TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Chatbots e Interfaces Conversacionais Chatbots e o futuro das interações conversacionais

O recentemente aumento do interesse no entorno de Chatbots e interfaces conversacionais indica que a adoção dessas tecnologias, muito em breve, deve aumentar drasticamente.

Nesta trilha traremos palestras introdutórias aos temas bem como palestras sobre as tecnologias e métodos envolvidos na criação de chatbots e no processo de criação de interfaces conversacionais.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desenvolvendo um chatbot: da visão à produção
Douglas Collioni

Segundo as previsões, estamos nos aproximando da era Pós Apps. Em breve, os diversos aplicativos que utilizamos hoje estarão contidos numa única interface, com inteligência capaz de nos entender e entregar aquilo de que precisamos. Nessa palestra, vou compartilhar a experiência de desenvolver um chatbot no Superplayer, nosso primeiro passo nessa direção, contando sobre os primeiros insights, a escolha de tecnologias e os desafios enfrentados.

11:10 às 12:00 Chatbots e os micromomentos
Ricardo Grobel

O micro-momento é um fenômeno de mudança de comportamento de consumo das pessoas, resultado da grande presença dos smartphones no nosso dia-a-dia.

Os chatbots reduzem os passos e ações necessárias para as pessoas satisfazerem suas necessidades durante um micro-momento, criando uma melhor experiência, aumentando a objetividade das interações e diminuindo a fricção.

Chatbots + atendimento ao consumidor: NÃO HÁ MÁGICAS
Daiane Novaes / Isabelli Gonçalves

Nesta apresentação nos propomos a falar sobre a importância do CONTEÚDO e de CONTEUDISTAS para o sucesso de um Chatbot que se propõe a atender consumidores. A apresentação é pautada no HiBOT, pioneiro no ramo de atendimento, que vem experimentando um crescimento considerável nos últimos dois anos.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Automação Industrial e Residencial com Chatbots
Bruno Gastaldi

Com a nova revolução industrial em andamento, os chatbots tornaram-se fundamentais na transição das industrias tradicionais para as automatizadas denominadas "Indústrias 4.0". A presente palestra visa mostrar as diversas aplicabilidades de um chatbot dentro das indústrias, fábricas e até mesmo residências, utilizando para tanto o conceito de IoT ? Internet of Things (Internet das Coisas).

Indicadores de desempenho para chatBots
Danielle Cohen

Na era da inteligência artificial e big data, mostrarei como monitorar o desempenho de seu chatBot nas diferentes plataformas através de indicadores criados especialmente para isso. Dessa forma, é possível melhorar o desempenho do bot no menor tempo possível, atacando diretamente os problemas encontrados. Assim, será possível alavancar a conquista de clientes e deixá-los confortáveis com a tecnologia.

14:10 às 15:00 Como desenhar a conversa do seu chatbot ?
Jackson F. de A. Mafra / Rafael de Paula Souza / Daniel Wildt
A troca de mensagens é uma das poucas coisas que as pessoas fazem mais do que usar as redes sociais. Diante disso, 2016 foi um ano em que grandes empresas como Facebook, Microsoft, Apple, Google e outras, decidiram abrir suas plataformas para que outras empresas pudessem criar serviços, conhecidos como chatbots, para alcançar bilhões de pessoas através de mensagens. No entanto, alguns desses chatbots não são muito bons de conversa e algumas pessoas já consideram que essa nova tendência é apenas um hype. Se não são isso, o que são? Nossa conversa vai ser sobre definições de chatbots, evolução dos serviços de IA, desafios e boas práticas de UX para a construção de chatbots bons de papo.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Construção de um Agente Conversacional usando DeepLearning
Andherson Maeda

E se fosse possível construir um chatbot sem a necessidade de definir regras e padrões manualmente? Existe alguma maneira de criar um chatbot a partir de um corpus textual não estruturado? Nessa apresentação mostrarei alguns resultados que coletei na construção de um agente conversacional através do processamento de texto utilizando DeepLearning.

16:40 às 17:30 Trabalhando com Chatbots dentro de um contexto Educacional
Anita Raquel da Silva

A possibilidade de manter um diálogo a qualquer momento para tirar dúvidas e retomar conteúdos específicos como se estivesse conversando com seu tutor ou professor? Com os avanços da web2.0 cada vez mais conseguimos utilizar recursos que nos permitem ficar conectados e manter interações. Os Chatbots são recursos que cada vez mais estão sendo utilizados neste sentido, perincipalmente na área da educação. Mas quais são as possibilidades de utilizar um Chatbots dentro da educação?

17:40 às 18:30 O verdadeiro valor de um Chatbot: Case Panvel Farmácias
Marcos Vinicius Alves Silva / Éthel de Almeida Ribas

O objetivo é compartilhar quais foram os desafios enfrentados e os problemas que um chatbot resolve no dia a dia da Rede de Farmácias Panvel. O chatbot está ativo desde outubro de 2016, é um dos primeiros cases do Brasil. Nesta apresentação vamos tratar de como o chatbot ajudou o negócio, quais problemas ele resolve, quais foram os desafios, o modelo de concepção, as tecnologias empregadas, o uso de nlp, o que representa um chatbot para o time atendimento e a aceitação dos clientes.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas de chatbots, programadores, entusiastas e estudantes de inteligência artificial e UX Designers.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.