TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes II Teste nunca é demais!

A Trilha de Teste se destina aos profissionais ligados a qualidade e teste de software nas empresas, estudantes e entusiastas da área.


Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Ruby in Tests: Automação em todas as camadas com Ruby
Julio de Lima
Unidade, API e GUI. Termos muito utilizados em testes de software e mais ainda em automação de testes. Mas e ai, sabe criar scripts para automatizar seus testes? Bem, nesta palestra pretendo mostrar como implementar, na prática, scripts que executem estes tipos de testes. Veremos um pouco de RSpec, rest-client e WebDriver.
11:10 às 12:00 Automação de Testes Mobile com Appium
Luiz Lohn
Conceitos básico da estrutura de automação em mobile e hands on demonstrando na prática a automação e rodando testes em devices reais e simuladores/emuladores
Acelere - e melhore! - o feedback com testes automatizados rápidos
Igor Abade
Muita gente acredita que automação de testes é um Santo Graal e que Selenium é a resposta a todos os problemas de qualidade em aplicações Web. Mas se seus testes forem lentos e frágeis, de que eles servem? Venha ver como usar ferramentas como PhantomJS e Web Performance Tests para acelerar e simplificar a execução de testes automatizados de apps Web.
12:10 às 13:00 4 dicas valiosas para uma pirâmide de testes saudável
Taíse Dias da Silva
Baseada em experiência de projetos reais, esta palestra compila recomendações que agregam valor ao desenvolvimento de software. Essas recomendações tratam de problemas de suites de testes automatizados demoradas, dívida técnica e cobertura funcional dos testes, dificuldade em identificar por onde começar a automação dos testes, e dificuldades no uso de testes de contrato.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Testes em APIs REST
Claudenir Freitas
Nesta palestra você verá de como testar suas APIs de forma simples e fácil fazendo uso de um REST client, trazendo contextos reais do dia a dia vivenciados por desenvolvedores, testers, consultores, analistas de requisitos, suporte e while true! A proposta é focar na prática!
A transição de um QA tradicional para um Agile Tester
Priscila Beltrami Formaggio / Jéssica mollo
O ágil é uma cultura atual em várias empresas, desde startup a grandes corporações. Neste cenário, o Tester/ Analista de Qualidade acaba se deparando com vários dilemas. O principal deles é o progresso desse perfil como carreira. Nesta palestra vamos abordar questões que causam dúvidas para muitos profissionais ou iniciantes na área de qualidade: Como posso atuar em um novo ambiente? Como posso ajudar? Qual perfil eu me encaixo? Como deixamos de ser um tester que só valida tela para passar a ser alguém que muda a dinâmica dentro do time?
15:10 às 16:00 Eu garanto a qualidade?
Diego Blond
Eu posso realmente garantir a qualidade?
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Desmistificando cobertura de código como métrica de qualidade
Stefan Raphael de Araújo Teixeira
Um alto percentual de cobertura de código é algo que muitos querem alcançar. Entretanto, já parou para pensar que é possível alcançar 100% de cobertura sem NENHUM assert nos testes? Então peraí, como sei se meus testes são bons? Nesta palestra, vamos discutir os benefícios e pontos de atenção sobre cobertura de código, além de mostrarmos uma maneira mais eficaz de determinar a qualidade dos seus testes, pensando em complexidade de código e testes de mutação.
17:40 às 18:30 Estou desempregado e agora? Como me recolocar como QA
Robson Agapito Correa
Quando pedi demissão para realizar um sonho, sabia que teria que voltar a ativa um dia, mas não sabia qual seria a dificuldade disso. Mostrarei como foi o dia a dia de uma pessoa em busca de uma vaga na área de qualidade no mercado de trabalho hoje em dia.
Automação de testes com Docker
Danilo Porcelani
Se você é um daqueles que um dia já deu ?desculpinhas? que não automatiza seus testes porque trabalha com sistema legado e fica tendo que testar manualmente o mesmo comportamento centenas de vezes porque ainda existem muitos desenvolvimentos acontecendo, essa palestra pode te dar algumas ideias. Nessa palestra, abordaremos a Infraestrutura simples e rápida dos containers Docker e como ele pode apoiar a área de teste nas automações e principalmente facilitar o desenvolvimento.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 9 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

testadores, analistas de negócio, estudantes e qualquer pessoa interessada em qualidade e teste de software


Investimento

presencial:R$ 200,00

online:R$ 90,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores