TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Programação Funcional Técnicas e teorias de Functional Programming

Palestras específicas sobre linguagens como Haskell, Clojure, Scala, Erlang, técnicas de aplicação de FP em Ruby, Python, Rust, Java, tendências de mercado, frameworks, um pouco de teoria e projetos de quem já utiliza.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Mônadas, monoides e functores
Marcelo Camargo
Uma mônada é apenas um monoide na categoria dos endofunctores". Talvez você já tenha ouvido essa frase, mas, afinal, o que no mundo vem a significar esses termos de maneira humana? Monads, monoides e functores são conceitos de teoria das categorias frequentemente aplicados em programação funcional, mas a maioria dos programadores, e até mesmo acadêmicos, não possuem ideia do seu significado e como usá-los para lidar com computações quem podem falhar de maneira eficaz e matematicamente segura.
11:10 às 12:00 Ramda JS como alternativa a underscore e lodash
Derek Stavis
Procurando uma biblioteca que se adeque ao seu estilo de programacão funcional em JavaScript? Conheca a Ramda, uma biblioteca aos moldes de underscore e lodash projetada com currying e partials em mente.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Considere usar Clojure/ClojureScript na sua próxima web App
Paulo Ricardo Marques da Cunha
Imutabilidade, gerenciamento avançado de concorrência com core.async, sintaxe simples, interoperabilidade com Java/Javascript são só alguns dos motivos para considerar usar Clojure/ClojureScript na sua próxima web App.
14:10 às 15:00 Programação funcional e Stream com Java 8
Otávio Santana
Certamente uns dos recursos mais interessante que entrou na última versão do Java, o Java 8, foi o uso de lambda e recurso funcional, com isso, o Java além de ser multiplataforma é multiparadigma e também a nova maneira de se manipular os dados com Stream. Conheça um pouco as diferenças e as aplicações do conceito funcional dentro do Java 8, as novas APIs além dos novos padrões que nascem após essa versão. Tudo isso com uma visão prática com a IDE aberta quase todo o tempo.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Scala na Craftware: Que diferença faz? (PROG.FUNCIONAL)
Julio Machado Faerman
Temos usado Scala por mais de três anos no desenvolvimento de soluções educacionais, para dezenas de milhares de alunos. Nesta palestra apresentamos os benefícios e desafios desta escolha ? que vai muito além da linguagem. Abordaremos os aspectos técnicos mais relevantes, como as mudanças em arquitetura, padrões de projeto e a adoção de entregas contínuas, assim como os impactos de negócio ao escolher usar a plataforma Java EE com a linguagem Scala.?
16:40 às 17:30 Resolvendo problemas clássicos com recursão
Guilherme Baptista
Para quem é novo em programação funcional, é comum ficar confuso quanto ao uso real da recursão. Vamos entender como podemos resolver problemas do mundo real aplicando essa técnica e comparando com o paradigma clássico assertivo imperativo.
17:40 às 18:30 Por que sua próxima aplicação web deve ser em Clojure?
Eduardo Aquiles Affonso Radanovitsck
Deixe-me te convencer a usar Clojure em 15 minutos! Juntos, vamos explorar alguns motivos para te ajudar a usar Clojure na sua próxima aplicação web, desde mostrar porque a linguagem é fácil de aprender, como escrever testes, passando por funções: o que são e como usá-las? Também explorando por que rodar dentro da JVM é uma mão na roda. E claro, imutabilidade e suas vantagens.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO