Trilha C/C++
Performance, portabilidade e controle

Nesta trilha você verá um pouco daquilo que programadores de C e C++ fazem no mundo real. Desde do uso básico e avançado das linguagens de programação, até os hacks e ferramentas necessárias para desempenhar o trabalho. Programadores de todas as linguagens são bem vindos, para aprender, ensinar e trocar ideias.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
C++ Template Metaprogramming: Uma introdução

Uma introdução prática aos conceitos do mundo da metaprogramação com templates em C++. A metaprogramação assusta os novatos na linguagem, e esta palestra pretende desmistificar o assunto, mostrando exemplos e conceitos que podem ser aplicados imediatamente pelos participantes.
11:10 às 12:00
Modularização de Código C

Já se deparou com código C todo enrolado, mal testado, cheio de `#ifdef`, dificílimos de compreender e expandir, ainda mais difíceis de corrigir quando encontrados alguns malditos bugs? Então essa palestra é para você, aprenda como a modularização do código pode ajudar na prevenção desses malefícios. Nessa apresentação você aprenderá como organizar um código C em módulos; seus benefícios na legibilidade, testabilidade, expansibilidade e manutenção; sua estrutura, templates e testes unitários; como construir interfaces mais claras, código mais legível e como decompor problemas complexos em pequenos problemas mais fáceis de lidar. Os tópicos da apresentação são: O que é modularizar o código em C; Benefícios da modularização; Importância da interface; Técnicas de Modularização: de instanciação única ou multiplamente instanciáveis, de implementação selecionável em runtime ou fixa e alocavel no heap ou stack; Como manter os dados do módulo privado ao programador porém público ao compilador; organização de código dependente de plataforma sem #ifdef; Unit test com o CppUTest;
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Desenvolvimento C++ para Android/iOS com um único código-fonte

Como criar aplicações 100% nativas para Android/iOS, a partir de um único código fonte com C++ Builder, sendo ao menos 5x mais produtivo que qualquer outro ambiente de desenvolvimento.
14:10 às 15:00
Fiz no braço em C e me arrependi

Se você já conversou com alguns colegas que saíram da faculdade há alguns anos, possivelmente C foi a primeira linguagem de programção com a qual tiveram contato. Se este não é seu caso, se seu primeiro contato foi com Java ou PHP e você se sente perdido com C, essa palestra é para você! Serão apresentadas comparações com outras linguagens para que você compreenda o básico de C durante a palestra.
Entendendo a compilação

Cansado das infinitas mensagens de erro sempre que você quer exportar código via lib ou dll? Nessa apresentação você entenderá como seu código fonte se transforma em arquivos executáveis e como os arquivos executáveis (.exe, .lib, .dll ou .so) funcionam e se relacionam.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Explorando WOW64

Um sistema operacional Windows de 64 bits é capaz de executar programas de 32 bits de forma completamente transparente, mas para alguns, isso pode gerar comportamentos inesperados. Este artigo descreve de maneira prática como o Windows é capaz de realizar essa tarefa de forma a permitir que programas de 32 bits possam coexistir com programas de 64 bits, explicando tais estranhezas e justificando-as. Como drivers de kernel se encaixam nessa história e quais os possíveis problemas podem ser observados na migração de drivers 32 bits para 64 bits.
16:40 às 17:30
Depurando até o fim do mundo: técnicas e truques de WinDbg

O programador C/C++ de médio e baixo nível em Windows precisa estar familiarizado com as potencialidades de suas ferramentas de trabalho. Entre elas, o WinDbg é de longe o mais completo e complexo, além de ser quase desconhecido pela comunidade. Essa palestra visa um público que deseja conhecer novas técnicas de depuração para problemas específicos, mas comuns, como leak de memória, travamento durante shutdown da máquina e análise de processos de maneira não-intrusiva.
17:40 às 18:30
Programação Funcional e C++ Moderno

Sabemos que C++ é uma linguagem multi-paradigma e de propósito geral, porém como seria expressar construções funcionais em C++? O objetivo desta palestra é conectar os idiomas do paradigma da programação funcional com o C++ Moderno (C++ 11 e C++ 14). Serão apresentados recursos da linguagem como lambdas expressions (closures) e a biblioteca de templates padrão (STL). Estruturas de dados persistentes e Monads também serão contemplados aqui.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 9 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores em geral, que já tenham afinidade com C e C++ ou não.

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.