TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Infraestrutura Ágil Quebrando paradigmas, evoluindo a sua infraestrutura e entregando o UAU ao seu cliente!!!

Infraestrutura Ágil é um termo que vem crescendo no Brasil, descrevendo boas práticas a serem utilizadas dentro de times de operações e infraestrutura, partindo da visão de sysadmins conectados aos modelos ágeis. Muito apoiadas na abordagem de infraestrutura como código, e divididas em 4 eixos principais: Automação, Entrega, Métricas e Pessoas.

É um conceito que tem muito a partilhar com DevOps, mas enquanto DevOps foca na cultura de integração de várias áreas de uma empresa de forma alinhada ao negócio, e nas práticas e tecnologias que podem ser aplicadas para alcançar esses objetivos, aqui temos o foco total nos desafios particulares de infraestrutura, seja aquela de ambientes legados buscando se transformar, ou a que já nasceu moderna e está constantemente evoluindo.

Esta é uma trilha feita para sysadmins e profissionais de operações buscando e criando abordagens e tecnologias modernas para o seu trabalho, bem como desenvolvedores que estejam querendo aprender mais sobre infraestrutura.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Infra Ágil: Por onde começar?
Fernando Ike
Infra Ágil ou mesmo DevOps é oferecido como bala de prata para automatizar a operação de TI de uma empresas usando diversas ferramentas como Puppet, Chef, Jenkins, Docker, etc. Contudo ninguém exatamente te diz como iniciar o caminho para tornar a infraestrutura de empresas do caos para o "Ágil". Quais serão os "baby steps" para começar?
11:10 às 12:00 Chatops na prática: Aumentando o desempenho de seu time
Thiago Fortes Silva
Muitos times gastam muito tempo com tarefas repetitivas e manuais sendo que poderiam automatizar várias delas para ganhar tempo e entregar mais valor ao cliente. Nessa sessão vamos conversar sobre o tema CHATOPS, e como ele pode ajudar os times no seu dia-a-dia.
Garantindo a qualidade de sua infraestrutura
Melina Deraldo dos Santos / Fernanda Lanção Morais Martins
Teste unitário não é só para software. É e deve ser utilizada para infraestrutura também. Nessa palestra aprenda como aplicar alguns dos conceitos da pirâmide de testes dentro da sua infraestrutura. Vamos mostrar como aplicar tecnologias para criar testes unitários e funcionais para chef.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Armazenar e entregar 30 milhões de estáticos? (INFRAESTRUTURA ÁGIL)
Nelson Marcos de Almeida
Com o surgimento das soluções de "Plataform as a Service" (PaaS) e "Infraestructure as a Service"(IaaS), o desenvolvimento de aplicações tornou-se extremamente dinâmico. Entretanto a entrega de conteúdo estático (jpg/css/js/mp3/mp4), utilizado por qualquer aplicação, requer um outro tipo de solução.

Surge o Object Storage

Nessa palestra veremos como o Object Storage é capaz de abstrair o armazenamento e a entrega de conteúdo estática para que assim, desenvolvedores possam focar exclusimanete em seus produtos.
14:10 às 15:00 Apache Mesos & Marathon: gerenciando remotamente recursos e aplicações on premises
Pedro Arthur Pinheiro Rosa Duarte
Um desafio comum para a entrega de soluções mistas de hardware/software é justificar a aquisição de recursos de hardware para a implantação de elementos de controle. Um segundo desafio é reorganizar e implantar novos elementos da solução sem impactar nas demandas operacionais dos clientes.

Essa palestra discutirá um caso de uso do Mesos ainda pouco explorado, onde a infraestrutura de gerenciamento encontra-se off premises (numa cloud, por exemplo) e a infraestrutura de agentes/serviços encontra-se em data centers on premises, permitindo a atualização e implantação de serviços com o mínimo de intervenção por parte do time de operações dos clientes.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Infraestrutura Ágil no Sicredi
Tiago Augusto Wegner
Quatro anos se passaram desde os primeiros passos do Sicredi em direção à Computação em Nuvem. Veja como a adoção de Infraestrutura como Serviço influenciou a solicitação e administração de ambientes e quais ferramentas estão disponíveis para isso no Sicredi. Vamos falar também sobre quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas, e quais são os desafios que uma empresa do ramo financeiro com mais de 3 milhões de donos enfrenta para ter uma infraestrutura ágil. Não tem sido uma jornada fácil, nem gloriosa, mas os resultados são impressionantes, e podem fazer uma grande diferença na operação e na capacidade de entrega de novos produtos e serviços!
Produção nove vezes ao dia - Como um time da Rackspace torna isso possível?
Roberto Soares / Inajara Priscila Garcia Leppa
Vamos apresentar quais técnicas e ferramentas são usadas no nosso time para garantir que as entregas em produção de um projeto com 5 anos de vida tenham valor e qualidade e sejam feitas 9 vezes ao dia, 5 dias por semana, 12 meses ao ano.
16:40 às 17:30 Rocket.Chat: Ajude a sua equipe se comunicar, colaborar e produzir melhor com ChatOps
Gabriel Engel
Você provavelmente está ouvindo a palavra ChatOps cada vez mais - em conferências, no Reddit e Hacker News - mas o que isso realmente significa? E por que e como você deve implementá-lo em sua organização? Gabriel Engel (fundador do Rocket.Chat) leva você a um passo-a-passo sobre como ChatOps é utilizado na na prática, com GitHub, Travis, Docker, Hubot, e muito mais.
17:40 às 18:30 What you need to do containers orchestration?
Jeferson Fernando
Durante a palestra, iremos mostrar ao público, do inicio ao fim, a criação de um cluster com orquestração de containers, load balancer, high availability, self healing, constraints e dns interno somente utilizando Docker. E o melhor de maneira muito simples como tudo no Docker. Iremos abordar todos os conceitos necessários para um bom entendimento sobre as novas features que o Docker 1.12 oferece.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

ALL USERS


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO