TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Golang A linguagem para sistemas distribuídos do Google

A linguagem Go surgiu dentro do Google em função de um desejo de unir as melhores características da linguagem C, Python e Java, seguindo sempre as premissas de simplicidade e ortogonalidade. Em 2009 ela foi tornada open source e, desde então, vem ganhando cada vez mais adeptos na comunidade de desenvolvimento, incluindo empresas de peso como Dropbox, Docker e Microsoft, além do próprio Google.

Nesta trilha vamos explorar os principais aspectos da linguagem, mostrando o porque ela tem chamado tanta atenção, com palestras destinadas a introduzir a linguagem a pessoas de todos os níveis de carreira.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Configurações de aplicações distribuidas com ETCd
Wilson Júnior

Gerir configurações sempre é um trabalho que exige muitas preocupações em sistemas distribuidos, nesta palestra quero demonstrar a evolução da gestão de configuracões e como podemos utilizá-los, o etcd é um candidato bem aceito na comunidade, hoje usado pelo kubernetes, e demais softwares.

11:10 às 12:00 Linux Contêineres na unha
Wellington F Silva

Docker tem mudado o paradigma de como montamos e entregamos aplicações aderentes a ambiente de cloud e usando contêineres. Essa palestra é baseada no artigo de Julian Friedman e nas apresentações de Liz Rice onde mostraremos o que são contêineres Linux e montaremos nossos próprios com algumas poucas linhas de código em Go.

12:10 às 13:00 Utilizando Golang para minerar moedas como o Bitcoin
Felipe Teixeira

Atualmente o mercado de cryptomoedas cresce cada vez mais. O valor das moedas Bitcoin e Ethereum sobe numa escala exponencial . Dentro disso uma necessidade básica veio a se tornar realidade. Como participar ou também trabalhar com essas moedas ? A palestra visa explicar como utilizar a linguagem Golang para minerar diretamente na rede Ethereum que é completamente construida na linguagem Go. Toda a estrutura de blockchain da Ethereum é baseada em Golang assim como seus aplicativos mineradores descentralizados. Na palestra iremos explicar um pouco sobre a moeda Ethereum e mostrar efetivamente como instalar/manter/gerar/utilizar a rede descentralizada ethereum .

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Aplicações Go com Docker, do desenvolvimento ao build em multi estágios automáticos
Rafael Gomes / Guilherme Paixão

Que tal desenvolver em Go usando um modelo mais rápido, seguro e enxuto? Usando Docker você poderá empacotar suas aplicações a ponto de ter rodando na sua máquina a mesma infra que está em produção. Vamos nessa palestra demonstrar como é possível usar Docker para desenvolver e até colocar em produção esse seu código, com imagens Docker inteiras de 10MB e builds automáticos na nuvem. Tudo sem custo e muito fá

Simplificando comunicação entre serviços com GRPC
Newton Rocha

Hoje com o grande surto de micro-serviços, e criar API's REST pode se tornar custoso e muitas vezes pouco performático, além de termos que implementar a integração com a nossa API's em diversas linguagens diferentes. Para esses casos nós temos uma ótima alternativa, o GRPC, ele faz uma conexão rápida e leve com seu micro-serviço e além disso gera o código de comunicação para você, e em diversas linguagens de maneira rápida e fácil!

15:10 às 16:00 Testes Avançados com Go
Felipe Oliveira

Nessa palestra vamos ver as principais técnicas para escrever um código testável e como escrever esses testes

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Functional Go
Geison Flores

FUNCTIONAL GOLANG

Functionl Golang

The idea of this talk is presenting the Golang functional features, the pros e cons of apply functional paradigm in Golang. Do you want to improve readability and maintainability of your code using more functional paradigms? So, come on and let's have a fun time together!

17:40 às 18:30 Concorrência na prática
Vitor De Mario

Uma das principais características do Go é o suporte de alto nível a concorrência. Channels e goroutines são alguns dos aspectos mais poderosos e mais discutidos da linguagem. Concorrência em Go é fácil de começar mas difícil de dominar.

Nessa palestra, vamos explorar diversos idiomas e patterns aplicados em código real rodando em produção, desde versões mais básicas até código completo rodando concorrentemente, usando todo o poder da linguagem e do hardware.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas programadoras interessadas em conhecer mais sobre a linguagem Go e seu eco-sistema.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.