TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium SEXTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Trilha Stadium Intel Muito mais conteúdo disponível em Florianópolis com transmissão ao vivo

Intel

Mais uma edição do The Developer´s Conference que será realizada com a participação e patrocínio da Intel.

A Intel é patrocinadora do TDC Online permitindo que milhares de pessoas que não podem ir até Florianópolis possam aproveitar o conteúdo incrível do evento através da transmissão ao vivo de todas as palestras da Trilha Stadium!

Mas, não é só isto...

Este ano, além da Trilha Stadium teremos mais uma Sala Intel com uma seleção de palestras de todas as trilhas e que é aberta para todos os participantes do evento e... também transmitida ao vivo!

Ou seja, este ano todos os participantes do evento terão duas opções de sala Stadium e você que vai assistir online terá duas opções de palestras pra assistir ao mesmo tempo!

Conheça as ações Intel durante o TDC 2016 Florianópolis

Data e Local

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.


Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
STADIUM STADIUM INTEL
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Android Nativo x Híbrido? Quando? Quanto? Por que?
Darlan Borges / Pierry Borges
Com a concorrência e prazos cada vez menores para a entrega de MVPs que mais parecem o produto final, escolher entre desenvolver uma aplicação nativa ou híbrida é uma tarefa complicada, porque devemos considerar diversos aspectos. Responderemos essas perguntas e outras perguntas na palestra: Que pontos devemos considerar? Quais os cenários para cada aplicação? Qual o custo para cada projeto? O público alvo importa?
Android Studio 2.0 What?s new?
Thiago Nunes Cechetto
Palestra relâmpago para apresentar as novidades do novo Android Studio. O grande foco da versão mais recente da principal IDE para desenvolvimento Android é a melhora da velocidade de instalação e execução dos aplicativos em desenvolvimento. Nesta palestra, mostraremos de forma rápida as melhorias de velocidade, além das outras novidades que agilizam o desenvolvimento Android, incluindo o esperado novo emulador.
A Revolução Digital e o Impacto para a Indústria de Software na Gestão Pública
Antonio Rivas
Com o crescimento da economia digital e a introdução dos conceitos de algoritmos, qual é a postura da indústria de software frente aos riscos e oportunidades, e sua aplicação para o Governo Digital (Smart Cities).
11:10 às 12:00 Introdução e Detalhes Técnicos do Oracle NoSQL Database
Gustavo Vargas Castilhos
Nós iremos discutir as mais novas capacidades que foram adicionadas ao Oracle NoSQL Database e como elas simplificam o desenvolvimento de aplicações com NoSQL e o gerenciamento da implantação de aplicações produtivas. Escutar sobre casos de uso reais e como as empresas estão utilizando o Oracle NoSQL Database para endereçar os desafios relativos à escalabilidade, ao desempenho, à confiabilidade das aplicações. Esta sessão também debaterá as opções de implantação do Oracle NoSQL Database - on-premises ou na Nuvem. Exemplos de como otimizar e utilizar o Oracle NoSQL Database para obter seus máximo potencial serão apresentados.
Definindo testes e estratégias para dispositivos móveis
Maiana Alebrant Momm / Thiago Machado Cordeiro
O objetivo desta palestra é apresentar alguns testes que devemos fazer em mobile para aumentar a qualidade dos aplicativos. Também vamos demonstrar como é possível obter uma boa cobertura de testes sem a necessidade de ter muitos dispositivos mobile disponíveis.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
Entrando no mundo nativo com o Android NDK
Eduardo Carrara de Araujo
"Você acredita que desenvolve aplicações nativas para a plataforma Android? Já ouviu falar do Android NDK mas não sabe muito bem o que fazer com ele? Nesta palestra serão abordadas aplicações do Android NDK, como começar a explorá-lo, os desafios envolvidos e as ferramentas disponíveis. Se você tem interesse em começar a aproveitar essa parte do SDK e não sabia muito bem como ou porque esta é a sua chance! " Portanto serão exploradas algumas aplicações do NDK em áreas como visão computacional e jogos, e apresentados alguns conceitos básicos para iniciar o uso desta parte do Android SDK. Espera-se que ao final desta palestra você seja capaz de começar a explorar o NDK com seus próprios experimentos. "
13:10 às 14:00 Testes de Regressão Visual com Sentinela API + WebDriver
Leandro Antunes Ugioni / Ramon Saraiva
Aplicação de uma API simples que combinada com WebDriver consegue realizar testes de regressão visual de forma rápida e eficiente.
Aprendendo Docker sem bruxaria
Stefan Raphael de Araújo Teixeira
Nesta palestra, veremos os conceitos fundamentais de Docker e conteinerização, para entendermos por que isso tem sido tão falado hoje em dia. Em seguida, focaremos numa parte prática, subindo uma aplicação web + banco de dados em containers, testando a aplicação manualmente e rodando testes de API automatizados.
Intervalo para almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 A incrível Fábrica de Post-Its (15 min)
Welington Costa Monteiro
O objetivo desta palestra é apresentar alguns elementos da eficiência e não-eficiência dos post-its em detrimento de alguns elementos do desenvolvimento de software em relação às boas práticas da Engenharia de Software, como por exemplo rastreabilidade.

Como os quadros e post-its são marcantes nas abordagens ágeis, a proposta não é questionar o uso e sim discutir pontos importante para uma gestão do projeto mais eficiente.
As 10 lições que eu aprendi implantando o Scrum e que ninguém me contou antes (15 min)
Priscila Elpo
As metodologias ágeis estão na moda, principalmente pela agilidade, pela melhoria na comunicação e na produtividade. Existem diversos materiais falando sobre a implantação dessas metodologias, mas existem algumas dificuldades que não são comentadas, mas que só quem está implantando conhece.
Relação da produtividade em equipes que adotam SCRUM (15 min)
Marina Bellenzier
Na formação de equipes que passam a adotar SCRUM como método de trabalho é necessário compreender o impacto imediado que as mudanças causam nos profissionais envolvidos em relação ao processo de trabalho. Neste sentido, o objetivo da palestra é apresentar estudos de caso relacionando a satisfação e a produtividade de equipes de desenvolvimento de software que passam a adotar o SCRUM.
ACAT: Como a Intel ajudou o Stephen Hawking a se comunicar
Felipe Augusto Pedroso
Você sabia que a Intel desenvolveu a tecnologia ACAT (Assitive Context-Aware Technology), que é usada por ninguém menos que Stephen Hawking para se comunicar com o mundo? Você sabia também que ela é open source e foi desenvolvida em .NET? Nesta palestra iremos falar um pouco mais sobre essa tecnologia e também como estender suas funcionalidades através de plugins e ajudar mais pessoas a interagir com o mundo ao seu redor.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

2016: Uma Odisséia no Cassandra
Paulo Motta

Paulo Motta, integrante do time de desenvolvimento do Apache Cassandra, vai apresentar as principais funcionalidades e aplicações dessa tecnologia através de exemplos práticos e casos de uso do mundo real. Ao final da palestra o participante saberá identificar as melhores situaçõas para utilizar o Cassandra bem como as últimas novidades do desenvolvimento dessa tecnologia.

A idéia da palestra é apresentar um overview do Cassandra com enfoque mais prático, a partir de exemplos de arquitetura e modelagem utilizados por grandes empresas de tecnologia como Netflix, Instagram e Spotify, e também apresentar as últimas novidades do desenvolvimento do Cassandra, como Materialized Views. Assim, a palestra deve agradar tanto ao público que conhece pouco o Cassandra quanto quem já conhece a tecnologia.

15:40 às 16:00 Explore relatórios com o Power BI
Renato Haddad
Que tal conhecer a nova ferramenta de relatórios da Microsoft chamada Power BI, com diversos tipos de componentes gráficos para deixar o relatório eficaz. Veja como usar qualquer fonte de dados e como publicá-lo na internet.
Firmata e o Arduíno com C#, tão fácil que parece brincadeira
Marco Diniz
Venha conhecer o que o protocolo Firmata e o Arduíno nos proporcionam. Nesta palestra, vamos explorar como acender LEDs, ler sensores, girar motores e acionar circuítos programados em C# no Visual Studio, com tudo o que têm direito
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Inspetor Bugiganga ou como as pesquisas criativas podem enriquecer o processo de desenvolvimento
Luciana H Terceiro
Quando pensamos em pesquisa com usuário, o primeiro pensamento que vem à cabeça é que este pode ser um processo longo e demorado e que não combina com os métodos ágeis. Na verdade, as formas de testar e validar conceitos e interfaces também podem ser ágeis e criativas, trazendo resultados rápidos e colocando em prática o design centrado no usuário mesmo em situações bastante dinâmicas. Nessa palestra, iremos abordar algumas formas de testes rápidos e que podem ser usados por todos.
Data-Driven Quality no Scrum: provando que QA vale a pena! (25 min)
Bárbara Cabral / Bruno Tanoue
Todo Agile Tester precisa antever os defeitos que poderiam ser encontrados pelo usuário, mas como ele prova o valor daquilo que faz para o restante do time? A idéia é mostrar através de métricas ausência de qualidade, como incentivar a ter transparência com os próprios erros e incentivar investigações e correções, influenciando nas métricas do time.
17:40 às 18:30 IBM | Cidades Inteligentes, Digitais e Cognitivas
Hevertom Fischer
Como ajudar uma Cidade a ser mais Inteligente, Digital e Empreendedora? Não é novidade para ninguém que as cidades têm diversos desafios urbanos, desde os serviços públicos até a mobilidade. Mas você já parou para pensar que a tecnologia pode resolver todos, ou a maioria, desses problemas? Você também já parou para pensar que a cidade, além de ser mais inteligente, pode ser mais digital ? ainda mais agora, com o avanço da TI e o acesso à internet por grande parte da população? E se essa ?Cidade Digital?, ainda por cima, movimentasse o empreendedorismo, a tecnologia e o desenvolvimento de aplicações para resolver os problemas das regiões? Isso tudo é possível e já existe! Inclusive, essa palestra vai mostrar alguns exemplos de ?Cidades Digitais? que já existem pelo mundo, como Nova Iorque, Londres, Porto Alegre, Londrina, São Paulo, entre outros.
UX design como estratégia para conquistar clientes e impactar negócios
Priscilla Albuquerque / Cilene Ribeiro
"Com o aumento da competitividade e maturação do mercado foi ficando claro que grandes negócios que hoje se destacam existem essencialmente para resolver problemas reais de pessoas reais. As metodologias do user experience design que focam em entender a fundo esses usuários e suas ?dores? acabam por gerar soluções muito mais coerentes e assertivas causando impactos significantes na proposta de valor das empresas. Dessa forma o UX design tem se tornado uma estratégia indispensável para o sucesso e conquista em diferentes mercados, principalmente os digitais e inovadores como startups e empresas de tecnologia."
Projetando negócios com sentido
Bárbara Thiele
A competitividade no segmento financeiro e, em especial na área de meios de pagamento e adquirência considerando as inúmeras soluções entrantes, faz com que cada vez as empresas busquem se diferenciar na relação com o cliente e a clareza e simplicidade nas informações dispostas nos meios digitais são fundamentais nesse processo. Foi pensando no usuário e na complexidade das informações que a empresa brasileira líder desse segmento viu a necessidade de projetar uma nova experiência online - um novo portal do cliente. Será apresentado o case completo do projeto, desde pesquisas e análises até o desenvolvimento do wireframe - protótipo visual do sistema.
10 coisas que aprendi trabalhando com UX
GUILHERME COELHO
Apresentarei um compilado de pontos importantes que pude aprender trabalhando em diversos projetos de UX pelo Brasil.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO