TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium SÁBADO Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Trilha Stadium Intel Muito mais conteúdo disponível em Florianópolis com transmissão ao vivo

Intel

Mais uma edição do The Developer´s Conference que será realizada com a participação e patrocínio da Intel.

A Intel é patrocinadora do TDC Online permitindo que milhares de pessoas que não podem ir até Florianópolis possam aproveitar o conteúdo incrível do evento através da transmissão ao vivo de todas as palestras da Trilha Stadium!

Mas, não é só isto...

Este ano, além da Trilha Stadium teremos mais uma Sala Intel com uma seleção de palestras de todas as trilhas e que é aberta para todos os participantes do evento e... também transmitida ao vivo!

Ou seja, este ano todos os participantes do evento terão duas opções de sala Stadium e você que vai assistir online terá duas opções de palestras pra assistir ao mesmo tempo!

Conheça as ações Intel durante o TDC 2016 Florianópolis

Data e Local

Sábado, 14 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.


Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
STADIUM STADIUM INTEL
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O que é Design Thinking
Adilson Chicoria
Você verá o que é Design Thinking e como pode ser usado gerar inovação centrada no usuário.
O DT e o acaso: inovação no improvável (15 min)
Igor Drudi
"Como o mindset de design pode oportunizar melhores soluções promovendo o ""não esperado"". O processo não é receita de bolo, mas visa que a perseverança, inteligência e senso de observação dos integrantes sejam o grande drive para sair do lugar comum. "
Crowdfunding para projetos de Internet das Coisas: o que aprendemos com a IoT Surfboard
Vinicius Senger
Nesta palestra vamos mostrar os resultados da nossa experiência com o Catarse para o sucesso do financiamento coletivo da IoT Surfboard com 210% da meta atingida. Vamos falar sobre tudo que aprendemos e será de grande valor para você que4 pensa em criar um produto no futuro e não tem dinheiro para investir na produção!
11:10 às 12:00 Testando funcionalmente sua app Híbrida
Elias Nogueira
Quem escolhe o caminho de desenvolvimento híbrido em sua app conta com poucos recursos de testes funcionais/aceitação, porém eles são extremamente necessários para que não ocorram surpresas a cada nova versão. Venha aprender a testar uma app híbrida em qualquer linguagem e acessando recursos nativos de cada SO (Android e iOS)
2016 O Ano da Realidade Virtual
Pedro Kayatt
Você esta pronto para conhecer a plataforma que irá revolucionar o mundo nos próximos anos? Venha conhecer um pouco sobre os novos dispositivos com data de lançamento para esse ano e o potencial de influência nos diferentes tipos de midia. Por que a Microsoft, Sony, Facebook e Google investem tanto nessa área? Por que Empresas como MagicLeap são avaliadas em bilhões de doláres e nem possuem um produto comercial? Descubra isso e muito mais!
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
Por que a pressa? Percalços e conquistas de um aplicativo de 2 anos que não monetiza mas sabe muito bem o caminho a percorrer
Rafael Nascimento
"Você já se questionou os motivos que levam empreendedores da internet a perseguir obcessivamente o crescimento meteórico? Você tem respostas reais sobre isso ou apenas hipóteses? Eu já me questionei muito, pesquisei muito sobre essa obcessão e optei pela consistência de um serviço bem prestado no lugar de virar um hit de verão. Nessa palestra vamos ponderar sobre por quê ser obcecado pela consistência gerada pela qualidade de serviço é mais interessante para o mercado do que o crescimento meteórico e a importância que ser identificado com o problema que se está querendo resolver é fundamental para a persistência. Vamos conversar sobre a realidade de um aplicativo de finanças pessoais que está há 2 anos no ar, não monetiza, mas aprende (pacientemente) cada vez mais com seus usuários o caminho a ser percorrido até o seu market fit."
13:10 às 14:00 JSpare Framework - Simples e Intuitivo
Paulo Henrique Ferreira de Lima / Matheus Vessaro
Em nosso dia a dia como programadores, nos deparamos com projetos de software e precisamos tomar a decisão de qual melhor framework ou ferramenta utilizar para desenvolvimento, seja container, servidor de aplicação, design patterns, etc... Tudo isso, aliado a boas práticas. - Não é possível definir isso tudo de maneira simples, sem analisar caso a caso. Mas, e quando temos um case como esse: Uma Startup, que precisa desenvolver seu produto, e é necessário aliar issonovação, técnologia, produtividade, fácil absorção, doucmentação clara... etc... Uffa! Vamos conhecer o JSpare Framework. O JSpare é um framework escrito em Java que tem por objetivo aumentar a produtividade e atingir da maneiras mais sutil e simples possível seu público alvo, os programadores. O framework foi escrito com muito cuidado, utilizando poucas linhas de código, mas objetivo, resolvendo de maneira simples suas tarefas, como escrever uma aplicação Web StandAlone (Não é necessário um Servidor de Aplicação) com poucas linhas de código e configuração miníma. Ainda no framework, adotado como uma regra, tudo, ou quase tudo, deve ser componentizado, destacando o conceito de alta coesão e baixo acoplamento, tendo interfaces bem definidas e com então com a definição das necessidades, optar pela implementação mais adequada. API's simples e intuitivas que permitem a escalabilidade das aplicações, ou mesmo a opção por implementações mais adequadas ou de maior familiaridade. Através de interfaces bem definidas, é possível de maneira fácil e eficiente aumentar os recursos do framework. *O projeto JSpare Framework é desenvolvido pela jspare.org, um projeto de código fonte aberto, e tem data de lançamento de sua versão pública programada para 20 de março. *Seu desenvolvimento é independente, não financiada por qualquer instituição, a não ser a comunidade.
Criando APIs REST em minutos com o microframework Spark + Java 8
Stefan Raphael de Araújo Teixeira
Nesta palestra, veremos um pouco sobre o Spark (não confundir com o Apache Spark!), um microframework inspirado no Sinatra e que usa Java 8. Veremos algumas das features do Spark e diversos exemplos. No final, teremos um hands-on, criando uma API REST simples.
Intervalo para almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 AWS IoT Web
Julio Machado Faerman
AWS IoT Web.
Internet of Elevators
Lucas Humenhuk
Nessa palestra mostraei como usei uma Raspberry Pi para hackear um elevador e como foi feita a integração dele com a nuvem e como foi feito um aplicativo para celular para poder chamar o elevador, além de chamar o elevador pelo smart watch e receber a notificação de quando o Elevador chegou no andar. Nessa palestra, mostro tecnicamente tecnologias utilizadas, bem como sensores usados no projeto. Além disso, explico como funciona a parte da nuvem onde o projeto está integrado.
Gradle: o melhor amigo no build do seu software.
Felipe mamud
Build tools na plataforma Java sempre foram um dilema, começando com Ant, depois Ant com Ivy e por fim Maven. Ambas tools com seus poderes e limitações que partem da premissa de ajudar o desenvolvedor no ciclo de vida da sua aplicação. Conhecendo todas essas limitações foi criado o Gradle com uma poderosa DSL em Groovy que permite ao desenvolvedor maior flexibilidade, agilidade e poder para criar builds que pode apoiar o ciclo completo de desenvolvimento do software. Começar um projeto utilizando Gradle é uma vantagem com um nível de maturidade impressionante. Se ainda hoje você não usa Gradle, precisa de um bom motivo para isso. :)
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

