#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Nova tendência, nova oportunidade

A primeira Trilha de Design Thinking do TDC surgiu após o sucesso dos Workshops de Design Thinking nas edições de Porto Alegre e Florianópolis.

O interesse no assunto tem crescido cada vez mais na comunidade do TDC.

Muitas empresas já utilizam o Design Thinking para criar em seus projetos, produtos e serviço.

Você já deve ter ouvido sobre como Design Thinking.

Seja pelas práticas e ferramentas que maximizam as interações entre os diferentes perfis de nossos times para:

  • Entender o nosso usuário: como ele pensa, age, o que o motiva, o que ele quer
  • Criar Idéias juntos com nosso time multidiscplinar e também trazendo o usuário
  • Prototipar o mais rapidamente possível as idéias (com sketchs, scripts, lego,etc.!)
  • Testando as idéias através destes protótipos(sem acabamento) com os nossos usuários! e
  • Aprender e recomeçar o ciclo para criar funcionalidades, características e experiências que realmente tenham valor para nosso usuário e eliminando o desperdício de fazer algo que ele não vai usar!

Se não ouviu ainda esta é oportunidade de Ver e Ouvir como nossos colegas do mundo TI estão aplicando sua confiança criativa para resolver problemas do mundo real e criar produtos e serviços com tecnologia e conexão humana e alcançar a tão almejada inovação!"

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Inovação e UX: Estética ou Funcionalidade?

Por muito tempo questionei: Porque design é associado a estética?
Confesso que isso me frustrou (e frustra) muito, pois quando começamos a estudar sobre Design é impossível não cair na boa e velha discussão sobre: Forma e Função.

Sabemos (ou deveríamos saber) que a forma deve ser reação de sua função, Mas, será que isso realmente acontece no mercado? Se os designers discutem e aprendem sobre isso, porque ainda criamos essa associação?

Dentro desse questionamento, cheguei a outro ponto: Qual a ligação de Inovação e Experiência de Usuário? É comum vermos produtos vendendo experiência como um diferencial, mas será que isso não era para já estar incluso? Vender experiências é certo?

A realidade é que, criamos uma variável gigantesca para o significado de Design e nos perdemos nela. Desenvolvemos várias formas, métodos e processos de aplicar e vender o produto. Apenas vender. Focar no Dinheiro.
Dessa forma, passamos cada vez mais a oferecer para nossos usuários/consumidor inovações fictícias, muitas vezes sem valor de utilidade . Apenas compre.

Essa minha pesquisa (diga-se de passagem que está apenas começando) questiona a realidade do mercado de inovação e design fazendo um tour sobre as principais ferramentas conceituais e metodologias que diversas empresas aplicam no processo de criação/desenvolvimento de seu produto, como:

  • Design Emocional
  • Design Cínico
  • Design Incremental
  • Design Thinking
  • User Experience Design
  • É correto afirmar que vivemos tempos de replicagem. É mais fácil copiar produtos ou processos do que desenvolver senso crítico para realmente conhecer as ferramentas e aprimorar sua aplicação. O propósito é repensar nossas atitudes e os meios que utilizamos para criar algo que realmente tenha relevância para a vida das pessoas.

    Essa palestra foca processo criativo, mas se enquadra para as pessoas que se preocupam com seu produto, seja qual for sua profissão: Designer, Desenvolvedor, Publicitário, Administrador, entre outros.

    Afinal, design é muito importante para estar nas mãos dos Designers.

    11:10 às 12:00
    UX nas trincheiras: do insight ao protótipo

    Usuários de tecnologia são, antes de tudo, pessoas. Desenvolver uma experiência ótima requer compreender como atender aos anseios e necessidades dessas pessoas de forma holística. Nesta apresentação, serão mostradas alguma práticas simples de pesquisa que ajudam a estruturar e facilitar processo de design, desde levantamento de insights até o desenvolvimento de protótipos. Por meio de casos reais, coletados através da prática de mentoria a startups, será demonstrado como uma abordagem estruturada pode trazer ser aplicada com sucesso a projetos de qualquer tamanho e desenvolvidos por times com os mais variados perfis.
    Estruturando um time de design: do unicórnio ao especialista

    Em uma startup em crescimento, é comum ver um único designer com diferentes papéis: ele faz desde pesquisas com o usuário até o front-end de uma funcionalidade.

    Por um lado, isso garante rapidez nas entregas de uma sprint; por outro, pode render inconsistências visuais e técnicas quando o time começa a crescer.

    Na Resultados Digitais, fomos de um para cinco designers no time de produto. Definimos funções e processos sem perder a agilidade do nosso time. Aprendemos a ter foco na usabilidade do nosso software, a manter padrões na UI e pesquisar soluções, afim de garantir um produto que os usuários se sintam mais produtivos em suas atividades.
    12:00 às 13:00

    Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

    Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
    13:10 às 14:00
    UX para aumentar a liberdade de diabéticos

    Diabéticos podem sim comer doces!

    O problema é que isso implica em uma quantidade enorme de contas a cada alimentação. É um trabalho repetitivo e sujeito a muitos erros, então? por que não automatizar?

    Este é um relato sobre a criação de um aplicativo para melhorar a qualidade de vida dos 22 milhões de brasileiros diabéticos.

    Não se apaixone por uma tecnologia

    Como o design thinking pode te ajudar a encontrar uma forma de repensar sua carreira.

    A morte do Flash levou varios desenvolvedores com ele, alguns sobreviveram e outros tiveram que repensar suas vidas profissionais.

    Descubra por que você não pode se apaixonar por uma tecnologia. Mas melhor ainda descubra como repensar sua carreira através do Design Thinking.

    14:10 às 15:00
    Google Ventures Design Sprint

    Venha conhecer a Design Sprint, um processo de 5 dias capaz de responder questões críticas de negócios através design, prototipação e validação de ideias com clientes reais.

    Desenvolvida pelo Google Ventures, é um grande sucesso para estratégia de negócios, inovação, ciência do comportamento e design thinking empacotada em um processo que pode ser utilizado por qualquer time.

    15:00 às 15:30

    Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

    Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
    15:40 às 16:30
    Acelerando Startups com Design Thinking Sprint

    Nesta palestra a aceleradora de startups Gema Ventures mostrará como utiliza o Design Thinking para empoderar suas startups no mindset holístico do Design e trabalhar de forma Ágil dentro de um time-boxing de Sprint para criar empatia, co-criar idéias e testar seus protótipos com os usuários.
    16:40 às 17:30
    Design thinking aplicado a projetos em mercados competitivos

    Dificuldade em mapear todas as necessidades de clientes?
    Solicitações de projetos ultra custodiados e inovadores?
    Soluções que exigem grandes entregas com budgets reduzidos?

    Junto com a complexidade no ambiente de negócios surge a necessidade de novas visões para se pensar de forma criativa soluções.

    Venha entender como o pensamento do Design pode prover um ?salto lógico da mente? para se mapear a complexidade das necessidadesdes e alcançar soluções inovadoras.

    Design@Scale

    Como levar o Design Thinking e suas práticas envolvendo processo Criatividade, Co-Criação, Human-Centered-Design para empresas globais, com times distribuídos e localizações remotas?

    Nesta palestra você verá como a IBM está se transformando em uma empresa orientada ao Design. Desde a criação de Experiências buscando entregar valor pessoal por meio de seus produtos e serviços até a integração de seus departamentos com as lentes do Design de Serviço.

    Você verá também como toda a empresa está comprometida em desenvolver uma Cultura de Design por meio do IBM Design Education + Activation recém premiado no Core77 Awards

    17:40 às 18:30
    Painel: - Design Thinking? -

    Após mergulhamos nas realidades das histórias contadas por nossos palestrantes iremos promover um painel para discutir como podemos fortalecer a cultura de Design nas empresas de tecnologia além do UX e promover uma visão mais estratégica de como o Design pode ajudar a criar produtos e serviços mais empáticos!
    18:40 às 19:00

    No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

    Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

    Data e Local

    Quinta-feira, 23 de Julho de 2015

    8:00 às 19:00

    Universidade Anhembi Morumbi

    Rua Casa do Ator, 275
    Vila Olímpia | São Paulo - SP

    Informações sobre Data e Local


    Público Alvo

    Pessoas interessadas em criar algo que tenha relevância para as demais pessoas.



    Patrocinadores

    GOLD


    MEDIA


    REALIZAÇÃO