Trilha Arquitetura .NET
The art of simplicity is a puzzle of complexity

Esta trilha tem como objetivo trazer uma visão do mercado sobre a arquitetura no desenvolvimento de software utilizando padrões, práticas, processos, técnicas e ferramentas que permitem o desenvolvimento sustentável de um aplicativo alinhando a execução com a estratégia de uma empresa. Contamos com assuntos técnicos, conceituais, práticos e acadêmicos.

Coordenação

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Os diversos tipos de arquiteto e a importância das softskills

Quais os tipos de profissionais que existem em Arquitetura de TI? Qual quero ser e por qual motivo? Quais habilidades e técnicas são importantes? Minha imagem importa? Como atingir meus objetivos profissionais?
11:10 às 12:00
Métricas, pra que te quero?

Por que a sua empresa resolveu abrir uma filial em Porto Alegre e não Belo Horizonte? Por que o supermercado coloca fraldas do lado da cerveja? Informações de negócio são geralmente tomadas a partir de dados. Em software, podemos fazer o mesmo. Quais são as melhores e as piores classes do nosso projeto? Quais classes são complexas demais ou muito acopladas? Como podemos melhorar o design de uma aplicação observando padrões idiomáticos e seu impacto na arquitetura? Para tomar essas decisões, precisamos usar métricas de código. Nesta palestra, mostrarei as diferentes métricas de código existentes, como e quando usar cada uma delas.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Ferramentas para Arquitetos na plataforma .NET

Você desenha com afinco uma boa arquitetura, mas como fazer para que ela seja validada constantemente sem precisar conferir cada check-in no controle de versão? Você herdou um sistema e quer conhecer sua arquitetura, como fazer? Vamos ver as ferramentas oferecidas pelo Visual Studio para auxiliar os arquitetos no dia a dia.
Owin e o Projeto Katana

O que é esse tal de OWIN e por que ele é tão importante para o futuro do ASP.NET? Venha conhecer como tirar proveito hoje mesmo de uma nova maneira de se desenvolver aplicações ASP.NET desacopladas e entender a base da próxima versão desse framework tão poderoso.
14:10 às 15:00
Arquitetura de Big Data no Microsoft Azure - STADIUM

Nesta palestra vamos discutir as possibilidade de implementação de Big Data no Microsoft Azure, indo desde a sua visão geral até a discussão de cenários de implementação.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Modern Apps e o novo panorama de identidade e autenticação

Aplicações Modernas introduziram um novo modelo de usabilidade e experiência aos usuários corporativos e incluíram no cardápio da TI novos componentes além das tradicionais aplicações Web: clientes mobile, Web APIs, comunicação server-to-server. Alavancadas pelo modelo em nuvem, essas aplicações trouxeram também um novo desafio para a plataforma de autenticação. Os tradicionais cenários de autenticação com SAML, LDAP e Kerberos não são suficientes para suportar as novas aplicações. Junte-se a nós nessa sessão para entender os novos modelos de arquitetura, novos protocolos e componentes que fazem parte deste novo panorama de identidade e autenticação trazido pela necessidade das Aplicações Modernas.
16:40 às 17:30
A influência dos processos de desenvolvimento na arquitetura

Muito se fala sobre arquitetura de software, frameworks e padrões de desenvolvimento. Ano após ano, novas técnicas surgem e são aplicadas em novas aplicações. Mas uma pergunta ainda incomoda: como evoluir aplicações já existentes? Quais práticas, processos e ferramentas podem ser úteis para melhorar uma aplicação já existente ou evitar que uma nova aplicação deteriore rapidamente? O objetivo dessa palestra é apresentar um conjunto de práticas e processos que relacionam os temas arquitetura, agilidade e DevOps e que podem ajudá-lo a sair da lama, ou mesmo de entrar no atoleiro.
17:40 às 18:30
Cache com Microsoft Azure Redis Cache

O intuito desta lightning talk é apresentar o novo Azure Redis Cache, fornecido e gerenciado pela Microsoft. A ideia é apresentar recursos internos do Redis e como desenvolvedores e arquitetos podem se beneficiar deste NoSQL.
Solution Selling aplicado em Arquitetura

Apresentar como os conceitos de "Venda de Solução" como: Pain Chain, Nine Blocks podem ser aplicados no levantamento de soluções de arquitetura.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos de Software, Desenvolvedores de Software, Testadores, Analistas de Sistemas, Analistas de Negócio, Empresários de TI, Gerentes de Desenvolvimento, Professores e Pesquisadores de TI.

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.