A nova fronteira para o desenvolvedor
Jomar Silva
A Internet das Coisas é a nova revolução na Indústria de tecnologia, e durante a apresentação vamos mostrar quais quais foram os principais aspectos técnicos e econômicos explicam o surgimento da Internet das Coisas na atualidade. Mostraremos ainda referências para estudos e aprofundamento no tema, bem como bibliotecas e projetos interessantes, além de dicas sobre como começar a desenvolver no mundo de IoT.
15:40 às 16:00 Otimizando tempo de build: performance da suíte de testes
Jônatas Davi Paganini / Alexandre Tavares
Trabalhar com integração contínua é sempre um desafio. Conforme a suíte de testes cresce, ele fica mais lento e menos funcional para o contexto ágil. Nesta palestra iremos mostrar como estamos reagindo pró ativamente. Mantendo nossa suíte de mais de 12 mil testes abaixo de 15 minutos. Iremos mostrar o que fizemos para melhorar a performance dos testes localmente e também como otimizamos o tempo em nosso servidor de integração contínua.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Como vencer a barreira do engajamento inicial de novos usuários e conquistar mais clientes
JULIA GHISI
Estudos revelam que adquirir um cliente novo custa em média 5 vezes mais do que fidelizar um cliente. E que um cliente satisfeito faz um marketing positivo para aproximadamente 4 pessoas enquanto um insatisfeito faz um marketing negativo para no mínimo 11 pessoas! Esses números demonstram algo que a maioria das pessoas já sabe sobre a importância de manter os clientes adquiridos e de deixá-los satisfeitos e felizes com seu produto para que eles simplesmente não vão embora, ou pior, saiam falando mal de você criando uma onda de negatividade em torno de seu negócio. A questão é: como fazer isso? Como fazer meus clientes não desistirem de mim quando meu produto ainda não está totalmente pronto? Parece um tanto contraditório lançar o produto o mais rápido possível e ainda assim estar bom suficiente para não perder nenhum possível cliente. Afinal como sugerem as metodologias ágeis onde o mantra é faça rápido, lance rápido, erre rápido!
Lições aprendidas: como empreender no universo digital
Felipe Matos
Lições aprendidas: como empreender no universo digital
Kotlin 1.0: Evolua seu código Java
Alex Magalhaes
Há alguns anos a empresa JetBrains, responsável por uma das 3 principais IDE's para Java, o IntelliJ IDEA, resolveu criar uma nova linguagem para JVM. Os objetivos do projeto eram audaciosos: criar uma linguagem mais segura, concisa e rápida que Java, além de mais simples que Scala. Com esses objetivos em mente, nascia a linguagem Kotlin. Agora em 2016, foi lançada a versão 1.0 da linguagem, já integrada aos principais frameworks Java e 100% pronto para produção. Nesta palestra, Alex Magalhães apresentará mais detalhes da linguagem, além de um exemplo completo de um projeto de Web API usando Kotlin e Spring.
17:40 às 18:30 Como a Carjump usa Scala para revolucionar o mercado de Compartilhamento de carros
Paulo Renato Campos de Siqueira
Com Akka, Slick, e muito Future e Future composition, Carjump agrega dados de múltiplos provedores de carros para compartilhamento e serve para seus usuários, incluindo grandes provedores como Car2Go e DriveNow. Vamos ver o que está por traz deste sistema.
TISA Design Thinking para formação de professores (25 min)
Vilson Martins Filho
Um dos paradigmas que a Educação enfrenta é transformar o processo de ensino e aprendizagem de maneira favorável a inovação. Muitas ações de Design Thinking tentam trazer o universo da Educação para o Design. Em busca de um modelo novo de educar, Vilson Martins Filho conta como transformou sua tese de doutorado em Design Thinking e Gestão do Conhecimento em um curso de capacitação docente. Na palestra, ele comenta o caminho do Raciocínio Abdutivo de Charles Sanders Peirce que liga Educação e Design Thinking e compartilha como esse processo está revolucionando instituições como a Estácio de Sá.
10 dicas utilizando Design Thinking para desengavetar aquela idéia genial. (15 min)
Priscila Koeck Machado
"Imagine esta cena: você está começando a dormir e de repente uma idéia lhe vem a mente,e você acha que poderia ser uma daquelas ""não tão ruins"". Mas você não tem tanta certeza. Afinal, você não é daquele tipo de pessoa criativa. E será que as pessoas vão gostar da idéia? Então, mais uma vez, você deixa sua mente cheia de dúvidas matar sua motivação. Você já teve esse sentimento? Senta aqui jovem, vamos conversar."
Beyond profit: o design como catalizador social (15 min)
Lais Célem
Como usar as ferramentas, conhecimentos e métodos do design à favor de um projeto de cidade e sociedade mais justo e bonito? Case de uma parceria de uma empresa de TI e uma ONG.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO