TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Java 20 anos de inovação com tradição.

Cada vez mais a evolução do Java como linguagem e como plataforma é acompanhada de perto pela comunidade brasileira, e a sua presença em diversos dispositivos confirmam sua força no ambiente corporativo. Nesse ano especial, em que a linguagem está completando 20 anos, quais são os próximos desafios? o que esperar das próximas novidades? Afinal, o que esperar dos próximos 20 anos de Java? Tenha essas e outras perguntas respondidas nessa trilha.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
40 Anos de Java

Nessa palestra animada e cheia de referências Brasileiras, vamos recontar os ultimos 20 anos da tecnologia Java sob diferentes pontos de vista. A partir do que a tecnologia Java é hoje, vamos analisar seus impactos na vida do desenvolvedor, e onde a tecnologia Java chegará nos próximos anos. Você, que participou desses útlimos 20 anos, não pode deixar de comparecer a essa comemoração. Venha preparar a sua carreira para os próximos 20 anos!
11:10 às 12:00
Java: from old school to modern art

Apresentação sobre como Java é utilizado na ContaAzul, desde a manutenção de sistemas legados com struts até a utilização de lambdas com Java 8.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Levandos o Java para outra dimensão com o RealSense SDK

Se o mundo não é plano, por que nossas interfaces de interação também tem que ser? Já imaginou se seus usuários pudessem controlar seus apps apenas com gestos ou com o piscar dos olhos? Esta palestra aborda como utilizar a tecnologia RealSense para implementar Interfaces Naturais (NUI) de uma maneira mais prática, permitindo focar no que mais interessa para o usuário: conteúdo. Demonstrarei como criar aplicações simples em Java/JavaFX utilizando o SDK para interagir com o usuário.
14:10 às 15:00
Tirando o máximo da Metaprogramação com a API Reflection

A metaprogramação é uma forma de extrairmos informações das classes. Nesse sentido a API de Reflexão do Java traz algumas facilidades para realizamos essa tarefa. A ideia dessa palestra é fazer uma apresentação do que é a API Relection, para que serve, quando usar e exemplos práticos de utilização.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Lambdas e Streams, Programação Funcional no JDK 8

A nova feature mais significativa no Java SE 8 é a introdução de expressões Lambdas, uma maneira de definir e usar funções anônimas. Por si só, proporciona uma excelente forma de simplificar situações onde tipicamente utilizaríamos inner-classes. Entretanto, Java SE 8 também traz uma série de novas classes nas bibliotecas que são desenhadas especificamente para extrair vantagem das Lambdas Expressions. Estas estão primeiramente incluídas em dois novos pacotes: java.util.stream e java.util.function. Após uma breve apresentação da sintaxe e do uso das expressões Lambda, esta palestra irá focar em como utilizar Streams para simplificar ainda mais como que operações em massa e agregações são tratadas em Java. Veremos exemplos sobre como uma abordagem mais funcional pode trazer melhorias em performance através de "lazy evaluation" de Streams e como o código pode ser paralelizado alterando a forma como o Stream é criado.
16:40 às 17:30
Turbinando suas coleções com Stream

Conheça esse recurso que permite verdadeiramente turbinar suas coleções, o stream. O stream permite com que você trabalhe as suas coleções de uma forma mais simples, intuitiva e fluente.
17:40 às 18:30
Quem quer dinheiro?

A JSR 354 (Money and Currency API) é um esforço para definir uma API e fornecer uma implementação de referência para resolver os problemas definidos em torno dos conceitos de "Dinheiro" e "Moeda". Nesta palestra exploraremos como a JSR 354: - lida com as diferentes abstrações de "Dinheiro" e "Moeda"; - trata cálculos complexos de arredondamento, precisão e formatação; - manipula tabelas de conversão de moedas; - permite acesso a dados históricos de taxas de câmbio; E muitas outras funcionalidades
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 16 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais e interessados na Plataforma Java.

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO