TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arduino e Makers Projetos estilo Faça você mesmo!

A galera que curte criar seus próprios projetos, seja em casa, bancada, garagem, escola, trabalho, etc utilizando a plataforma de prototipagem mais famosa do mundo, esta é a sua trilha!

Se você tem interesse em conhecer o mundo Open Source e projetos, que vão desde o básico ao avançado, venha conhecer, aprender e fazer networking nesta trilha!

Arduino aplicado em Robótica, DIY, Eletrônica, Sistemas Embarcados, Circuitos vestíveis serão os temas abordados! Participe!

Atenção!
No TDC São Paulo você tem uma vantagem extra ao se inscrever na Trilha Arduino e Makers ou na Trilha Impressão 3D. Você ganha acesso gratuito para a segunda Trilha (limitado ao espaço disponível para o acesso), ou seja, você pode se inscrever em Arduino e Makers e levar Impressão 3D ou se inscrever em Impressão 3D e levar Arduino e Makers. Aproveite esta vantagem de acessar uma segunda trilha pagando apenas uma.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como montar sua própria placa Arduino e compartilhar seus projetos de hardware
Fábio de Souza

A plataforma Arduino democratizou o uso da eletrônica no mundo, permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse em desenvolver projetos interativos de eletrônica, possa facilmente colocar sua ideia em prática. Por ser uma plataforma open source permite que qualquer pessoa faça a sua própria placa e compartilhe seus projetos com outras pessoas.

Nessa palestra vou ensinar como você pode montar a sua própria placa Arduino e compartilhar seus projetos de hardware com outras pessoas. Serão apresentadas as ferramentas, circuitos básicos e hardwares de referência para você se basear. Também apresentarei alguns projetos open hardware que desenvolvi, como as placas Franzino e Franzininho.

11:10 às 12:00 Bluetooth low energy com Genuino 101
Felipe Neves

O Bluetooth low energy é um complemento a especificação do protocolo bluetooth onde figurou pela primeira vez na versão 4.0 da especificação, esse protocolo específico mescla o padrão e a interoperabilidade do Bluetooth classic com um gerenciamento poderoso de energia da especificação LE.

Nessa apresentação faremos um breve overview do Bluetooth Low Energy e como o usuário poderá tirar as vantagens de low power desse poderoso protocolo utilizando as facilidades do Wiring e do ambiente Arduino, para isso demonstraremos seu funcionamento utilizando a variante Genuino 101 possuidora de um módulo Intel Curie que tem um módulo BLE embutido.

Circuito Z - Eletrônica sem solda
Josemar Pereira Moura

Projeto de baixo custo, open-source, desenvolvido para aprendizagem em eletrônica básica e prototipagem criativa para todas as idades. (+8) Uma forma inclusiva também para introdução à robótica e eletrônica maker para pessoas com problemas motores.

12:10 às 13:00 Pequeno guia de eletrônica essencial para makers
Helder da Rocha

Você sabe como funciona um divisor de tensão? Para que serve e como usar resistor de pull-up? Sabe calcular um circuito de diodo zener? E quando usar um transistor bipolar ou MOSFET? Você sabe gerar PWM sem usar Arduino? Como controlar mais de 100 LEDs com um Arduino? A plataforma Arduino facilitou muito a criação de circuitos eletrônicos e transferiu grande parte da complexidade para o código, mas entender como funcionam e como calcular circuitos com resistores, capacitores, transistores ainda é importante, principalmente nos projetos mais interessantes. Esta palestra contém dicas e conhecimentos essenciais para quem já usa Arduino, mas não tem muita familiaridade com eletrônica básica.

Minha primeira coisa na Internet
Thalis Antunes de Souza

A expectativa do mercado quanto a Internet das Coisas é grande, em todo e qualquer estudo as cifras são com muitos zeros. Mas quais serão estas coisas conectada na Internet? O movimento Maker auxilia com ferramentas e tecnicas onde não precisamos apenas esperar as coisas ficarem prontas, podemos criar e hackear nossos proprios dispositivos. Neste talk iremos mostrar como conectar um dispositivo diretamente na internet.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Da Ideia ao Protótipo... Como ir ao mercado com um produto final?
Luiz Carlos Sourient Junior

Muitos Makers dispendem energia em projetos interessantes, mas não possuem a base para transformar seus protótipos em produtos finais e verdadeiramente atraente para mercado.
Esta pequena palestra é uma forma de transmitir aos Makers iniciantes o "caminho da roça", para possam planejar seu desenvolvimento, ter um produto mínimo apresentável e por a mão na massa e conhecer os próximos passos como: Fases do Projeto; Gerenciamento do Projeto; Pronto?!... Em busca de Investimentos ou de um Investidor; Plano de Negócios? Planos de Marketing e Operações... Insumos Plano Financeiro O que nos remete ao Sucesso ou Fracasso?

15:10 às 16:00 Unindo forças: Bluemix + Arduino + Node Red
Diego Rodrigues Teles / Fernando Veiga

Muito se fala na criação de protótipos para IoT porem a integração deles com um ambiente em nuvem que vem sendo um grande desafio. Para isso algumas empresas vem dedicando seus esforços em simplificar essa integração. O Bluemix junto ao node Red tem aberto um grande leque de possibilidades utilizando arduino, ja que o acesso ao hardware se tornou facil. Vamos aprender a usar o poder do arduino com inteligência da ferramenta Bluemix.

Arduino e-health: projetos e produtos reais no mercado!
Vinicius Senger
Nesta palestra vamos apresentar vários sensores como pressão arterial, glicose, espirometro, analisador de ronco e vários outros que podem ser ligados em arduino. Vamos apresentar também integrações incríveis com google home e Node-RED.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 ESPWear criando Wearables e dispositivos para IoT.
Douglas Vinicius Esteves

Apresentação da placa de desenvolvimento ESPWear, tem como objetivo auxiliar as pessoas aprenderem e realizar o desenvolvimento de seus projetos usando o módulo ESP8266. excelente forma de introduzir os conceitos de eletrônica, Internet das Coisas e projetos com wearables. Imagine construir seus dispositivo conectado.

Com plataforma aberta, mostraremos caminhos e meios para o desenvolvimento de projetos em diferentes níveis de conhecimento da área, usando o famoso módulo ESP8266 com a placa de desenvolvimento.

No final da apresentação uma Demo da placa em funcionamento.

Robô da Alegria
Yhan Christian Silva / Thiago Ferauche

Projeto de código aberto, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre eletrônica, robótica e programação de computadores.

O objetivo geral do projeto é criar um Robô para ser utilizado no trabalho de ONGs como o Doutores da Alegria.

A estrutura dos diretórios está organizada da seguinte maneira:

AppInventor: código do AppInventor para testar a comunicação via bluetooth com o Robô.

Arduino: código do Arduino para o controle da expressão facial (matriz de leds) images: imagens utilizadas no projeto.

Webservice: código da parte web para a interface que o operador controlar o robô

Mais informações na wiki do projeto: https://github.com/RoboAlegria/RoboAlegria/wiki

17:40 às 18:30 FPGAs e Makers, combinação possível?
Euripedes Rocha Filho

FPGAs podem ser simples! Sempre que me deparo com textos ou comentários falando sobre FPGA vem sempre a mesma premissa: Muito difícil, muito caro, só para profissionais que estudaram na NASA. Essa palestra tem o objetivo de quebrar essas ideias e apresentar uma abordagem que visa auxiliar o aprendizado e acrescentar mais essa ferramenta aos makers.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 22 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em desenvolver dispositivos utilizando plataformas como Arduino, com qualquer nível de conhecimento.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores