TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Acessibilidade Digital Acessibilidade como igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência

"A acessibilidade digital, pensada como acessbilidade de comunicação se encaixa em um dos 5 tipos de acessibilidade para a pessoa com deficiência e visa eliminar barreiras no acesso a produtos, serviços e outros recursos tecnológicos, permitindo que pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos e condições de autonomia e usabilidade das demais pessoas.

Em um país com mais da metade da população conectada à Internet, a discussão sobre a acessibilidade nos meios digitais se faz fundamental, já que quase 25% da população tem algum tipo de deficiência que pode impactar seu acesso a conteúdos digitais. Permitir que pessoas com deficiências possam utilizar a tecnologia sem obstáculos não é mais um diferencial para as empresas de tecnologia, mas um direito de todo cidadão, que ganhou maior respaldo após a Lei Brasileira de Inclusão. E somado a isso temos a Lei de Cotas no mercado de trabalho, cujo objetivo é inserir e incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho como os demais. Para isso o termo acessibilidade se faz fundamental.

Nesta trilha serão apresentados os principais estudos e cases sobre a acessibilidade digital, Internet das Coisas, Aplicações Web, Tecnologia assistiva e boas práticas inclusivas em empresas de TI (do Recrutamento ao dia a dia)."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Inteligencia artificial a serviço da acessibilidade
Alexandre Santos Costa

Livros e cinemas colocam a I.A. como nossa inimiga mas ela pode fazer muito mais por nós do que contra nós. Nesta palestra irei demonstrar casos reais de como a I.A. tem melhorado nossas vidas e o que estamos por testemunhar

11:10 às 12:00 O protagonismo dos deficientes visuais na área de tecnologia da informação
Marlon Brandão de Sousa

Nesta palestra, vamos falar sobre como deficientes visuais estão sendo protagonistas para solucionar algumas de suas próprias dificuldades usando tecnologia.

Além de uma série de casos internacionais em que deficientes visuais fizeram a diferença codificando, falaremos do projeto EasyWay, desenvolvido por um grupo de estudantes da pós graduação em desenvolvimento de aplicações móveis e internet das coisas da Fiap.

12:10 às 13:00 Fishbowl interativo sobre Inclusão: desafios na prática
The Developer's Conference Porto Alegre 2017
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Jogo da acessibilidade: um caminho de aprendizado em 10 anos de governo
Fernanda Hoffmann Lobato

A acessibilidade pode não ser prioridade da maioria dos projetos, mas isso não impede que seja inserida no processo de desenvolvimento. Nesta palestra são apresentadas possibilidades de como inserir a acessibilidade em projetos a partir da experiência de 10 anos de trabalho no governo federal.

Até quando você vai culpar o desenvolvedor por seu site ou app não ser acessível?
Marcelo Sales

Você não pode (e não deve) ser o único responsável em falar sobre acessibilidade dentro de uma empresa, mas você pode (e deve) fazer parte dessa equipe.

Será que a responsabilidade em aplicar acessibilidade é apenas do desenvolvedor? E o designer, tem "culpa"? E o pessoal de UX? Onde entra nessa história? São muitas questões em um assunto aparentemente simples.

Essa apresentação é para responder afinal, quem são os responsáveis por aplicar a acessibilidade em projetos digitais?

15:10 às 16:00 como deficientes visuais desenvolvem software - da concepção até uma implementação prática
Marlon Brandão de Sousa

Nesta apresentação, batemos um papo com a audiência sobre um assunto que, ao longo do tempo, tem sido abordado comigo diversas vezes em todos esses anos desenvolvendo software: mas, a final de contas, como é que deficientes visuais desenvolvem software? Contaremos algumas histórias, ilustraremos algumas diferenças na forma de aprender e entender código sem enxergar e, por fim, faremos uma demonstração desenvolvendo um pequeno software juntamente com a plateia.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Inclusão: do Recrutamento & Seleção ao dia a dia em empresa de TI
Deise Schroeter / Aneliz Silva

A proposta de nossa palestra é trazer informações e boas práticas sobre Recrutamento & Seleção inclusivos à pessoa com deficiência, assim como práticas em inclusão e acessibilidade no dia a dia em empresa de TI.

17:40 às 18:30 Trabalhando com um surdo em um time ágil
Ivan Rogério Diesel

A estratégia de ágil para como comunicar, trabalhar e relacionar com os funcionários surdos e ouvintes na empresa de informática.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 8 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores web e mobile, designers, analistas de teste, gestores de TI, recrutamento inclusivo em TI, funcionários do setor público e privado e pesquisadores


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.