TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium Quarta Uma seleção premium de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar! A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal. Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas. É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Tendências em Teste de Software

Será apresentado as mais novas tendências (que não se refere a moda) :P sobre teste de software. Tudo sobre o que há de mais novo e sendo utilizado na área de teste de software.
Garantia da Qualidade: estamos indo bem?

A intenção da palestra é construir um entendimento coletivo sobre quão bem estamos desenvolvendo atividades relacionadas ao teste de software e a garantia da qualidade de serviços e produtos (software!). O meu objetivo é concluir (e convencer o resto dos participantes) que não estamos indo bem. Não estamos inovando, aprendendo e não estamos criando. Infelizmente, estamos brincando de "chefe-manda" e desperdiçando tempo, dinheiro e capital humano que poderia ser melhor desenvolvido e melhor utilizado. Platonicamente, a sessão terminaria com sugestões de o que poderia ser feito para melhorar o atual contexto.
11:10 às 12:00
Continuous delivery com o build quebrado sem remorso

Continuous integration e continuous deployment são assuntos populares na comunidade de desenvolvimento de software mas parecem longe da realidade na grande maioria dos projetos. Nesta palestra apresentaremos o processo de um time distribuído com aproximadamente 20 integrantes que faz múltiplos deploys para produção todo dia. Você verá quais práticas são aplicadas para que que isso seja possível, tais como: criar uma mentalidade comum na priorização de automação de testes, estratégias para lidar com testes instáveis, requisitos para aceitação de estórias, entre outras. Mostraremos em detalhes nosso pipeline e quais tecnologias utilizamos para garantir que cada conjunto de mudanças introduzidas na base de código seja integrada e implantada em produção o mais rápido possível.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Valor, quem gera?

Valor é um conceito amplamente citado em Agile. Mas será que entendemos o que é o valor de um produto? Valor é o resultado do cliente? É a medida de sucesso do produto? É coletivo ou individual? Quem é o gerador de valor?
14:10 às 15:00
Hack your SEO and Grow(th) your love

Um resultado comprovado de SEO demora de 6 a 12 meses para mostrar que o investimento valeu a pena, mas quem pode esperar esse tempo todo? Nessa palestra vou mostrar alguns hacks para acelerar seus resultados com SEO - começando nas dicas mais básicas até as mais avançadas - e mostrarei exemplos de cases de resultados para você poder ver esses hacks em ação e aplica-los também!
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
BigData, Open e Linked Data no caminho para a Web 3.0

A Web em sua evolução da versão 1.0 para a atual, hoje a Web 2.0 está se encaminhando para a chamada Web Semântica ou Web 3.0. Do que se trata essa nova Web? Essa nova geração está trilhando seu caminho por meio do Big/Open/Linked Data. Nesta palestra serão discutidas tecnologias como Machine Learning, OWL-RDF e Scala empregadas no Big/Open/Linked Data, bem como as suas virtudes e também serão apresentados casos práticos de aplicação.
16:40 às 17:30
DevOps, por onde começar?

Os princípios da cultura/movimento DevOps estão baseados no Lean Thinking, a arte de identificar e saber como achar um desperdiço. Para entregar softwares de alta qualidade, DevOps é uma necessidade, que precisa crescer na sua organização para aumentar sua perfomance e empoderar as pessoas mantendo uma melhoria contínua sustentável.

Graças ao estudo de Gene Kim, isto é um fato. Encontrar e implementar as ferramentas certas para começar a automatizar processos como deploy, é uma tarefa difícil, existe uma ferramenta para cada contexto. Por exemplo, Jenkins (pode ser outra ferramenta de CI e CD) pode não não ser a melhor escolha.

Se você quer ou está começando implementando DevOps, não se preocupe com as grandes ferramentas, foque na cultura.

Vou falar sobre ferramentas que vão te colocar no caminho certo rapidamente, sem precisar de muito conhecimento de como instalar e configurar.

Alguns dos assuntos: SaaS para workflows de deploy; Ferramentas para melhorar a comunicação entre a equipe; Provisionamento usando Vagrant e Ansible; Alguns números, pra quem gosta de métricas; Ubuntu Juju.

Piratas do DevOps: Navegando em Águas Misteriosas

Quando se fala de DevOps, fala-se muito de "cultura". Implantar DevOps envolve mudanças que ultrapassam os limites de um departamento, afetam a hierarquia da empresa, e exigem envolvimento e comprometimento de times inteiros ? inclusive dos que estão sobrecarregados e com medo de fazer mudanças.

É claro que não dá pra realizar uma alteração tão significativa sem atacar a cultura da empresa. Mas cultura não se define, ela se constrói. E a verdade é que pode levar anos para essa mudança cultural acontecer. Mas e se você não quiser ficar esperando?

Nessa palestra vamos acompanhar os desafios de "Jack" navegando pelas águas misteriosas do DevOps, enquanto ele tenta reencontrar seu passado, alia-se a antigos rivais, enfrenta velhos aliados e até mesmo combate a marinha corporativa.

Muitas vezes é necessário ser piratas dentro de nossas próprias estruturas, trabalhar contra o status quo. O que um desenvolvedor sozinho pode fazer, para levar todo o time a dar um passo importante na direção do DevOps? Quais atitudes concretas e razoáveis que se pode tomar hoje ? para encontrar a fonte da juventude sem cair no canto da sereia?

17:40 às 18:30
O Poder Que Temos!

"Você já se questionou qual é o poder que você tem ao desenvolver um software e qual o seu impacto na comunidade? Alguma vez você já considerou se os valores morais e éticos do projeto e dos nossos clientes são alinhados os valores das nossas vidas? Infelizmente, em grande parte dos projetos estas questões são colocadas em segundo plano na hora de fechar uma proposta de projeto. Aprenda nesta palestra a pensar, desenvolver e identificar projetos que sejam alinhados com os seus valores e tragam valor para sociedade através de um mix de conceitos de Design Thinking, Lean e Impact Mapping"
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 13 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

.


Assista as gravações

Todas as palestras desta Trilha foram gravadas e estão disponíveis para assistir online, gratuitamente!

TDCONLINE FLORIPA

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO