#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Utilizando o poder da nuvem em seu favor

Computação em Nuvem não é mais novidade, é realidade.

Hoje os desafios residem em como poder utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, seu processo de entrega de software e seu negócio.

Na trilha de Cloud Computing do TDC teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e produtividade da nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou em que gostaria de trabalhar.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Bluemix - The Digital Innovation Platform

O BlueMix é uma implementação do Open Cloud Architecture da IBM, aproveitando o Cloud Foundry para permitir que os desenvolvedores gerenciem, implementem e desenvolvam rapidamente aplicativos em nuvem.
Azk e Docker: Execute qualquer código publico na sua máquina em minutos

Uma das maiores barreiras para a experimentação e adoção de software de código aberto é a dificuldade inicial de se executar o código em questão na sua própria máquina.

Instalar e configurar ambientes de desenvolvimento ainda é um processo muito manual, longo, repetitivo e propenso a erros.

Como a criação de contribuições de código para um projeto de código aberto depende desses passos iniciais, essa dinâmica também é prejudicada.

Usando azk e Docker, demonstraremos como é possível adicionar elementos simples a qualquer projeto de código aberto para reduzir aqueles passos a poucos minutos e poucos comandos para os seus usuários.

11:10 às 12:00
Do código ao sucesso com Source-to-Image

STI (Source-to-Image) é um conceito novo que busca constuir a infraestrutura para aplicações a partir do código fonte, criando containers docker para rodar a aplicação. Veremos como isso funciona e como iniciar nesse novo conceito.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Jelastic Cloud: simplicidade do PaaS, flexibilidade de IaaS numa nuvem "lock-in free"

Que tal ter a facilidade de um PaaS com toda a flexibilidade de um IaaS em um ambiente de nuvem livre de "vendor lock-in"? Nesta palestra apresentaremos o Jelastic Cloud como uma solução de nuvem completa, facilitando o trabalho de administração como na maioria dos PaaS, ao mesmo tempo que oferece a flexibilidade de um IaaS, em um ambiente de nuvem escalável, com zero-downtime e livre de vendor lock-in.
14:10 às 15:00
Quando Mundos Colidem: Enterprise e Cloud Computing

Consumer Cloud" é apenas o começo. O total de gastos globais em publicidade digital é de apenas US $ 200 bilhões, enquanto o mercado global de TI é de quase US $ 4 trilhões. Na verdade, o crescimento anual de TI excede o total de receitas anuais de Google, Facebook, Tencent, Alibaba , Baidu, Yahoo, Yandex e combinados. A verdadeira mudança tectônica ocorrerá à medida que estes multi-trilhões de negócios de TI realinharem-se
ø downtime migrations

Software como serviço (SaaS) não podem parar. Clientes e aplicações de terceiros continuam se comunicando com seu sistema o tempo todo.

A alta disponibilidade não é mais uma funcionalidade desejada. Se tornou requerida.

Pensando neste contexto, o fluxo no desenvolvimento de software precisa responder algumas questões antes de começar a colocar novas funcionalidades no ar.

Como podemos manter nossos serviços rodando o tempo todo e subir novas correções sem parar?

Como podemos entregar novas funcionalidades sem parar os servidores ou agendar manutenções?

Como podemos manter alta disponibilidade e migrar grandes massas de dados ao mesmo tempo?

Como podemos evitar dores de cabeça planejando alterações reversíveis e rollouts adaptativos?

15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Java no Microsoft Azure - Novas perspectivas para desenvolvedores

Entenda como a plataforma de nuvem Microsoft Azure pode ser usada para hospedar aplicações Java (web e Enterprise).
Tsuru internals: a arquitetura de uma plataforma de cloud computing open source

Nascido em 2012 nos corredores da Globo.com, o Tsuru é uma plataforma de cloud computing criada inicialmente com as necessidades da Globo.com em mente, porém evoluiu para uma plataforma de cloud computing de propósito geral, tendo flexbilidade e extensibilidade como principais características, além de ser 100% open source.

Rodando em ambiente de produção desde o final de 2012, o Tsuru proporciona aos seus usuários um ambiente escalável, rápido e de confiança, tudo através de uma interface simples. Mas como funciona o PaaS por baixo dos panos? O objetivo dessa palestra é apresentar os internals do projeto: quais são e como funcionam os componantes? Como gerenciar e depurar problemas, qual a estrutura do código e como evoluir a plataforma sem que os usuários sofram impactos com as mudanças.

16:40 às 17:30
Amazon Web Services: Pergunte à Vontade!

Esta é uma palestra ao contrário: começaremos pelas perguntas! As perguntas do público serão respondidas abordando os serviços da AWS, ferramentas e conceitos relacionadas e recursos para aprofundamento. Todas as perguntas são bem vindas e serão respondidas, independente se forem sobre o modelo de preços, arquiteturas, detalhes técnicos ou meras curiosidades. Além de tirar suas dúvidas, venha ouvir o que os demais estão pensando e explorar novas idéias com a Amazon Web Services.
17:40 às 18:30
Garantia de recursos para executar sua aplicação na nuvem

Como o compartilhamento de ambiente produtivo pode afetar seu negócio? Como migrar de um ambiente dedicado para um ambiente "conteinerizado" ou virtualizado, de menor custo, sem degradação do seu ambiente? Quais as vantagens? Quais as dificuldades, desafios e por quê você deve enfrentá-los?
A Evolução de Cloud: da Virtualização aos Containers

Essa palestra será um apanhado geral de como evoluímos em Cloud Computing nos últimos anos, desde a simples virtualização até um nível de maturidade que agrada desenvolvedores e operações: o uso de containers. Veremos como o uso de Cloud Computing será muito mais eficiente com os containers, e como a sua importância aumentará nos próximos anos.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 23 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Empreendedores, Administradores de Sistemas e Arquitetos



Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO