TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android Domine a plataforma que domina o mundo

A trilha tratara das novidades e recursos da plataforma Android. Na trilha teremos palestras que cobrirão desde o início até conceitos avançados, sempre focando no desenvolvimento nativo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Construindo aplicativos seguros para Android
Sean Wykes

O design e desenvolvimento de aplicativos seguros para dispositivos móveis como Android é uma atividade que apresenta inúmeros desafios. No entanto, há uma série de cuidados simples e básicos que, ao serem implementados, auxilia a tornar os nossos aplicativos mais seguros. Através de explicações e exemplos de código baseados em projetos reais, vamos aprender um pouco sobre essas técnicas e porque elas devem ser utilizadas.

Como bônus, vamos conhecer algumas das melhorias recentes dos recursos de segurança, como a o armazenamento seguro de chaves criptográficas apoiado por hardware ou os processos de autenticação biométrica, que servem para reforçar mais ainda a segurança.

11:10 às 12:00 Usando a arquitetura VIPER no Android
Jackson F. de A. Mafra

VIPER é um padrão de arquitetura que cresceu bastante na comunidade iOS e agora promete o mesmo no Android. Mas como funciona o VIPER no Android? Essa apresentação tem como objetivo discutir suas diferentes propostas.

Você desenvolve aplicando boas práticas de UI/UX para Android?
Larissa Yasin Gonçalves

Como desenvolvedor você se pergunta se está tornando a experiência do usuário a melhor possível? A documentação de um projeto Android, muitas vezes não consegue abordar detalhes que são importantes pro usuário, seja de interface, fluxo ou permissões. A palestra irá mostrar algumas boas práticas de UI e UX que um desenvolvedor pode aplicar nos projetos.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Android Tool Lint e Hierarchy Viewer
Filipe Nunes

Vamos falar sobre duas ferramentas que combinadas têm um ganho muito grande para seu código, tais como, arquitetura, redundância, acessibilidade dentre outras. E além disto montar uma hierarquia de XML(layout) eficaz e de alta performance, sim existe uma ferramenta de métricas para seus XML.

Google Smart Lock no Android
ITALO MARCEL SANTANA

Aprenda a utilizar o Google Smart Lock para lembrar suas senhas, fazer bypass em algumas localidades e outras muitas funcionalidades do novo "chaveiro" da Google (incluindo Android, Chrome, Chromebooks e etc).

14:10 às 15:00 Metaprogramação no Android : Processamento de Anotações e JavaPoet contra o boilerplate.
Heitor Oliveira

O processamento de anotações e a geração de código-fonte em tempo de compilação têm sido usados amplamente na comunidade de desenvolvedores Android. Bibliotecas como ButterKnife, Dagger, PermissionDispatcher e muitas outras, têm sido utilizadas em grandes projetos por todo o mundo. Entender como este processo ocorre e como desenvolver soluções como essas nos abre um extenso leque de possibilidades nos projetos e tarefas do dia-a-dia de um desenvolvedor. Automatizar a escrita de código através de anotações é uma ferramenta poderosíssima de desenvolvimento, e como dizia o tio Ben - "Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades..."

Adaptive Icons no Android
Fernando Barbosa

Com a chegada do Android Oreo diversas features foram liberadas, e dentre elas os Adaptive Icons. Entenda o poder por trás dessa novidade, com animações avançadas e adaptação em diversos launchers nos mais variados fabricantes.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Abemus Kotlin. Mas e daí? Usando a nova linguagem oficial para Android em um app com milhões de downloads
Pablo Baldez

O Google I/O de 2017 apresentou algo surpreendente para muitos: Kotlin como linguagem oficial para desenvolvimento Android. Vou compartilhar a experiência e o aprendizado adquirido com mais de um ano utilizando Kotlin para o desenvolvimento de um app com milhões de downloads e como integramos código legado com código escrito em outra linguagem. Farei também uma breve introdução ao Kotlin, suas vantagens e desvantagens quando comparado ao Java e qual o suporte que a comunidade e o Google têm dado para os desenvolvedores.

Produtividade Ninja no Android Studio
Ramon Ribeiro Rabello

Nessa talk irei mostrar várias features da mais nova versão do Android Studio 3.0 e como usufruir de boas práticas, técnicas e ferramentas na IDE para aumentar ainda mais sua produtividade em seu ambiente de trabalho para se tornar um ninja em Android! Você nunca ouviu falar de scope-based selection? Live Templates? Multi-cursor edition? Então esta palestra é para você! :)

16:40 às 17:30 Nova API de localização do google
Caique Oliveira

Nessa apresentação sera mostrado como utilizar a nova api de localização do google lançada com o playservice 11.

Por que não animações?
Laiza Clavelares

Aprenda como criar animações simples e rápidas que proporcionarão uma experiência melhor e mais fluída para o seu usuário. Veja como utilizar algumas APIs do Google para tornar sua aplicação mais interessante, assim como animações personalizadas que serão uma base para você usar sua imaginação e criar suas próprias interações.

17:40 às 18:30 Firebase Além das Fronteiras
Marlon Bueno Bochi

O Firebase é um conjunto de ferramentas e serviços muito úteis para desenvolvimento de aplicativos móveis. Porém, seu poderio se estende além de uma simples tela de smartphone. Através de bibliotecas open source é possível colocar o Firebase em um conjunto grande de microcontroladores. Também é possível fazer uso em conjunto com o NodeJS e bibliotecas JS comuns em IoT, como o Jhonny Five, por exemplo. O Android é só uma ponta do iceberg do Firebase. Venha conhecer todo o este poderio nesta palestra que envolve cultura indígena, IoT e Android.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Académicos, profissionais de desenvolvimento android.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.