram manter algumas funcionalidades no data center local. Nestas situações, uma combinação de aplicações no data center e nuvem híbrida é a solução.

O que você vai aprender: - Desafios de mover aplicações para nuvem - Como evitar vendor lock-in - O que são aplicativos nativos em nuvem - Arquiteturas que funcionam para data center e nuvem híbrida

12:10 às 13:00 Serverless Computing no Microsoft Azure
Igor Abade

Já ouviu falar de "serverless computing"? Sabe o que é e, principalmente, como usar serverless computing no Azure? Veja nesta palestra como vários dos mais novos serviços do Azure - como Azure Functions e Azure Logic Apps - permitem extrair o máximo do ambiente de computação na nuvem da Microsoft.

Serverless e ChatBot: Aumentando seu Lead
Luis Vieira

Como em poucos dias usamos a arquitetura Serverless e ChatBot para aumentar nossos leads em processos de onboarding. Detalhando a stack tecnológica (go, aws e frameworks) desde a concepção até o golive.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Usando o Google Cloud Platform para tradução imediata
Marcelo Schmidt

Neste mundo globalizado, está cada vez mais comum a interação entre pessoas de países diferentes. Nesta palestra mostraremos de que forma resolvemos a comunicação entre milhares de pessoas de diferentes países em um servidor de troca de mensagens, utilizando a nova plataforma do Google Cloud e o seu serviço de identificação de idioma e tradução.

WAF - Prevenindo ataques à minha aplicação com alguns cliques
Wesley Fernando Camargo Machado

No mês de maio deste ano, o maior ataque Hacker da história trouxe à tona a discussão sobre segurança da informação. A minha aplicação é segura? O que eu preciso fazer para me prevenir de ataques? Existe alguma ferramenta que me ajude com isso? Se você tem essas dúvidas, a boa notícia é que sim, essa ferramenta existe, é o Web Application Firewall, também conhecido como... WAF! Nesta palestra irei apresentar quais são os pré-requisitos e como implementar o WAF utilizando o Azure Application Gateway, um recurso simples de configurar, que irá te ajudar a aumentar a segurança da sua aplicação!

15:10 às 16:00 Multi Cloud, mais confiável e mais ágil com Kubernetes
Arnaldo Pereira

Como Kubernetes muda a forma como operamos e automatizamos infraestrutura em cloud. Ele também influencia diretamente na velocidade de entrega de equipes de desenvolvimento, que podem enviar funcionalidades para produção de forma muito mais rápida que anteriormente, especialmente se potencializada com a Teresa, ferramenta open source para deploy de aplicações em clusters Kubernetes em qualquer cloud.

Nessa palestra mostrarei nossa experiência de mais de um ano de operação de clusters de produção Kubernetes em larga escala no Magazine Luiza, passando por nossa experiência bem sucedida de uma Black Friday com aplicações críticas em produção com ele.

Entenda Serverless Computing com o OpenWhisk
Giuliano Diniz de Morais / Eduardo Sena Souza Rosa

Projete suas aplicações para a nuvem sem se preocupar com alta disponibilidade, escalabilidade para executar suas funções. Nessa sessão voce terá a oportunidade de conhecer o modelo Serverless Computing utilizando a tecnologia aberta OpenWhisk do Apache Software Foundation. Esse modelo permite a implementação de arquiteturas baseadas em microserviços de forma mais resiliente, e é uma ferramenta valiosa para desenvolvedores preocupados com escalabilidade, simplicidade e redução de custos na nuvem.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Containers, Kubernetes and Google Cloud
Mete Atamel
Creating a single microservice is a well understood problem. Creating a cluster of load-balanced microservices that are resilient and self-healing is not so easy. Managing that cluster with rollouts and rollbacks, scaling individual services on demand, securely sharing secrets and configuration among services is even harder. Kubernetes, an open-source container management system, can help with this. In this talk, we will start with a simple microservice, containerize it using Docker, and scale it to a cluster of resilient microservices managed by Kubernetes. Along the way, we will learn what makes Kubernetes a great system for automating deployment, operations, and scaling of containerized applications.
17:40 às 18:30 Inovações e Tendências em Nuvem
Julio Machado Faerman
O ritmo de inovação das plataformas de nuvem é um de seus principais benefícios. Muito mais que eliminar o trabalho de TI trivial, elas possibilitam novos horizontes para diversas aplicações. Nesta sessão serão apresentados os lançamentos mais recentes e relevantes da Amazon Web Services. As novidades vão desde serviços fundamentais, como virtualização e redes, até os mais avançados, como em internet das coisas, big data e inteligência artificial. Compartilharemos também as informações sobre os programas de apoio e o recursos para começar e para se aprofundar. Venha conhecer as novidades, tirar dúvidas e entender como aproveitar melhor os serviços da Amazon Web Services.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores