#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. Por ser algo novo e incipiente acaba ainda gerando muitas dúvidas e discussões. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a sinergia (colaboração, comunicação e integração) entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável.

Venha conhecer nesta trilha diversas ferramentas, casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua empresa.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
DevOps e o segredo revelado dos unicórnios

Nesta palestra vou te ensinar como criar o seu próprio unicórnio. Assim você não vai mais precisar ficar olhando para os cases da Etsy,Flickr e Amazon. Pra isso você vai precisar de 3 coisas que eu vou compartilhar nesta palestra: - A teoria da verticalidade - O quadrante da TI de Alta Performance - A abordagem do WoW Cycle
11:10 às 12:00
Containers and more containers

A virtualização de servidores tem sido aplicada em larga escala na indústria e é creditada pelo sucesso dos ambientes de Cloud de hoje. As empresas têm aproveitado os benefícios da virtualização: consolidação de servidores, redução de custos, aumento do uptime, migração de máquinas virtuais, ambientes de teste/lab, plano simplificado de recuperação de desastres, e redução no consumo de energia/espaço/resfriamento.

Apesar desses benefícios, ainda existem desafios: tempo de provisionamento, quantidade de VMs, provisionamento dinâmico, ambientes de alto desempenho (HPC) e a explosão de servidores/VMs necessários para as arquiteturas modernas.

Nesta palestra abordaremos a implantação do LXC como solução de "Lightweight Virtualization" para ambientes que enfrentam os desafios apresentados.

12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Nas Trincheiras de DevOps: Puppet, Ansible e Jenkins na Nuvem

Conheça no detalhe as abordagens adotadas para construir uma infra robusta à prova de Black Friday. Escalabilidade, tolerância a falhas, eficiência de custo, automação ao extremo. Veja como as práticas DevOps podem te levar a um patamar muito mais interessante que os modelos convencionais de infraestrutura.
Piratas do DevOps: Navegando em Águas Misteriosas

Quando se fala de DevOps, fala-se muito de ?cultura". Implantar DevOps envolve mudanças que ultrapassam os limites de um departamento, afetam a hierarquia da empresa, e exigem envolvimento e comprometimento de times inteiros ? inclusive dos que estão sobrecarregados e com medo de fazer mudanças.

É claro que não dá pra realizar uma alteração tão significativa sem atacar a cultura da empresa. Mas cultura não se define, ela se constrói. E a verdade é que pode levar anos para essa mudança cultural acontecer. Mas e se você não quiser ficar esperando?

Nessa palestra vamos acompanhar os desafios de "Jack" navegando pelas águas misteriosas do DevOps, enquanto ele tenta reencontrar seu passado, alia-se a antigos rivais, enfrenta velhos aliados e até mesmo combate a marinha corporativa.

Muitas vezes é necessário ser piratas dentro de nossas próprias estruturas, trabalhar contra o status quo. O que um desenvolvedor sozinho pode fazer, para levar todo o time a dar um passo importante na direção do DevOps? Quais atitudes concretas e razoáveis que se pode tomar hoje ? para encontrar a fonte da juventude sem cair no canto da sereia?

14:10 às 15:00
Escalando times e salvando casamentos com continuous delivery

Como sair de 300 clientes para 2000 mil em um ano? Como escalar 1 time de produto para 6 neste mesmo período? Aprenda como escalamos todo o nosso processo de desenvolvimento fazendo 10 deploys diários via chat.
Chega de Mock! Bem vindo a era do Serviço Virtual

Apesar de sua utilidade, a técnica de utilização de stubs e mocks é limitada por suas fragilidades: dificuldades para reuso, gestão de dados, atualização diante de mudanças no código e o alto risco de forte acoplamento.

Da mímica ao túnel de vento: esta sessão apresentará a evolução na estratégia de uso de simuladores e abordará os diferentes mecanismos para acelerar os cíclos de entrega contínua alavancadas pelas práticas de DevOps.

15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Docker para desenvolvedores

Muitos desenvolvedores Java tem escutado sobre o Docker e muitos deles até chegaram a executar imagens pré existentes. Entretanto alguns destes desenvolvedores ainda não sabem como o ecosistema do Docker e suas ferramentas podem contribuir para suas tarefas diárias. Esta sessão abordará os conceitos básicos do Docker, passando pelo processo de instalação utilizando o docker-machine. Em seguida será mostrado como executar um servidor Java EE dentro de um container Docker e como alguns conceitos como portas e volumes alteram o comportamento do container. Após esta básica introdução, será mostrados as diferentes formas possíveis de se fazer um deploy de uma aplicação Java mostrando aos presentes os prós e os contras de cada uma das diferentes abordagens. Por fim, será mostrado a execução de um cluster de containers docker utilizando o docker-swarm e o docker-compose e será mencionado o projeto Kubernetes. Ao final, os presentes terão feito um passeio pelo ecosistema Docker e terão condições de iniciarem a utilização do Docker em seus projetos.
16:40 às 17:30
Domando os logs

Com a ascensão de sistemas cada vez mais distribuídos (olá microserviços), agregar e correlacionar já não é mais opcional. Conheça ferramentas e técnicas para manter seus logs sob controle e extrair mais valor deles.
Métricas de Aplicação - Implementando e utilizando a seu favor

Muitas vezes desenvolvedores realizam testes relevantes, porém, não conseguem aproveitar toda a capacidade de geração de dados dos mesmos ou até mesmo de uma execução do sistema. Então, esta palestra tem como objetivo apresentar maneiras simples, porém, uteis de implementar métricas no seu servidor de aplicação. Para exemplificar, serão utilizados os servidores de aplicação Tomcat e Wildfly 8.2.0.
Rastreabilidade pra valer no DevOps - Como conseguir

Apesar de tantos avanços na nossa área, versionamento pra valer a gente só faz no código. Não está na hora de expandir controle de versão para uma rastreabilidade mais profissional, digna do século 21? Não seria melhor ter uma baseline que armazena não só codígo, mas documentos funcionais e testes? Com rastreabilidade componentizada e fina? Vamos ver como a nova geração do ALM IBM resolve essas e outras questões de rastreabilidade e compliance que vai do requisito ao teste e à produção, passando, é lógico, pelo código que o implementa.
17:40 às 18:30
Docker, gerenciando sua frota com CoreOS

Nesta palestra vou mostrar o quão fácil ficou gerenciar aplicações distribuídas usando docker num cluster de CoreOS. Para isso usarei o fleet, ferramenta que atua como um init distribuído do próprio CoreOS. Com ele, podemos facilmente criar máquinas com metadata e associar as aplicações às máquinas de forma bem flexível.
Breaking Build

Quanto tempo leva pra você subir uma correção de um bug urgente para produção? Você consegue mandar código para produção qualquer período do dia ou precisa esperar um momento de menor trafego no sistema para fazer isso? Saiba como garantir um branch do seu projeto 100% disponível para produção
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 21 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local




Patrocínio Trilha


CA Technologies

Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO