TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX Design Validando ideias e construindo negócios centrados no usuário

O mercado digital hoje encontra-se altamente competitivo, com clientes e usuários extremamente exigentes. Esse cenário tem obrigado as soluções a irem além das funcionalidades básicas baseadas no ponto de vista do desenvolvedor ou do dono da empresa. Muitos negócios já perceberam esta necessidade de propor boas experiências focadas no entendimento das necessidades do usuário como fator fundamental para o sucesso e competitividade de seu produto no mercado. O user experience design é um conceito que envolve os vários aspectos da relação entre a empresa/produto e o cliente/usuário ao longo de vários pontos de contato. Ao fim dessa jornada pode-se alcançar uma percepção positiva e satisfação plena por parte dos clientes que refletem diretamente o quanto suas expectativas e necessidades foram contempladas ou surpreendidas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Design de serviços para produtos emergentes
Marcos Souza

Como os dispositivos vestíveis (wearables) podem melhorar a experiência de uso de serviços do dia a dia dos usuários, assim como, possibilitar a criação de novos cenários para contexto até então não explorados?

A palestra tem como objetivo apresentar os desafios que o profissional de UX está enfrentando no desenvolvimento de soluções para dispositivos wearables que vão além das interfaces amigáveis, o papel do design como estímulo para engajamento de usuários de diferentes perfis, e por fim, o que os UXs podem esperar desse novo modelo de mercado de serviços altamente promissores.

Impacto da Arquitetura de conteúdos complexos na UX
Rodrigo Grundig

Como o volume e nível cognitivo do conteúdo podem impactar a experiência de um produto digital.

O Lado B dos Testes A/B
Bruno Cambraia Nunes

Muito já se falou das vantagens de utilizar Testes A/B para aprimorar a experiência do usuário e aumentar as conversões. Porém, existem diversos pontos a serem observados ao utilizar este método que poucas vezes são lembrados. Nesta apresentação, irei falar sobre os erros e aprendizados em nossas experiências utilizando Testes A/B e como tirar mais proveito deste método.

11:10 às 12:00 Desafios de um UX da área de marketing e produto ao mesmo tempo
Monica Possel
A vida de um UXdesigner já é difícil quando ele se preocupa apenas com o produto, mas quando ele tem de cuidar da área de marketing ao mesmo tempo os desafios triplicam. Os interesses divergem e as atividades se misturam causando aquele verdadeiro caos, mas como trabalhar de maneira organizada sem que os interesses atrapalhem o processo? Você vai descobrir como nessa palestra \o/
Oi, quer tc? Quando a conversa é a interface, o desafio é projetar personalidades.
Carla De Bona

Atualmente, as plataformas virtuais de conversação ainda não têm a voz da Scarlett Johansson e estão longe do nível de realidade da série Black Mirror. Ainda sim, os experimentos já postos a prova estão evoluindo rapidamente e cada vez mais as experiências conversacionais terão um impacto real na vida das pessoas. Pode ser que você ainda não tenha precisado projetar uma interface conversacional, mas o fato é que se todas as tendências se provarem verdadeiras, eu, você e todos os UX designers iremos projetar um chatbot cedo ou tarde. Tendo esse panorama em vista, o objetivo desta palestra é fazer apontamentos sobre o que devemos levar em conta quando formos desenhar uma boa conversa.

12:10 às 13:00 Design em tempos de crise
Rafael Lima da silva

A raiz do design sempre esteve ligado a solução de problemas, logo, a existência deles é essencial para que a inovação aconteça. O objetivo deste conteúdo é entender como a maneira a qual o designer observa mundo a sua volta pode levá-lo mais próximo de produtos inovadores e soluções disruptivas, levando sempre em conta os usuários e contextos ligados ao assunto.

Do problema à solução: Transformando chamados do suporte em features
Ana Carolina Alves Rodrigues / Jefferson Arndt

Não só de problemas vive o suporte técnico, estranho afirmar isso, mas é verdade. Essa talk fala da importância do suporte como interface com o cliente e mostra um case de sucesso onde análise e solução transformaram pedidos recorrentes recebidos em nosso suporte em melhorias para nosso produto.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Design antecipatório para projetos zero interface
Priscilla Albuquerque
Design antecipatório para projetos zero interface
O que Campbell e o Game Design podem nos falar sobre UX?
Julio Matos

Muito se debate sobre o poder do Storytelling e das referências ao "monomito", ou ao "Herói de Mil Faces " no contexto da interação e da comunicação. No Game Design ele ganha novas aplicações, onde cada interação é pensada à direcionar o caminho que o Usuário (Herói) irá percorrer. Por isso vamos falar de como o Game Design pode contribuir com a Experiência de seu usuário com base em uma Jornada Épica! Pegue sua espada e venha conosco! :)

15:10 às 16:00 Wow experience: como criar interfaces fáceis e agradáveis de usar
Diego Motta

Wooooww! Esta é a interjeição de quem acaba de passar por uma boa experiência. No contexto digital e de UX, isso acontece quando o usuário acha uma interface bela e fácil de usar. Usabilidade na web é tão importante que Nielsen já diria que é questão de sobrevivência. Através de um checklist e de exemplos, a palestra tem como propósitos: clarificar alguns conceitos e dar dicas para quem quer melhorar suas interfaces e não sabem por onde começar. Em um mundo cada vez mais exigente e de usuários cada vez mais avançados, a necessidade de se ter e oferecer boas experiências e aquele efeito "wow" se mostram essenciais na identificação de interfaces fáceis, agradáveis e de sucesso.

Criando cultura de design em sua organização
Rodrigo Peixoto

As empresas estão muito focadas em resultados visíveis e tangíveis. O sucesso é medido por quantos produtos são lançados, quantos recursos ele tem, quantas tarefas diferentes ele pode fazer. É claro que os resultados tangíveis são importantes, mas o foco excessivo na produção desperdiça tempo e dinheiro em coisas que em última análise, não funcionam ou não funcionam tão bem quanto poderiam.

Para definir esta estratégia, em um cenário onde a única certeza é a incerteza, não será suficiente olhar os desafios de negócio atuais. Será preciso imaginar como as tecnologias digitais poderão impactar o negócio, a curto e médio prazo, criando rupturas (por exemplo, a shared economy e novos entrantes)

Como se parece o processo de solução em uma startup em crescimento
Leonardo Salvador

Pretendo falar sobre como se inicia o processo de solução em uma startup que tem em seu DNA o desenvolvimento ágil apresentando de uma forma sucinta cada uma das etapas do processo e passando um pouco da minha visão sobre cada uma delas.

UX Combo - Técnicas rápidas de pesquisa
Flavio Nazario

Nesta palestra vamos discorrer sobre processos de pesquisa e análises realizadas em um mesmo produto. Mostraremos como a combinação de métodos e técnicas auxilia equipes a projetar em prol da melhor experiência do usuário no desenvolvimento de produtos/serviços digitais. Durante esta exposição, mostraremos a aplicação de combinações simples como microsurvey e heatmap para diminuir taxas de rejeições de websites entre outras mais convencionais como análise competitiva e questionário para envolver ainda mais as partes interessadas, além de inventário de conteúdo e card sorting para a participação efetiva do usuário na construção do produto.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Um Ano de Design Sprint (agilidade, colaboração e aprendizados)
Huxley Dias
Neste talk, Huxley irá contar suas experiências após um ano trabalhando com o Google Design Sprint em uma consultoria de ux focada em mobile. Trazendo uma visão de como adaptamos o método para nossa realidade, benefícios do processo (agilidade e colaboração) e as grandes lições aprendidas.
Adotando a cultura de Testes A/B
Daiany Nascimento / Leticia Ratkiewicz
A internet está cheia de histórias de sucesso sobre como uma estúpida mudança na cor de um botão resultou em enorme aumento de conversão, o que cria a falsa impressão de que o teste A/B é uma ferramenta mágica. Nesta apresentação irei falar sobre os reais benefícios de adotar uma cultura direcionada por testes, além de mostrar alguns cases e boas práticas utilizadas na Chaordic que têm gerado valor de forma eficiente.
17:40 às 18:30 Expectativa vs Realidade do UX design no mundo dos negócios
Bruna Ferencz
Em muitos momentos achamos que trabalhar com desenvolvedores e engenheiros é um desafio, mas nada se compara com uma mesa de negociação. Além de mostrar o valor do design que você faz, é preciso desenvolver aquele jeito maroto pra dizer que aquela ferramenta ou sistema antigo ? aquele legadão, sabe? ? está cheia de oportunidades para trabalhar o UX. Vem descobrir como a gente faz ;)
Computação Cognitiva: a tecnologia das telas de cinema para o nosso dia a dia
Diego Castro / Alessandra Peguim Rosa

Quando vemos filmes que usam tecnologia em uma realidade futurística, nos deparamos com supercomputadores, assistentes pessoais imersivos, casas interativas e as mais variadas formas de interações. O que pouca gente percebe é que a tecnologia do futuro já está acontecendo e, nesta palestra, vamos mostrar como podemos construir hoje as soluções do futuro.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 4 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Designers, Desenvolvedores, PO (Product Owner), Empreendedores, Curiosos


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização