TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Containers O universo rodando dentro de containers

Containers! É uma revolução em andamento que está modificando de como desenvolver, entregar e manter sistemas. Aqui vamos trocar experiências sobre diversos tipos de containers (além do Docker, é claro) e você vai estar atualizado com o buzzword mais quente do mundo da tecnologia.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Docker: The good, the bad and the ugly
Jackson F. de A. Mafra

Falaremos sobre os erros que as pessoas costumam fazer e sobre como escrever melhor dockerfiles, para desenvolvedores iniciantes a intermediários, este será uma talk útil para ajudar a limpar e acelerar seu fluxo de trabalho.

Docker container networking: the benchmark
Pedro Arthur Pinheiro Rosa Duarte / Rafael Eichelberger

Nessa palestra serão apresentados as técnicas e os resultado do benchmark dos diferentes drivers de rede do Docker. Para fins de comparação, serão também apresentados os resultados do benchmark estressando uma máquina bare metal. O objetivo dessa palestra é expor e clarificar as características e as limitações do docker container networking.

11:10 às 12:00 Eu tento usar o docker, mas ele só me sacaneia
Sebastian Webber / Guilherme Elias

Nessa palestra eu pretendo descrever um guia de fracasso para deployment de aplicações nodejs usando docker e toda a experiencia que tive com docker em ambiente de produção. Minha intenção é falar de problemas que tive, como os contornei e todos os desafios de adotar docker aos baby-steps.

Piores práticas em containers!
Pery Lemke

Nesta talk serão demonstradas os erros comuns cometidos na construção e administração de containers.

Visandro difundir as melhores práticas e propagar a melhoria dos profissionais que usam containers no seu dia a dia.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Infraestrutura imutável com mobykit (Moby, Linuxkit e Infrakit)
Wellington F Silva

Vamos mostrar as novas ferramentas liberadas pelo time da Docker Inc na última Dockercon para construção, provisionamento e execução de sistemas operacionais super leves e seguras que rodam contêineres Linux e como essas novas ferramentas se aplicam no paradigma de infraestrutura imutável.

14:10 às 15:00 Orquestração com Kubernetes - Subindo um cluster de Kubernetes "no braço" na AWS
Fernando Ruaro

Juntamente com os diversos avanços trazidos pela utilização de containers, novos desafios foram inseridos, um dos principais sendo a orquestração de containers. O Kubernetes nasceu como solução para esse desafio e vem, a cada dia mais, sendo adotado pelos mais variados times, nas suas mais variadas necessidades de negócio. Nessa palestra será apresentado o funcionamento interno do Kubernetes, trazendo cada um de seus módulos e explicando qual problema ele resolve. A medida que cada módulo for apresentado, será demonstrado como implantá-lo, tendo ao final da apresentação um novo cluster Kubernetes rodando e pronto para receber novos containers.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 systemd-nspawn: The containers you already have
Paulo Diovani Gonçalves

Systemd-nspawn é a tecnologia de containeres built-in nas pricipais distribuições linux. Descrito como "um chroot com esteróides", systemd-nspawn não foi projetado como um concorrente de LXC e outros, mas mostra-se uma ótima opção para rodar aplicações (ou um sistema completo) isoladamente.

Esta palestra faz uma breve apresentação da tecnologia, com alguns exemplos e um tutorial para criar containeres de forma simples.

Rodando aplicações GUI em Docker
Marco Antonio Martins Junior / Rafael Gomes

Já roda serviços usando containers em Docker? Que tal rodar também as suas aplicações GUI com ele? Isso mesmo, estou falando de rodar seu browser, editor de texto, jogos, enfim? Nesta apresentação serão mostradas vantagens, desvantagens e uma demonstração de uso.

16:40 às 17:30 Análise de segurança e hacking de containers Docker
Fernando Silva

Nesta apresentação serão abordados cenários comuns em que a utilização de containers Docker pode expor novos tipos de problemas de segurança, que talvez você não tenha considerado, algumas ferramentas de análise e hacking, assim como dicas que você pode usar para garantir que não deixe as portas abertas quando você implantar em produção.

17:40 às 18:30 Performance Testes com JMeter, Docker e Jenkins
Fernanda Machado

Fornecer uma visão geral sobre os tipos de testes de performance e mostrar uma abordagem passo-a-passo para executar testes de performance com JMeter, Docker e Jenkins. Compartilhar dicas para implementar uma estratégia efetiva de teste de performance e análise dos resultados de teste.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, testadores, sysadmins, gerentes, etc. Todos que tenham interesse em aprender um pouco mais sobre containers


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.