TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Golang Conheça essa poderosa e versátil linguagem de programação

Visões para quem quer saber mais sobre Golang, uma linguagem de programação concisa como C, tem "pilhas inclusas" como Python, concorrente, portável e fácil de aprender.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A beleza das interfaces em Go
Paulo Casaretto
Go tem de fato tem bastante a oferecer em performance e suporte a programação concorrente. Apesar de gostar muito destes dois aspectos da linguagem, a beleza das interfaces e o uso delas na standard library é na minha visão o que da mais poder a linguagem. Nessa talk falo sobre como Go usa as interfaces para suprir o que a princípio podem parecer deficiências da linguagem mas que na verdade são fortaleza. Vou mostrar também alguns exemplos de excelentes interfaces na standard library e também como usa-las para tornar nosso código escalável em termos de manutenção.
11:10 às 12:00 Testing in Golang
Eduardo Felipe Ewert Bonet
1. Introdução à biblioteca padrão de testes 2. Testes simples unitários 3. Testando um servidor HTTP 4. Outras ferramentas para testes
12:10 às 13:00 Go no Luiza Labs / Magazine Luiza
Arnaldo de Moraes Pereira
A palestra mostrará como foi começarmos a usar Go no Luiza Labs, área de tecnologia do Magazine Luiza que desenvolve e opera os canais de venda da empresa. Go foi usada pela primeira vez pra ajudar a fazer um canary release de uma nova API de precificação do site. Quando foi para a produção, era uma das APIs que mais recebia tráfego da plataforma, uma das que menos gerava erro e uma das que menos consumia recurso computacional - e financeiro. A palestra também mostrará como fazemos deploy de aplicações em Go, em alguns modelos diferentes: - tsuru - packer + ansible + terraform em ec2 - kubernetes E terminará focando no case de um micro-serviço configurável que nos ajudou a fazer manobras em uma camada baixa da infraestrutura sem que deploys fossem necessários.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Caddy um web server HTTP/2 com HTTPS automático
GUILHERME DE BESSA REZENDE
Nesta palestra falarei sobre o Caddy, sua utilização, seus pontos fortes e fracos, seu código, estrutura de Middlewares e Plugins, como extende-lo, e falarei sobre HTTP/2 e Let's Encrypt, mostrarei cases de uso e mostrarei como contribuir com o projeto.
15:10 às 16:00 Abracadabra - Encontrando doenças raras com machine learning e bioinformática em Go
Vitor De Mario
O Abracadabra é um software desenvolvido na Mendelics que encontra mutações causadoras de doenças. Construído em Go, usando Random Forests e conceitos de bioinformática, ele é um anotador e classificador que já vem sendo usado para diagnosticar doenças genéticas em pacientes reais há mais de um ano. Nessa palestra mostramos a concepção do sistema desde o zero com uma equipe que não sabia Go até a entrada em produção, discutindo erros e acertos e como a linguagem nos ajudou a crescer.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Revolução Go
Tomás Foglio
Vamos falar como a adoção de Go mudou a linguaguem dos componentes, mudou o time de um time mais segmentado para um time multidisciplinar e arquitetura do sistema foi de monolitica para micro serviços com tolerância a falha e escalabilidade horizontal.
Criando uma arquitetura para processamento de dados em stream usando Golang, RabbitMQ e MongoDB
Matheus Vill / Kamila Santos Hinckel
Iremos apresentar sobre a migração entre arquiteturas de dados, de um modelo mais antigo baseado em Postgres e scripts PLSQL, para um modelo escalável e que visa redução de custos na AWS. Esta arquitetura é baseada em MongoDB e RabbitMQ, utilizando a linguagem Golang. Iremos explicar os motivos da migração e da escolha de tais ferramentas, bem como quais os problemas enfrentados e como foram resolvidos.
17:40 às 18:30 Migrando bilhões de documentos com GO
Jônatas Davi Paganini
Vou mostrar uma épica migração de infra interna da Resultados Digitais e que também têm motivado muito a adoção de GO para pequenos utilitários. Fizemos vários experimentos e foi muito motivador usar GO para migração. Também quero mostrar vários detalhes dos experimentos com Go Routines e processamento em paralelo. Usamos a lib termui para construir um dashboard no terminal e acompanhar o throughput e ETA da migração. O código do migrador é open source e pode ser reutilizado para outras migrações no futuro.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 9 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores e entusiastas


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores